Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Campeonato Nacional encerra no domingo

Melo Clemente - 08 de Maio, 2015

Do lado contrário, na ausência de Chris Paul, foi uma vez mais Blake Griffin a assumir as despesas do jogo, com 34 pontos

Fotografia: AFP

A fase de qualificação da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos encerra apenas no domingo, quando a Marinha de Guerra receber no Pavilhão Vitorino Cunha, a partir das 10h00, o Sporting de Benguela, em partida referente à última jornada da série B. A última jornada é aberta amanhã com o Futebol Clube Vila Clotilde a defrontar, a partir das 16h00, no Pavilhão Anexo número dois a Cidadela Desportiva, o Sporting de Benguela.

As formações do Grupo Desportivo da Universidade Lusíada e Progresso Associação Sambizanga partilham a liderança da tabela classificativa, ambas com cinco pontos, seguidos do Sporting de Benguela, Futebol Clube Vila Clotilde e Clube Desportivo da Marinha de Guerra, todos com quatro pontos.
O Sporting de Benguela, considerada equipa sensação da fase regular da 37ª edição do BIC Basket, procura vergar amanhã, o Futebol Clube Vila Clotilde, a fim de somar o seu sexto ponto na prova. O equilíbrio  marca o prélio de amanhã, a julgar pela qualidade dos dois plantéis que se assemelham, quer em valores individuais, quer valores colectivos.
M.C

NBA
LeBron e Harden conduzem Cavs e Rockets à vitória


Os Cleveland Cavaliers e os Houston Rockets empataram as séries do play-off da NBA, ao triunfarem no segundo jogo, diante de Chicago (106-91) e LA Clippers (115-109), apesar de mesmo assim já terem perdido o factor-casa, devido aos desaires averbados nas primeiras partidas. Depois de ter estado apagado no primeiro jogo, em Cleveland, LeBron James respondeu à altura diante dos Bulls, ao assinar uma actuação positiva, com 33 pontos, oito ressaltos e cinco assistências.

A seu lado, mas mesmo exuberante, destacou-se igualmente Kyrie Irving, autor de 21 pontos, numa partida na qual os Cavs estiveram sempre no controlo, tendo até chegado ao final do primeiro período com uma vantagem de 20 pontos: 38-18. Do lado dos Bulls, Derrick Rose cedo percebeu que estava em noite de pouco acerto (apenas concluiu 6 dos 20 lançamentos tentados) e acabou por se destacar mais no passe, com dez assistências, do que na pontuação, ficando nesse particular com 14.

Já em Houston, a noite foi de James Harden. O homem da barba foi o elemento em foco, especialmente, por aquilo que fez no derradeiro período, no qual totalizou 16 dos seus 32 pontos, ajudando de forma decisiva os Rockets a resgatarem o jogo dois com uma vitória por 6 pontos (115-109).
Essencial acabou por ser também Dwight Howard, com 24 pontos e 16 ressaltos, ao passo que Trevor Ariza também fez duplo duplo de pontos (15) e ressaltos (13).

Do lado contrário, na ausência de Chris Paul, foi uma vez mais Blake Griffin a assumir as despesas do jogo, com 34 pontos e 15 ressaltos, actuação, no entanto, insuficiente para permitir a vitória do seu conjunto.