Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Brasil homenageia selecção masculina

07 de Dezembro, 2014

Brasil homenageia selecção masculina

Fotografia: AFP

A homenagem insere-se nas comemorações do 50º aniversário da conquista da medalha de bronze.

Entre os “heróis” estão Amaury Pasos, Antônio Sucar, Carlos Massoni (Mosquito), Fritz Braun, Jatyr Schail, Edvar Simões, Sérgio Toledo "Macarrão", Vitor Mirshauswka e Wlamir Maques, além de familiares dos jogadores já falecidos, como Carmo de Souza (Rosa Branca), Edson Bispo e Ubiratan Maciel.

O então técnico da equipa que conquistou a medalha de bronze, Renato Brito Cunha, já foi homenageado, no Rio de Janeiro, na sede da Confederação Brasileira de Basquetebol.

O presidente da entidade, Carlos Nunes, sublinhou a importância da conquista da medalha em Tóquio, a única do Brasil naqueles Jogos Olímpicos:
“Vamos fazer essa justa homenagem aos nossos heróis que há 50 anos conquistaram a única medalha da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na disputa da medalha de bronze, o Brasil superou a Porto Rico por 76-60 e o basquetebol brasileiro escreveu mais um capítulo de glória na história do desporto mundial”.

Além da medalha de bronze conquistada em Outubro de 1964, o Brasil tem mais dois terceiros lugares no torneio de basquetebol dos Jogos Olímpicos. Em 1948, em Londres, venceram os mexicanos por 52 a 47, enquanto em Roma 1960, a equipa verde e amarela superou a Itália.

O Brasil é o nono colocado no ranking mundial da Federação Internacional de Basquetebol (Fiba), com 277 pontos. Os Estados Unidos lideram, com 1.040.