Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

"Cinco" Nacional está no Dubai

Melo Clemente - 05 de Agosto, 2014

A Selecção Nacional de basquetebol masculina de Sub-17 chega hoje ao Dubai, onde de 8 a 16 deste mês disputa a fase preliminar do Campeonato do Mundo da categoria, depois de cumprir um rigoroso estágio pré-competitivo em Espanha.

A comitiva angolana, chefiada por David Dias, antigo internacional, deixou ontem o território espanhol, onde durante cerca de 40 dias projectou o Campeonato do Mundo dos Emirados Árabes Unidos.

A dupla técnica Manuel da Silva "Gi" e Miguel Pontes Lutonda vão aproveitar os dias que antecedem o arranque da competição para adaptação ao clima.

O seleccionador nacional, Manuel da Silva “Gi”, disse ao Jornal dos Desportos que o grupo está mais fortalecido, depois do estágio pré-competitivo que realizou em Espanha.

"Felizmente conseguimos realizar um bom estágio pré-competitivo em solo espanhol. Os jogos de controlo que efectuámos acabaram por dar rodagem competitiva aos nossos jogadores que há muito estavam a precisar de jogos internacionais e com adversários difíceis. Espero muito sinceramente que a Selecção Nacional consiga estar no seu melhor nível durante a disputa do Campeonato do Mundo do Dubai", disse o seleccionador nacional.

Angola está inserida no Grupo A, juntamente com as Filipinas, adversário de estreia, no dia 8, Estados Unidos, actual campeão em título, e Grécia, e Manuel da Silva "Gi" não escondeu o desejo de vir a realizar uma boa campanha no Campeonato do Mundo do Dubai.

"Estamos num grupo muito difícil, com os Estados Unidos, que é somente o campeão em título, além da Grécia e Filipinas. Vamos disputar o nosso primeiro mundial e, por isso, tudo vamos fazer para deixarmos a nossa marca na competição", asseverou o também técnico-adjunto do Atlético Petróleos de Luanda.Durante o período em que permaneceu em terras espanholas, o cinco nacional efectuou dez jogos de controlo, tendo somado quatro vitórias e seis derrotas.

Manuel da Silva "GI" disse que os resultados nunca estiveram em causa. "É evidente que as vitórias acabam sempre por motivar qualquer grupo. Como precisávamos de bons jogos enfrentámos adversários difíceis porque queria que a nossa selecção enfrentasse adversários fortes, semelhantes aos que vamos encontrar na competição", referiu.  

Japão, França, Canadá e Austrália fazem parte do Grupo B, enquanto Porto Rico, Emirados Árabes Unidos, Itália e Espanha figuram no Grupo C do Mundial. Argentina, Sérvia, China e Egipto (D) completam o quadro de participantes da prova, que se realiza pela primeira vez naquela região da Ásia.


RECONDUÇÃO
Sofrimento reeleito para Conselho da Fiba-Afrique


O angolano Tony Sofrimento foi reconduzido sexta-feira em Antananarivo, capital do Madagáscar, no cargo de presidente do Conselho para o Basquetebol Jovem da Fiba-Afrique, apurou a Angop.

A reeleição ocorreu durante o Congresso da Fiba-Afrique, que terminou sexta-feira na capital do Madagáscar, onde decorre o “Africano” sub-18, com a presença da Selecção de Angola, comandada por Carlos Dinis.

Tony Sofrimento, contactado pela Angop, disse esperar que seja apresentada a candidatura ao Conselho Mundial para eleição a nível do Bureau Central da Fiba. Ao nível da Zona VI, Angola ficou com um membro no Bureau Zonal (Tony Sofrimento), a presidência da comissão para o basquetebol feminino (Águeda Gomes) e a presidência da Comissão Médica (Agostinho Matamba).

O maliano Haman Niang foi eleito presidente da Fiba-Afrique, para um mandato que vai até 2019. O moçambicano Aníbal Manave ficou com o cargo de vice-presidente, sendo o secretário-geral, Alphonse Bile, da Costa do Marfim.

Tony Sofrimento, director para o Marketing e Relações Internacionais da Federação Angolana de Basquetebol e que também já foi secretário-geral, é o único angolano na organização basquetebolística continental, depois de já terem lá estado outros, como Carlos Cunha e Gustavo Conceição.
Os treinadores de basquetebol Artur Barros e Vitorino Cunha são instrutores da Fiba-Afrique.

TURQUIA
Preparação começou


A Selecção Nacional de basquetebol em seniores femininos volta a trabalhar esta manhã a componente física, desta vez no Estádio dos Coqueiros, depois de ter dado ontem início à sua preparação, no Pavilhão Vitorino Cunha, visando a participação no Campeonato do Mundo da Turquia, prova a decorrer de 27 de Setembro a 5 de Outubro deste ano.

A sessão desta manhã, com início marcado para as 10h00, pode contar já com a integração das atletas que militam no exterior do país, Mafalda Barcelos e Artemis Afonso, ambas a participar no basquetebol português, e Whitney Miguel, que actua em França, segundo apurou o Jornal dos Desportos do seleccionador nacional, Aníbal Moreira.

A dupla técnica Aníbal Moreira e Eliza Pires convocou 20 atletas e ontem 13 marcaram presença na primeira sessão de treinos, realizada no Pavilhão Vitorino Cunha.

Catarina Camufal, adoentada, Nadir Manuel, a recuperar da lesão no joelho esquerdo, falham a primeira sessão, ao passo que as demais foram dispensadas por razões académicas.

Aspectos de ordem física vão dominar a primeira semana de preparação do "cinco" nacional que vai disputar pela primeira vez um Campeonato do Mundo.
Ao contrário do que estava inicialmente previsto, a Selecção Nacional não segue viagem para Lisboa, em trânsito para França, no dia 27.

A comitiva deixa Luanda no dia 25 deste mês, ruma para Espanha e posteriormente para França, onde participa num torneio internacional, ao lado das selecções de Moçambique, França e Brasil.
A partida para Istambul tem lugar no dia 25 de Setembro, dois dias antes do começo do Campeonato do Mundo.

Aníbal Moreira convocou as seguintes atletas: Ana Gonçalves, Fineza Eusébio, Helena Francisco, Letícia André, Luísa Tomás, Nacissela Maurício, Rosa Gala e Sónia Guadalupe (1º de Agosto), Angelina Golome, Catarina Camufal, Clarisse Mpaka, Elsa Eduardo, Mereciana Fernandes, Nadir Manuel, Ngindula Filipe e Rosemira Daniel (Interclube), Helena Viega (Lusíada), Artemís Afonso, Mafalda Barcelos (Portugal) e Whitney Miguel (França).