Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Chegou o dia decisivo

H?lder Jeremias - 18 de Fevereiro, 2017

Hélder Cruz (à esquerda) ou Paulo Madeira vai assumir o destino na Federação Angolana de Basquetebol no presente ciclo olímpico

Fotografia: Jornal dos Desportos

Hoje é o dia D na Federação Angolana de Basquetebol. Hélder Cruz "Maneda" ou Paulo Alexandre Madeira, um deles vai assumir o cadeirão da instituição, depois de longos dias em campanha eleitoral. A nova página da 'bola ao cesto' suscita apreensões na classe basquetebolística. Entre a continuidade e a renovação dos modelos de gestão, o fosso é ténue. Às 12h00, a Comissão Eleitoral Nacional, liderada por José Manuel Cardoso de Lima, vai dar a conhecer o novo presidente da FAB para o ciclo 2016-2020.

O processo de votação começa às 9h30. Em Luanda, as urnas estão abertas na sede do Comité Olímpico Angolano, à Cidadela Desportiva. O escrutínio decorre em paralelo com as Associações Provinciais de Benguela, Huila e Bié. O término está previsto para as 11h00, segue-se o acto de contagem de votos, quando os ponteiros do relógio apontar às 11h05. Os resultados das Associações provinciais devem ser comunicados à Comissão Nacional Eleitoral, quando forem 11h15. A divulgação de resultados provisórios está marcada para as 11h30. 

A população votante é constituída pelo Atlético Petróleos de Luanda, Clube 1º de Agosto, Atlético Sport Aviação, Desportivo da Marinha de Guerra, Desportivo do Maculusso, Vila Clotilde, Progresso Associação do Sambizanga, Casa do Pessoal do Porto do Lobito, Estrela 1º de Maio, Sporting de Benguela, Benfica do Kunje, Sport Andulo e Benfica, Sporting Clube de Katabola, Sporting Clube Petróleos do Bié, Benfica Petróleos de Lubango, Clube Desportivo da Huila, Haja Sport Clube, Recreativo do Libolo, Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol de Angola, Associação Nacional de Juízes de Basquetebol e as Associações provinciais de basquetebol de Luanda, Huila, Benguela e do Bié.

O processo eleitoral decorre com serenidade desde o reatamento no dia 26 de Janeiro, data do arranque da campanha eleitoral. Os candidatos desdobraram-se em encontros para convencer o eleitorado nas distintas praças. Com vista a manutenção da hegemonia do estatuto de liderança no continente africano, Paulo Madeira e Hélder Cruz apresentaram os projectos de massificação e de desenvolvimento do basquetebol.

Ontem, os representantes das instituições habilitadas para exercer o direito ao voto aproveitaram o dia para a reflexão profunda sobre o acto que vai costurar a nova etapa do basquetebol nacional. Os candidatos respeitaram a lei e não desenvolveram qualquer acção propagandística.

O comunicado emitido pela Comissão Eleitoral esclarece que "com vista a salvaguardar a lisura do processo, as comissões eleitorais provinciais estão orientadas no sentido de não divulgar os resultados obtidos ao nível local, antes da divulgação pela Comissão Nacional Eleitoral dos resultados provisórios, sob pena destes serem invalidados".

A Comissão Nacional Eleitoral é dirigida pelo presidente José Manuel Cardoso de Lima, coadjuvado por António Pedro Cardoso Monteiro, e conta ainda com a supervisão do Ministério da Juventude e Desportos, na qualidade de representante da soberania nacional.

Hélder Cruz "Maneda" desempenhou as funções de vice-presidente da Mesa da Assembleia-Geral da direcção cessante, enquanto Paulo Alexandre Madeira esteve nas vestes de presidente de direcção cessante.


 MELHOR PROJECTO
Huilanos prontos para a votação


Os clubes da província da Huíla com direito a votação dos novos corpos sociais da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) para o ciclo olímpico 2016-2020 depositam hoje a confiança no projecto que representa os interesses da classe e de servir o desenvolvimento das agremiações no país.

Para o efeito, a comissão eleitoral provincial liderada por Eduardo Samuel José (presidente), coadjuvado por Manuel Artur “Manú” (secretário) e Fátima Rodrigues Tadeu (escrutinadora) tem as condições criadas para os clubes votantes, nomeadamente, Benfica Petróleos do Lubango, Clube Desportivo da Huíla (CDH), Heja Sports Clube do Lubango e a Associação local exerçam o seu direito de voto com transparência e a isenção.

O presidente da Comissão Eleitoral, Eduardo Samuel José, anunciou que o escrutínio decorre na sala de reuniões da Direcção da Juventude e Desportos da Huíla. A abertura das urnas e a votação acontece a partir das 9h00, num clima de cordialidade desportiva.

