Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Chefe de Estado enaltece feitos desportivos

João Francisco - 16 de Outubro, 2013

Chefe de Estado destaca trabalho e sacrifício dos angolanos na conquista de títulos no continente

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Presidente da Republica de Angola, José Eduardo dos Santos encorajou, ontem, na sessão solene de abertura da II sessão Legislativa da III Legislatura da Assembleia Nacional, os desportistas angolanos a prosseguir na senda de vitórias a nível continental e mundial.

Na mensagem sobre o Estado da Nação, não esqueceu os êxitos recentes alcançados pelas Selecções Nacionais masculina e feminina de basquetebol e do andebol feminino, nas mais importantes competições africanas. Para o estadista angolano, as vitórias são provas inequívocas de que Angola é uma verdadeira potência desportiva continental, que pode chegar mais longe.

“Angola é um país de desporto”, sublinhou o Presidente da República, ao referir-se que “as vitórias alcançadas no basquetebol e no andebol, na mais alta-roda do continente africano, não foram conseguidas por mero acaso, mas fruto de um trabalho feito com muito sacrifício”.

Para o Presidente da República, o povo angolano quer afirmar-se como um país do desporto no mundo. “Nós temos potencial para ir mais longe.Vamos ajustar a nossa estratégia de desenvolvimento à nova realidade, definindo melhor os objectivos, os programas específicos e as metas a atingir a médio prazo pelas diferentes federações, nas modalidades e disciplinas que tutelam, de forma a promover e fortalecer o desporto recreativo, escolar, amador e profissional e estabelecer-se um sistema adequado de formação dos agentes desportivos e professores de Educação Física e Desportos ou de motricidade humana”disse.

Recorde-se que foram convidados a assistir à reunião solene de abertura da II sessão Legislativa da III Legislatura da Assembleia Nacional várias individualidades ligadas ao desporto, atletas de alta competição e representantes das federações nacionais desportivas.

Marcaram presença no acto, o ex-jogador da selecção nacional de futebol e antigo deputado, Fabrice Alcibíades Maieco “Akwá”, a campeã africana de judo, Antónia de Fátima “Faya”, a MVP no último Afrobasket, Nacissela Maurício, entre outros desportistas convidados.

Entre os dirigentes desportivos destacam-se igualmente as presenças do secretário de Estado para o Desporto, Albino da Conceição, o presidente do Comité Paralímpico Africano, Leonel da Rocha Pinto, os presidentes das Federações Angolana de Basquetebol, Paulo Madeira, e da Federação Angolana de Ténis, Matias Castro da Silva.