Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Bruno Fernando tem estreia assegurada

Melo Clemente - 19 de Outubro, 2019

Internacional angolano actuou nos cinco jogos amistoso da sua agremiao

Fotografia: Dr

O poste angolano, Bruno Afonso David Fernando, está preparado para encarar a época desportiva 2019/2020, depois de ter ganho a confiança do seu treinador principal, Lloyd Pierce, nos cinco desafios amistosos que a formação do Atlanta Hawks efectuou, referente a pré-temporada da Liga Norte-Americana de Basquetebol, a famosa NBA.
Apesar de não ter realizado uma pré-época de encher os olhos, o campeão africano de Sub-16 e Sub-18, respectivamente, foi chamado a actuar nas cinco partidas que o seu emblema realizou, na antecâmara a nova temporada da NBA, competição que arranca a 22 do mês em curso, estando a estreia da formação do Atlanta Hawks marcada para o dia 24, frente a similar do Detroit Pistons, fora do seu \"habitar\".
O antigo pupilo de Manuel Silva \"Gi\" actuou durante oitenta minutos, sendo, por isso, um dos atletas novatos da formação do Atlanta Hawks mais utilizado, o que a priori lhe confere um \"estatuto\" na sua agremiação, que conta apenas com um título conquistado na Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA), isto no longínquo ano de 1958.
O antigo poste do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), conseguiu uma média de dezasseis (16) minutos por cada encontro, onde deixou sempre as suas \"impressões digitais\". 
Em cinco jogos disputados, Bruno Afonso David Fernando anotou apenas dezasseis (16) pontos, o que representa uma média de 3, 2 pontos por cada partida, tendo capturado quinze (15) ressaltos, sendo seis ofensivos e nove defensivos, respectivamente.
Aliás, o campeão africano de Sub-16 e Sub-18, tem se notabilizado nos últimos anos, como um grande defensor, facto que contribuiu em grande medida para sua contratação pela equipa do Atlanta Hawks, conjunto constituído maioritariamente por jovens jogadores.
Nos lançamentos a curta distância, o jovem jogador de apenas 21 anos de idade, dois metros e oito centímetros de altura, tentou oito e converteu cinco, obtendo uma média de 63%, ao passo que nos lançamentos a longa distância, o internacional angolano conseguiu 50% (1/2), mesma percentagem nos lançamentos livres.
No primeiro desafio da pré-época, a equipa do Atlanta Hawks perdeu diante a formação do New Orleães Pelicans, por 109-133, isto a oito no mês em curso. Dois dias depois, a equipa do angolano Bruno Afonso David Fernando voltava a perder por 88-97, desta frente ao Orlando Magic.
Frente ao Miami Heat, campeão da NBA em 2006, 2012 e 2013, o Atlanta Hawks voltou a consentir mais um desaire, desta por 87-120.
O triunfo do Atlanta Hawks surgiu apenas no quarto jogo de controlo, frente ao New York Knicks, por 100-96. No fecho do ciclo de jogos de controlo, a equipa do Bruno Afonso David Fernando perdeu diante da forte equipa do Chicago Bulls, por 93-111.
Entretanto, Bruno Afonso David Fernando poderá fazer história a 24 do mês em curso, tornando-se no primeiro atleta angolano a actuar na Liga Norte Americana de Basquetebol, depois de ter sido chamado a actuar na pré-temporada.
Dia 26, o Atlanta Hawks recebe os Orlando Magic, no State Farm Arena. A temporada da NBA arranca no dia 22 do mês em curso, com dois jogos: New Orleans Pelicans x Toronto Raptors e Los Angels Lakers x Los Angels Clippers.
A prova regista algumas inovações comparativamente aos anos anteriores, com destaque para o número reduzido de jogos seguidos (conhecido com back-to-back), para evitar lesões. A programação especial continua, com realce para o dia dedicado ao ex-activista político Martin Luther King Jr (feriado nacional), onde serão disputados quatro jogos, um dos quais entre o Toronto Raptors diante dos Atlanta Hawks, do angolano formado na escola do 1º de Agosto.
Bruno Fernando, de 21 anos de idade, é o primeiro atleta angolano a fazer parte do plantel principal de uma equipa da NBA, depois de ter sido a escolha número 34 do Draft deste ano (processo de recrutamento de jogadores).