Jacques da Conceição, presidente de direcção do Benfica Petróleos do Lubango, disse que procurou tirar as melhores conclusões e decidir em quem votar, depois dos candidatos terem passado pela Huíla. Garantiu que o voto vai ser depositado na lista que pode servir os interesses do clube. 

“Procuramos tirar as nossas ilações e vamos dar o nosso voto a quem pode servir os interesses do clube. A bem da verdade, as duas listas cingem-se na preocupação de melhorar o basquetebol, na visão empresarial. Esta é a visão que a direcção do Benfica do Lubango defende”, destacou.
Jacques da Conceição apela à lista vencedora a transportar o desporto numa visão empresarial, sem descurar a componente social e desportiva, “senão em poucos dias, ver-se-á o desmoronamento de várias equipas no país”.

O director administrativo do Clube Desportivo da Huíla, Ezequias Domingos, regozija-se pela aposta das duas listas no projecto de formação. Nesse sentido, o dirigente realça que as duas listas devem ter a capacidade de arregimentar os recursos financeiros, fundamentalmente, para apoiar os clubes com grandes debilidades na aquisição de material desportivo. 

“Se assim o fizerem, estamos em crer que podem contribuir para a promoção do basquetebol nacional”, sublinhou. 
GAUDÊNCIO HAMELAY - LUBANGO


NBA
Carmelo substitui
Love no All-Star


Neste fim de semana, vai ser realizado o All-Star Game da NBA, ou o Jogo das Estrelas da liga norte-americana de basquetebol. Com a lesão de Kevin Love, do Cleveland Cavaliers, o substituto do jogador foi anunciado: Carmelo Anthony, do New York Knicks.

Na última terça-feira, o Cavs confirmou que o camisa 0 foi submetido a uma cirurgia ao joelho esquerdo e fica fora das quadras por cerca de seis semanas. Love integrava a equipa de suplentes da Conferência Leste do All-Star Game.

Com a lesão de Kevin, Carmelo Anthony vai fazer a sua décima participação no Jogos das Estrelas da NBA. De recordar que  recentemente, os Knicks tentaram mandar Anthony aos Cavaliers, em troca de Love, mas a equipa de Ohio não aceitou a proposta.

Assim, Carmelo  vai juntar-se aos suplentes da sua conferência. A equipa titular do Leste conta com LeBron James (Cleveland Cavaliers), Kyrie Irving (Cleveland Cavaliers), Jimmy Butler (Chicago Bulls), DeMar DeRozan (Toronto Raptors) e Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks).

No Oeste, a equipa principal é composta por, Stephen Curry (Golden State Warriors), Kevin Durant (Golden State Warriors), Anthony Davis (New Orleans Pelicans), James Harden (Houston Rockets) e Kawhi Leonard (San Antonio Spurs).

Além do All-Star Game, outra atracção interessante é o Jogo das Celebridades.

CHICAGO BULLS
VENCEM CELTICS

Os jogos da NBA decididos pela diferença de apenas uma cesta reservam emoções intensas. Foi neste clima que o Chicago Bulls bateu o Boston Celtics, em casa, no United Center. Nos instantes finais, após estar atrás no placar por três pontos, a equipa de Illinois conseguiu um triunfo apertado por 104 - 103.

Os Celtics tinham a dianteira no marcador durante toda a primeira metade do duelo, mas viu os anfitriões reagir e disputar ponto por ponto a vitória, nos dois tempos finais. Após a equipa de Boston abrir 103 - 100 com pouco mais de um minuto para o final e parecer encaminhar à vitória, os Bulls deram  a reviravolta e viraram antes do cronómetro atingir zero.

De ambos os lados, os destaques foram justamente os atletas que assumem o protagonismo das equipas, na época. Isaiah Thomas foi um dos cestinhas do confronto e melhor dos Celtics no jogo, com 29 pontos e sete assistências. Kelly Olynyk também deu boa contribuição, com 17 pontos e sete ressaltos.

Pelos Bulls, Jimmy Butler novamente foi quem conduziu a actuação da equipa, empatou com Thomas. Os dois obtiveram 29 pontos e sete assistências cada um. Bobby Portis foi outro a destacar-se, com 19 pontos e oito ressaltos. O astro Dwyane Wade, devido a uma lesão, não actuou.

Com o resultado, a equipa de Chicago chega a sua 28ª vitória na época, e está na sétima posição da Conferência Leste, enquanto os Celtics, ainda na vice -liderança, perderam pela 20ª vez.