Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Carlos Almeida apto para o clássico

23 de Abril, 2013

Internacional angolano falhou as duas últimas jornadas da fase de Grupos por problemas físicos

Fotografia: Jornal dos Desportos

Depois de ter falhado as últimas duas jornadas da fase de grupos do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, devido a problemas físicos, o extremo base do 1º de Agosto Carlos Almeida está recuperado da mazela que o apoquentava e deve constar do leque de opções do técnico Paulo Macedo para o embate de sexta-feira com o Petro de Luanda.

O internacional angolano, que foi poupado nas últimas duas jornadas da fase de grupos a pedido da equipa médica militar, já se tem treinado sem qualquer limitação de ordem física, pelo que constitui uma das unidades com que o técnico pode contar para a etapa derradeira do campeonato.

As últimas duas semanas têm sido de trabalho árduo para a equipa rubro-negra, que pretende recuperar o título nacional, depois de perder a Taça de Angola a favor do Petro. Com um ponto de bonificação, fruto do primeiro lugar que alcançou na fase de grupos, os militares pretendem começar a marcha para a conquista do ceptro com uma vitória frente ao arqui-rival.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Paulo Macedo, técnico que foi chamado pela direcção do clube militar para construir uma equipa super competitiva, assegurou a prontidão dos seus pupilos. “Aproveitamos o facto de não termos disputado a final da Taça de Angola para acelerar a nossa preparação para esta ponta final do campeonato. Penso que estamos preparados para atacar o título, conscientes, como é evidente, das dificuldades que vamos encontrar”, referiu o ex-internacional angolano.

A formação do Petro de Luanda, que na última sexta-feira conquistou a sua 11ª Taça de Angola, ultrapassando na final o Libolo, com dois triunfos (118-107 e 96-94), vai aproveitar o elevado estado anímico do grupo para surpreender os militares em casa. Ontem, os pupilos de Lazare Adingono realizaram mais uma sessão de treinos, virada para o trabalho de recuperação.  Quem também prepara com todos os cuidados o arranque da “Final Four” é o Interclube, que visita o Recreativo do Libolo, no Pavilhão do Dream Space.

Depois de perder a Taça de Angola a favor do Petro de Luanda, os actuais campeões nacionais estão virados agora para a “Final Four”, com o propósito de revalidar o ceptro. 1º de Agosto, Libolo, Interclube e Petro de Luanda disputam o título do BAI-Basket edição 2012/2013. Na quinta-feira, para série B, o ASA cilindrou o Progresso, por 76-38, a Lusíada vergou o Vila, por 103-77, ao passo que o Cduan derrotou o Clube Amigos de Viana, por falta de comparência (20-0).


AFROBASKET/2013    
O técnico angolano Apolinário Paquete foi indicado pela direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) para dirigir a selecção nacional feminina de sub-16, que este ano disputa o Campeonato Africano das Nações da categoria, em país e data a indicar pela Fiba-Afrique. Depois de ter sido nomeado para a Comissão Técnica Nacional, órgão que tem a missão de elaborar orientações metodológicas sobre o desenvolvimento do treinamento de competição e formação do basquetebol nacional, Apolinário Paquete, é treinador principal da equipa sénior feminina do Interclube.

O ex-seleccionador sénior feminino tem como coadjutora Ana Machado e Emília Almeida é a seccionista e estatística.  Para o Afrobasket/2013, Apolinário Paquete convocou 32 atletas, com destaque para quatro jogadoras das Formiguinhas do Cazenga, equipa que tem se destacado nos escalões de formação na capital do país. Interclube, com sete jogadoras, e 1º de Agosto, com seis, foram as agremiações que mais atletas forneceram à pré-selecção nacional. A concentração da pré-selecção nacional aconteceu no domingo, nas instalações da FAB, no Complexo da Cidadela Desportiva. Os trabalhos de preparação arrancam nos próximos dias.

Eis as 32 atletas convocadas para o Afrobasket/2013: Madalena Francisco, Joana António, Manuela Mateus, Lineth Diogo, Essélcia da Graça, Eduarda Gabriel e Paula Bernardo (Interclube); Rivania Sacramento, Vilcia Caldeira, Cristina Coreia, Manuela Domingos, Isabel Simba e Adjane Francisco (1º de Agosto); Harancha Limbe, Teresa Sacato, Avelina Peso, Miriam da Cruz e Juda Quindanda (Benfica do Lubango); Eliane Santos, Mariana Manuel, Jéssica Malanje, Teresa Calique e Ivanilda Manjenje (Interclube de Benguela); Cania da Silva, Sofia Alexandre, Branca Machado e Carolina Kunga (Formiguinhas do Cazenga); Nelma Avelino e Dedaldina António (Maculusso); Patrícia Madeira e Amélia Caculo (Sporting de Benguela), Adriana Manuel (Sporting Petróleos do Bié).                 
                                                M.C

NBA
San Antonio Spurs
ganham vantagem


Os San Antonio Spurs ganharam o primeiro jogo da série frente aos LA Lakers, por 91-79. A formação texana contou com a inspiração do seu Big Three, composto por Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginobili. O extremo/poste terminou com um duplo-duplo (17 pontos e 10 ressaltos), ao passo que o francês e o argentino chegaram aos 18 pontos - o base juntou ainda oito assistências. Com uma vantagem de nove pontos no final do primeiro período (15-24), os Spurs desde cedo vincaram a superioridade perante uns Lakers que não contam com Kobe Bryant. Entre a formação da Califórnia, Dwight Howard (20 pontos e 16 ressaltos) e Pau Gasol (16 pontos, 16 ressaltos e seis assistências) foram os melhores elementos.


BRILHANTE
George oferece vitória aos Indiana Pacers


Os Indiana Pacers entraram com o pé direito no play-off da NBA, ao vencerem em casa os Atlanta Hawks por 107-90. A equipa de Frank Vogel comandou as operações desde o primeiro período e contou com um grande Paul George. O extremo, que este ano se tornou all-star, assinou um triplo-duplo (23 pontos, 11 ressaltos e 12 assistências). George, aliás, realizou uma exibição algo estranha, na medida em que concretizou apenas três lançamentos de campo em 13 tentativas, mas esteve quase perfeito da linha de lances livres (17 em 18).

Os Pacers contaram ainda com seis jogadores na casa das dezenas em pontos. Do lado dos Hawks, o base Jeff Teague, com 21 pontos e sete assistências, foi o melhor elemento. Más notícias para os Golden State Warriors, que perderam David Lee para o resto da temporada. O extremo/poste lesionou-se no primeiro jogo da série com Denver.