Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Bilhetes da Supertaa tm preo estabelecido

Melo Clemente - 06 de Novembro, 2015

As equipas continuam a acertar os ltimos detalhes visando a disputa da final marcada para o Pavilho Multiusos do Kilamba que tem a capacidade de doze mil

Fotografia: Kindala Manuel

Duzentos e cinquenta kwanzas é o preço estabelecido pela direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) para os ingressos, tendo em vista a disputa da supertaça, em ambas as classes, partidas agendadas para o dia 10 do mês em curso, no Pavilhão Multiusos do Kilamba.

O facto foi dado a conhecer ontem ao Jornal dos Desportos, por Tony Sofrimento, secretário-geral do órgão reitor da modalidade, que ultima nesta altura os preparativos visando a disputa das duas finais.

"Como sabe a nossa actividade está igualmente inserida nos festejos dos 40 anos da nossa Independência Nacional, daí que, optamos em estabelecer o preço de duzentos e cinquenta kwanzas para cada ingresso porque queremos lotar por completo o Arena do Kilamba para festejarmos de forma calorosa a nossa Independência Nacional", justificou Tony Sofrimento.

Os ingressos vão estar disponíveis ao público a partir das primeiras horas da manhã de terça-feira nas instalações da Federação Angolana de Basquetebol, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, e também no Pavilhão Multiusos do Kilamba.

 "Os ingressos vão estar disponíveis a partir de terça-feira, isto nas primeiras horas do dia, quer nas instalações da federação, quer o locar da disputa da prova", asseverou o dirigente que coordena igualmente a Comissão Organizadora da fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto".

 Entretanto, ontem, a direcção do órgão reitor da modalidade no país começou a oferecer os convites a ex-praticantes, dirigentes, árbitros e pessoal administrativa que ao longo dos 40 anos contribuíram de forma decisiva para o engrandecimento da modalidade, quer a nível do país, quer além fronteiras.

Para este grupo de figuras, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol, encabeçada por Paulo Alexandre Madeira, colocou à disposição dos mesmos mil e quinhentos convites, a fim de testemunharem as duas partidas que marcam oficialmente a abertura da época desportiva 2015/2016.

A FAB mantém a sete chaves, os nomes dos homens que vão ajuizar as duas partidas. Segundo apurou o Jornal dos Desportos, o Conselho de Arbitragem da Federação vai apostar num trio de juízes internacionais, isto para a final masculina.

As equipas envolvidas na final do dia 10 continuam a trabalhar de forma afincada, para o alcance do troféu. A federação vai premiar as formações vencedoras com prémios monetários, para além dos habituais troféus e medalhas, depois de ter rubricado um acordo de patrocínio com o Conselho de Administração da Plurijogos (Casinos de Angola).

 Grupo Desportivo Interclube e 1º de Agosto vão protagonizar a final, em feminino, ao passo que em masculino, o Atlético Petróleos de Luanda e Recreativo do Libolo vão reeditar a final da temporada passada. Os petrolíferos da capital são os actuais detentores da Supertaça Wlademiro Romero, depois de terem batido os libolenses na terra da Palanca Negra Gigante, Malanje, por 85-74. 


NBA
Jeff e Horford levam
Hawks a quarta vitória


A dupla formada pelo base Jeff Teague - 26 pontos e nove assistências - e pelo poste Al Horford - duplo-duplo de 17 pontos e 13 ressaltos - foi o grande destaque da vitória do Atlanta Hawks nesta terça-feira, fora de casa, sobre o Miami Heat, por 96-92, e levou a franquia da Georgia a sua quarta vitória consecutiva da temporada.

Ao lado de Teague e Horford, que anotou seu primeiro duplo-duplo da temporada, o extremo poste Paul Millsap também contribuiu com dois dígitos em dois fundamentos (12 pontos e dez ressaltos), enquanto o extremo base Kent Bazemore chegou aos dez pontos.

O extremo poste brasileiro Tiago Splitter, que passou a fazer parte do elenco do Atlanta na actual temporada, vem se adaptando à franquia e ficou um pouco mais em quadra do que nos dois últimos jogos, com cerca de 21 minutos de acção. Splitter terminou a partida com seis pontos, sete ressaltos, cinco deles defensivos, uma assistência e uma roubada de bola. O Heat teve como principal figura no jogo o poste Hassan Whiteside, que conseguiu um duplo-duplo de 23 pontos e 14 ressaltos.

O grande desempenho de Whiteside contrastou com mais uma actuação ofensiva ruim de Chris Bosh, que marcou apenas nove pontos e errou dez de 14 arremessos de quadra. No entanto, o extremo poste compensou com o seu trabalho defensivo, com 14 ressaltos e três bolas roubadas. O extremo base Dwyane Wade também teve excelente participação individual ao fornecer 21 pontos, enquanto o base esloveno Goran Dragic foi o terceiro jogador do Heat com pontuação de dois dígitos, com 19 pontos, mas que não foram suficientes para impedir a segunda derrota da equipa, que tem o mesmo número de vitórias.

Em outra partida desta noite, o Chicago Bulls, que teve o brasileiro Cristiano Felício no banco de reservas, mas que não entrou em quadra, foi atropelado fora de casa pelo Charlotte Hornets, por 130-105.

Diante do sorriso de seu dono, o lendário Michael Jordan, a equipa da Carolina do Norte conquistou a sua primeira vitória na temporada, após perder os seus três compromissos anteriores, justo sobre a equipa pela qual brilhou o ex-jogador.

Jeremy Lamb foi o cestinha do Charlotte com 20 pontos, seguido pelo francês Nicolas Batum, com 18 pontos, e Jeremy Lin, com 15. Além disso, outros quatro jogadores pontuaram na casa dos dois dígitos para a franquia de Michael Jordan.

Pelos Bulls, que somam duas derrotas em cinco partidas, Jimmy Butler foi o destaque, com 26 pontos, seguido pelo reserva Doug McDermott, com 17. À parte de Butler, os demais titulares estiveram apagados.

Rose, Snell e Mirotic não conseguiram somar juntos dez pontos e apenas o espanhol Pau Gasol teve desempenho razoável, mas abaixo do habitual, com 13 pontos e oito ressaltos.No Staples Center, o Los Angeles Lakers, de Kobe Bryant e Marcelinho Huertas, segue zerado na temporada e acabou derrotado pelo Denver Nuggets, por 120-109.