Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Campeões africanos chegam hoje

Melo Clemente - 09 de Julho, 2013

Direcção da federação angolana da modalidade promete uma recepção aos campeões

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional de basquetebol masculina de sub-16 que conquistou domingo último, no Pavilhão dos Desportos, em Antananarivo, capital de Madagáscar, a IV edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, ao derrotar na final a similar do Egipto, por 75-66, desembarca hoje, a partir das 12h30 minutos, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.

Para além do título africano inédito para o país, os pupilos da dupla técnica Manuel Silva (Gi) e Miguel Pontes Lutonda trazem igualmente na bagagem, o passe de acesso ao Campeonato do Mundo de sub-17, competição que em 2014 vai ser disputado no Dubai. Depois de ter ocupado o quarto lugar na edição passada, a Selecção Nacional de sub-16 que na fase preliminar da IV edição do Campeonato Africano das Nações esteve inserido no Grupo B, ao lado das selecções das Ilhas Comores, República Democrática do Congo, Moçambique e Egipto, conseguiu três vitórias no primeiro turno da competição, porém averbaram uma derrota, curiosamente, frente ao seu adversário da final (Egipto) por uma diferença de 30 pontos.

Nas meias-finais, o combinado nacional superou a selecçao da Tunísia, que nos primeiros vinte minutos vencia por uma margem de 17 pontos (37-20), acabou por vergar por 72-52. E contra todas às expectativas, na decisão do título africano, os angolanos surpreenderam os egípcios, a quem venceram por 75-66, um triunfo que não sofreu qualquer contestação a julgar pelo domínio exercido pelo cinco nacional, que vai estar pela primeira vez numa fase final de um Campeonato do Mundo de sub-17.

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), encabeçada pelo seu presidente, Paulo Alexandre Madeira, vai estar no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para receber de forma calorosa os campeões africanos de sub-16. Angola e Egipto vão ser os representantes do continente africano no Campeonato do Mundo de sub-17, a decorrer no Dubai, em 2014.


ESTÁGIO
Selecção Nacional estagia em Madrid


A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos que se prepara com vista o Afrobasket da Costa do Marfim, a decorrer de 20 a 31 de Agosto próximo, desembarca esta manhã, em Madrid, onde a partir de logo mais começa a etapa derradeira do estágio pré-competitivo. No Reino de Espanha, o cinco nacional vai permanecer por um período de um mês e dois dias, antes de rumar para o local da competição.

Ontem, os pupilos de Paulo Macedo, realizaram o último treino, no Pavilhão do CODENM, já com a presença do poste Valdelício Joaquim, atleta que milita numa das universidades dos Estados Unidos da América, sessão onde Paulo Macedo voltou a colocar em prova a condição física dos quinze atletas aptos para segunda e derradeira etapa do estágio pré-competitivo. No final da sessão, o ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, despediu-se da comitiva que é coordenada por Eurico Araújo “Boneco”. Em Espanha, o cinco nacional vai realizar oito a dez jogos de controlo, antes de rumar para Abidjan, palco da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket.

Angola vai defrontar durante o período de estágio selecções da Croácia, Venezuela e Eslovénia. Estão igualmente previstos jogos com equipas da Liga ABC de Espanha.
Eis os 15 atletas que seguiram ontem para Espanha: Armando Costa, Carlos Almeida, Edmir Lucas, Felizardo Ambrósio, Hermenegildo Santos, Joaquim Gomes Kikas, Reggie Moore, Olímpio Cipriano, Roberto Fortes, Carlos Morais, Divaldo Mbunga, Leonel Paulo, Eduardo Mingas, Milton Barros e Valdelício Joaquim. Angola integra o grupo C com as selecções de Cabo Verde, Moçambique e República Centro-Africana (RCA). A selecção da Tunísia é actual campeã africana em título.M.C

CARREIRA
Miguel Lutonda brilha

Depois de ter brilhado ao serviço da Selecção Nacional como jogador, ter conquistado seis Campeonatos Africanos da Nações, Miguel Pontes Lutonda, na sua estreia como treinador-adjunto dos sub-16, alcançou o seu primeiro título africano no último domingo, e está pela primeira vez numa fase final de um Campeonato do Mundo. Considerado um dos melhores jogadores dos últimos tempos, o (General) como era conhecido nas lides da bola ao cesto coleccionou sucessos atrás de sucessos. A nível da Selecção Nacional Miguel Pontes Lutonda é superado apenas por Ângelo Victoriano, com oito Afrobasket´s, e Jean Jacques da Conceição, com sete. A nível de clubes o (General) chegou a brilhar mais ao serviço do 1º de Agosto, onde conquistou dez campeonatos nacionais, sete Taças dos Clubes Campeões Africanos, para além de várias supertaças e taças de Angola. M.C


NBA
Kobe Bryant abre "guerra"
a ex-colega Dwight Howard


O anúncio da mudança de Dwight Howard dos Los Angeles Lakers para os Houston Rockets gerou grande agitação nas redes sociais, mas poucos podiam prever aquilo que Kobe Bryant fez nos minutos seguintes à oficialização da decisão. Darren Rovell, jornalista da ESPN Sports e ABC News, disse que a super estrela dos Lakers não gostou nada da decisão do seu até então colega e de forma imediata deixou de seguir Howard no Twitter.

Alguns minutos depois veio nova mensagem, agora através do Instagram. Com a mensagem "#vamos #juntos #lakercorazon #vino", o Black Mamba publicou uma imagem ao lado de Pau Gasol, o seu fiel escudeiro nos últimos anos de Lakers e com quem conta para tentar reconquistar o anel de campeão. Recorde-se que o espanhol sempre foi muito criticado pela imprensa norte-americana, mas teve em todas as ocasiões o apoio do mítico número 24.