Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Bryant recebe mais de metade do valor do contrato com Lakers

04 de Novembro, 2013

Jogador dos Lakers tem determinado no contrato cobrar 79,7 por cento do valor total

Fotografia: AFP

Kobe Bryant é o único basquetebolista da NBA que não cobra os seus honorários de forma faseada, daí que, muito recentemente, tenha recebido um cheque, conforme revelou o canal «ESPN», no valor de 17,8 milhões de euros (cerca de 24 milhões de dólares), equivalente a mais de metade do valor do seu contrato de 22,6 milhões (cerca de 30,4 milhões de dólares), relativo à época 2013/2014.

Esse foi o último compromisso que assinou com a equipa de Los Angeles.Não se pense, no entanto, que é tudo lucro, porque nos Estados Unidos os impostos são elevados, e até nos diversos estados onde os Lakers jogam, Bryant (e não só) contribui para as respectivas receitas fiscais.Depois de as contas efectuadas por um especialista, no montante total de 22,6 milhões de euros, acordados por uma época, o basquetebolista apenas vai embolsar pouco mais de oito, porque o restante é consumido pelos impostos.

O contrato de 22,6 milhões de euros de Kobe Bryant com os Lakers, é o segundo mais elevado da história da NBA, depois do assinado por Michael Jordan com os Chicago Bulls, em 1997/98 por... 24,5 milhões de euros (cerca de 33 milhões de dólares).


Prova tem recorde
de estrangeiros

A temporada da NBA já a decorrer, conta com número recorde de estrangeiros. São 92 representantes de 39 países. Das 30 equipas presentes na competição, 27 delas contam com pelo menos um estrangeiro.O San Antonio Spurs é a equipa mais internacional da liga com dez estrangeiros.Cleveland Cavaliers e Minnesota Timberwolves estão logo atrás com seis atletas internacionais.

A França é o país com mais representantes (dez no total). Argentina, Brasil, Itália, Rússia, e Turquia contam com quatro jogadores cada em equipas da NBA.Quando o assunto é trocas, a NBA gosta de uma boa novela. E este ano o protagonista foi... o mesmo da última temporada. Dwight Howard deixou os Orlando Magic para assinar pelos LA Lakers, onde se juntou a Kobe Bryant, Pau Gasol e ao também contratado Steve Nash.