Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Candidato "Maneca" promete mudanças

06 de Fevereiro, 2017

Hélder Cruz disse na cidade de Benguela que a modalidade está a deriva

Fotografia: Jornal dos Desportos

O candidato da Lista A à presidência da Federação Angolana de Basquetebol, Hélder Cruz "Maneda", afirmou em Benguela pretender em quatro anos trabalhar com mais afinco de forma a potenciar o desenvolvimento da modalidade no país.

 O candidato da Lista A à eleição dos órgãos sociais da Federação Angolana de Basquetebol falava sexta-feira durante uma cerimónia de apresentação pública do seu programa de acção para o quadriénio 2016-2020, cujo lema de campanha eleitoral é “Unidos na Mesma Direcção”.

Hélder Cruz disse estar o basquetebol angolano a deriva, por isso assegura trabalho e mais unidade para retirar a modalidade do mau momento que atravessa nos últimos tempos.

O mentor do projecto da Lista A propõe-se ainda dar um impulso para que os angolanos voltem a se identificar com a causa do basquetebol nos próximos tempos.

O concorrente à liderança da FAB diz entretanto estar consciente das responsabilidades acrescidas que virá assumir, caso for eleito, apontando como uma das medidas tornar o basquetebol na “primeira modalidade do país” em termos de conquistas desportivas.

Ressaltou o sentido de comprometimento dos integrantes da sua lista em actuar sempre em conjunto e, com isso, melhorar o actual estado do basquetebol para que possa vir a vingar a nível da competição interna, continental e mundial.

Entre outras medidas, propõe a criação de “Associações regionais de basquetebol”, “Conselho estratégico da Federação”, “Grupo dos oito maiores clubes de basquetebol”, “Comité nacional de Minibasquetebol”, “Associação Nacional de Treinadores, Jogadores e Juízes de Basquetebol” e “Ciclos especiais de treinamento”.

A sua lista de candidatura é composta por 28 elementos, entre os quais seis mulheres.Eis os cabeças de lista dos diferentes órgãos sociais da candidatura de Hélder Cruz “Maneda”: Presidente da  Mesa da Assembleia-geral – Agostinho Matamba, Presidente de Direcção - Hélder Cruz “Maneda”, Presidente do Conselho Fiscal - José Burity, Presidente do Conselho Jurisdicional – David José, Presidente do Conselho de Arbitragem – Fernando Pacheco.

As eleições na Federação Angolana de Basquetebol realizam-se no dia 18 de Fevereiro, sendo que a Lista B é liderada por Paulo Madeira, presidente cessante.