Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Carlos Dinis "espia" a Sérvia

Melo Clemente - 18 de Abril, 2016

Seleccionador espia jogadores

Fotografia: Jornal dos Desportos

O seleccionador nacional de basquetebol em seniores masculino, Carlos António Dinis, seguiu viagem para Sérvia, a fim de observar o campeonato local, tendo em vista a disputa do torneio pré-olímpico que aquele país do leste europeu vai acolher de 04 a 10 de Julho de ano em curso, prova selectiva aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, no mês de Agosto.

Depois de ter estado no  Porto Rico há sensivelmente dois meses, onde observou os potencias jogadores do combinado porto -riquenho e não só, um dos adversários da Selecção Nacional no torneio pré-olímpico de Belgrado,   Carlos António Dinis seguiu para Sérvia com o mesmo objectivo, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte próxima do técnico angolano que tem a missão de "qualificar"  o combinado nacional para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

"Nesta altura, muitos jogadores sérvios que actuam nos Estados Unidos da América e que as suas equipas não conseguiram o apuramento para os play-offs, acabam por reforçar as equipas no campeonato local, daí, a razão, do seleccionador nacional embarcar para aquele país do leste europeu a fim de espiar possíveis jogadores que podem ser convocados para o torneio de Belgrado", asseverou a nossa fonte.

Apesar de reconhecer as dificuldades que vai encontrar na aludida competição, a julgar pelo peso dos seus adversários, nomeadamente, a Sérvia, país anfitrião e o Porto Rico, Carlos António Dinis não esconde o desejo de realizar  uma boa campanha durante o torneio pré-olímpico de Belgrado.

"Sabemos que será uma competição extremamente difícil, mas nós vamos procurar dar o nosso melhor porque pretendemos dignificar as cores do país. Mas devo dizer que só vamos materializar este desafio se efectuarmos uma boa preparação", reconheceu o técnico, antes de seguir viagem para a Sérvia. Para o torneio pré-olímpico, o seleccionador nacional vai contar com o núcleo duro dos hendecacampeões africanos, convocatória em que devem igualmente ser incorporados três a quadro jovens, com margem de progressão considerável.

"Seria um suicídio levar para esta competição uma selecção completamente rejuvenescida. Portanto, para esta prova serão convocados os melhores jogadores da actualidade, assente no seu núcleo duro. É evidente que olhando já para os próximos compromissos teremos que incorporar três a quadro jogadores jovens", asseverou Carlos António Dinis, novo seleccionador nacional dos hendecacampeões africanos.

Angola vai disputar o torneio pré-olímpico de Belgrado, inserido no Grupo A, ao lado do Porto Rico, adversário de estreia, e Sérvia. Já no Grupo B, com palco igualmente em Belgrado, estão as selecções do Japão, República Checa e Lituânia respectivamente.A Sérvia ocupa o sexto lugar do ranking mundial, com  353 pontos contra 101 e 97,2   de Angola e Porto Rico, na 15º e 16º lugares, respectivamente.

 Em Manila, Filipinas, a Turquia, Senegal e Canadá compõem o Grupo A, enquanto  a França, Nova Zelândia e Filipinas formam o Grupo B. Por último, em Itália,  a Grécia, México e Irão fazem parte do Grupo A, com  a Tunísia, Croácia e Itália no Grupo B.Na primeira fase, as equipas jogam no sistema de todos contra todos a uma volta. Os dois primeiros classificados avançam para a semifinal que no sistema cruzado, primeiro do Grupo A, com o segundo do Grupo B a medirem forças. Os vencedores disputam a vaga olímpica.

Entretanto, a Selecção Nacional vai disputar pela segunda vez consecutiva o torneio pré-olímpico, depois de tê-lo feito em 2012. A Nigéria que é o  representante africano aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foi a única selecção africana a conseguir o passe para uma edição dos Jogos Olímpicos por via do torneio, isto em 2012.

Angola falha pela segunda vez  o apuramento directo aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, depois de  perder os Campeonatos Africanos das Nações da "bola ao cesto" de 2011 e 2015, provas disputadas em Antananarivo, Madagáscar, e Tunísia respectivamente.A estreia do combinado nacional numa edição dos Jogos Olímpicos aconteceu em Espanha, isto em 1992, sob batuta do professor Victorino Cunha, seguiram-se as edições de Atlanta, em 1996, Sidney 2000, Atenas em 2004, e Pequim em 2008.

BIC Basket
Emanuel Quezada
termina em grande


Depois de ter passado ao lado, fundamentalmente na fase de Grupos, o base norte-americano de origem dominicana, Emanuel Quezada, brilhou  no sábado na vitória da sua equipa sobre o Atlético Sport Aviação (ASA), por 91-60, em partida a contar para a quinta e última jornada do Grupo A, ao anotar 19 pontos. Num ritmo de treino, o base aproveitou para jogar mais descontraído, ensaiou jogadas que pode vir a executar nos próximos confrontos. Em 34 minutos, obteve 19 pontos (melhor marcador), três ressaltos e duas assistências.

O seu companheiro de equipa Jason Cain foi o segundo melhor cestinha com 15 pontos, ao passo que Filipe Abraão com 13 pontos, destacou-se no conjunto “aviador”.Com o terceiro lugar garantido da fase de grupos, os petrolíferos não contaram com o técnico principal Lazare Adingono que está suspenso pela Federação, jogaram a “meio gás”, mas ainda assim foram superiores em todos os aspectos, venceram os quatro períodos disputados.

Com este resultado, o Petro de Luanda soma oito pontos no terceiro posto, ao passo que o ASA queda-se na quinta posição com seis pontos.Classificação final da fase de grupos: 1º Libolo  10, 2º 1º de Agosto  10, 3º Petro de Luanda  08, 4º Interclube  06, 5º ASA  06, 6º Marinha de Guerra 06.As cinco melhores transitam para a fase de qualificação, onde discutam uma das vagas para os Play-offs.


NBA
OKC vence Dallas


Após uma campanha consistente na temporada regular, que terminou na terceira posição da Conferência Oeste, o Oklahoma City Thunder confirmou o favoritismo e venceu o Dallas Mavericks na primeira jornada dos play-offs da NBA por 108-70.A equipa liderada por Dirk Nowitzki terminou a temporada regular em sexto, teve desempenho abaixo da média na parte ofensiva. Com isso, a dupla Kevin Durant e Russell Westbrook não teve dificuldades em marcar 47 pontos e conduzir o OKC à sua primeira vitória na pós-temporada.

O próximo jogo da série acontece hoje em Oklahoma City. Após duas partidas na casa do OKC, os Mavs recebem os rivais em Dallas nos dias 21 e 23 de Abril.Nem mesmo James Harden, Dwight Howard e companhia pararam  o Golden State Warriors, que arrancou mais uma vitória na temporada. Após quebrar a marca do Chicago Bulls e  tornar-se a equipa com a melhor campanha da história da temporada regular da NBA, a equipa liderada por Stephen Curry conquistou mais uma vitória sobre os Rockets, desta vez por 104-78.