Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

"Cinco" nacional brilha no torneio de Bulawayo

25 de Fevereiro, 2015

O basquetebol angolano, em sénior masculino

Fotografia: AFP

O basquetebol angolano, em sénior masculino,  no seu terceiro jogo no torneio de apuramento para os Jogos Africanos que vão decorrer em Agosto próximo em Brazaville, continua a passear toda a sua classe e a maravilhar o público que acorre ao pavilhão da cidade de Bulawayo.Na partida de ontem, e a confirmar a tendência para tingir a "chapa 100" dos anteriores dois jogos, o combinado nacional venceu a África do Sul por esclarecedores e inquestionáveis 121-65.

Esmagadores e determinados na forma como se afirmam como verdadeiros campeões, os angolanos dominaram totalmente a partida, fazendo subir a diferença no marcador a cada um dos quatro períodos do jogo.Ao fim do primeiro período, Angola já vencia por 26-11 para no segundo subir a diferença para 51-30. No fim do terceiro período o marcador registava uns claros 76-49, para depois se fixar nos 121-65 finais.

Apesar da grande valia da equipa nacional estar na coesão e na capacidade competitiva do grupo, não será demasiado injusto destacar as prestações de Armando Costa e Joaquim Paulo, logo seguidos de Eduardo Mingas. Angola estreou-se neste grupo de apuramento com um triunfo sobre o anfitrião Zimbabwe, por 100-49, para no segundo levar de vencida a formação das Seychelles por 117-55

Hoje, dá-se início à segunda volta deste torneio com Angola a repetir a partida com a África do Sul, defrontando amanhã as Ilhas Seychelles e sexta-feira se despedir de Bulawayo depois de jogar com o Zimbabwe. De referir que destas quatro equipas apenas uma conseguirá o apuramento para os Jogos Africanos que vão decorrer na cidade de Brazaville durante o próximo mês de Agosto.