Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Campeo comea a defesa do ttulo com triunfo

Melo Clemente - 29 de Setembro, 2018

Clube Central das Foras Armadas Angolanas aplicou a segunda chapa cem da jornada nmero um do Campeonato Nacional

Fotografia: Contreiras Pipas| Edies Nouvembro

A formação do 1º de Agosto, actual campeã nacional, estreou-se com vitória na 41ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, vulgo Unitel Basket, ao derrotar ontem, no Pavilhão Victorino Cunha, a similar do Atlético Sport Aviação (ASA), por 86-106, em partida referente a primeira jornada da primeira volta da fase regular da aludida competição.
Depois ter vergado os aviadores, por 92-76, para a final da Supertaça Wlademiro Romero, na última quarta-feira, desafio disputado no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, os militares voltaram a bater a turma aviadora, que continua desprovida do internacional angolano, Reggie Moore, que recupera satisfatoriamente da cirurgia que sofreu no nariz, após ter contraído uma lesão ao serviço dos hendecacampeões africanos.
Apesar de estar-se no início da temporada 2018/2019, as duas equipas voltaram a proporcionar uma qualidade de jogo acima da média, para a satisfação dos amantes da modalidade  que lotaram praticamente o Pavilhão Victorino Cunha.
Com o jovem Carlos Cabral a comandar o jogo ofensivo do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, a formação caseira vencia ao cabo do quarto inicial por sete pontos de diferença (27-20).
Por banda da turma do aeroporto, o veterano, Milton Barros, uma das aquisições do técnico Carlos António Dinis, é quem orquestrava as acções ofensivas da sua agremiação.
Ao contrário do que aconteceu do primeiro período, em que os ataques superaram as defesas, no segundo período, as defesas suplantaram os ataques, principalmente, nos primeiros seis minutos, onde os militares haviam marcado apenas cinco pontos, contra seis dos aviadores (32-26).
Ainda assim, foram os forasteiros que acabaram por dificultar a equipa visitada, que a dois minutos e 38 segundos viu a sua vantagem a ser reduzida para apenas três pontos (37-34).
Paulo Macedo, técnico principal do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, foi obrigado a solicitar um desconto de tempo. Os cinco pontos anotados pelo internacional angolano, Armando Costa, deu algum conforto a equipa militar.
Curiosamente, os pupilos de Carlos António Dinis voltaram a marcar 20 pontos, contra 23 do conjunto rubro e negro, o que perfez 50-40, ao cabo dos primeiros 24 minutos, a favor da equipa visitada.
Armando Costa, capitão do 1º de Agosto,  Sílvio Nganga, do Atlético Sport Aviação (ASA), eram os mais inconformados. Ambos terminaram os primeiros 24 minutos com onze pontos cada.
Com uma vantagem de 20 pontos, a quatro minutos e 35 segundos para o termo do terceiro período (71-51), os militares limitaram-se a controlar a marcha do marcador até ao apito final, aplicando a segunda chapa cem da prova, que hoje, sábado, faz disputar a ronda número dois. 106-86, foi o resultado final.
O jovem Teotónio Dó, com 18 pontos, foi melhor marcador da partida, seguido pelo seu companheiro de equipa, Milton Barros, que terminou com 16 pontos. Felizardo Ambrósio “Miller” (17), Edson Ndoniema (14) e Carlos Cabral (14), destacaram-se na equipa militar.
Eduardo Mingas dominou as tabelas, terminado o jogo com 12 ressaltos, contra oito de Felizardo Ambrósio “Miller”.
Nos triplos, a equipa caseira obteve 35 por cento, contra 17  por cento da turma aviadora.
Ainda ontem, para a jornada número dois, o Atlético Petróleos de Luanda aplicou igualmente chapa, ao recém promovido à primeira divisão, CFDK, a quem venceu por 105-33.
Por seu turno, o Futebol Clube Vila Clotilde venceu a congénere do Clube Desportivo Marinha de Guerra, por 77-72.

Unitel Basket
Adiamento marca ronda um da prova

A primeira jornada da 41ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, que arrancou ontem,  ficou marcada com o adiamento do desafio entre as formações da Academia Helmarc e do Grupo Desportivo Interclube.
A partida foi remarcada para o dia 9 de Outubro, segundo fez saber o comunicado da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), em função do pedido apresentado pela direcção das duas agremiações.
Entretanto, hoje, a competição tem em agenda a segunda jornada que  compreende o seguinte cartaz: O Atlético Sport Aviação (ASA) defronta a formação do Clube de Formação Desportiva do Kwanza, a partir das 16h00, no Pavilhão Arena do Kilamba, o Atlético Petróleos de Luanda joga com  a equipa da Marinha de Guerra, a partir das 18h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, o Futebol Clube Vila Clotilde vai medir forças com o Grupo Desportivo Interclube, a partir das 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, ao passo que a Academia Helmarc vai defrontar o Clube Desportivo da Universidade Lusíada, a partir das 18h30, no Pavilhão Arena do Kilamba.
O Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) folga por imperativo de calendário.                                 

FICHA TÉCNICA
Pavilhão: Victoriano Cunha

 Comissário: José Quizola

 Arbitragem: Francisco Tando, Fernando Seco e António Samuel

 1º de Agosto: Pedro Bastos ( 8 ), Mohamed Malick Cissé (11), Edson Ndoniema ( 14 ), Armando Costa (13), Fábio Domingos ( 0), Felizardo Ambrósio “Miller” ( 17 ), Wilson Ambrósio ( 8), Mutau Fonseca ( 5), Hermenegildo Santos ( 0), Islando Manue (10), Eduardo Mingas ( 6), Carlos Cabral (14).
 Treinador: Paulo Macedo

 ASA: Simao Lutonda (0), António Neto ( 0), Olencio Ndatipo ( 1 ), Sílvio Nganga ( 13 ), Bráulio Morais ( 5 ), Eduardo Ferreira ( 9), Glofate Buiamba ( 12 ), Teotónio Dó ( 18 ), Lugero Galiza ( 4), Zola Paulo ( 3), Milton Barros ( 16 ), Vasco Estevão ( 5 ).
 Treinador: Carlos Dinis

 Marcha do marcador: 27-20, 50-40, 79-63, 106-86