Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Cinco Nacional faz adaptao cidade de Maputo

Melo Clemente - 21 de Junho, 2014

A Seleco Nacional snior feminina de basquetebol est desde as primeiras horas da noite de ontem em Maputo

Fotografia: Jornal dos Desportos

O evento  vai contar com a participação das selecções de Angola, Misto de Maputo, para além do país anfitrião, e pode sofrer o segundo adiamento, em virtude de o seleccionado de Cuba não ter escalado até ao final do dia de ontem a capital de Moçambique, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto da organização.

A prova estava inicialmente agendado para o período de 20 a 25 do mês em curso. Moçambique comemora mais um aniversário da sua independência no dia 25. Sem quatro jogadoras que inicialmente estavam convocadas para a competição, nomeadamente, Nadir Manuel, Luísa Tomás, ambas lesionadas, Fineza Eusébio e Mafalda Barcelos, dispensadas por razões académicas, o seleccionador nacional vai aproveitar o Torneio Internacional para avaliar o grupo que vai marcar presença pela primeira vez na fase final de um Campeonato do Mundo, que este ano vai ter como palco as cidades de Istambul e Ankara, na Turquia.

Apesar dos resultados não estarem em jogo, Aníbal Moreira, seleccionador nacional, pretende formar um grupo coeso, visando os compromissos futuros, com destaque para o Campeonato Africano das Nações de 2015, prova marcada para os Camarões.

O Torneio Internacional de Maputo está enquadrado na preparação do combinado nacional que projecta a sua participação no Campeonato do Mundo da Turquia.
Para o Mundial da Turquia, as angolanas estão inseridas no Grupo D, com sede em Istambul, ao lado das selecções dos Estados Unidos da América, actual campeã mundial, China e Sérvia.

Entretanto, seguiram ontem para Maputo as atletas Ana Gonçalves, Helena Zumo, Sónia Guadalupe, Letícia André, Rosa Gala, Mereciana Fernandes, Rosemira Daniel, Ângelina Golombe, Cristina Matikiti, Elsa Eduardo, Helena Viegas e Flora Bernardo.



Angola em busca da desforra

A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol faz hoje os últimos acertos, tendo em vista o desafio de amanhã frente à similar da Tunísia, em partida a contar para a primeira jornada do Torneio Internacional de Alexandria, prova enquadrada na preparação do cinco nacional para o Campeonato do Mundo em Espanha, marcado para o período de 30 de Agosto a 14 de Setembro próximos.

Depois de ter perdido na final do Campeonato Africano das Nações de 2011, prova disputada em Antananarivo, capital do Madagáscar, por 56-67, o combinado nacional, agora sob a batuta de Paulo Macedo, vai procurar redimir-se do desaire sofrido.

Hoje, o seleccionador nacional que não vai poder contar com todas as suas principais unidades, casos de Carlos Morais, Olímpio Cipriano, ambos lesionados, Armando Costa e Eduardo Mingas, ambos dispensados para solucionarem problemas pessoais, realiza mais uma sessão de treinos, antes da estreia, amanhã, no Torneio Internacional de Alexandria.

Desde a última quinta-feira no Egipto, os comandados de Paulo Macedo estão praticamente ambientados com o clima daquele país do norte de África.
Com uma Selecção Nacional completamente rejuvenescida, dado que as baterias estão apontadas para o Campeonato Africano da Nações de 2015, marcado para a Tunísia, Paulo Macedo vai aproveitar o Torneio Internacional de Alexandria para experimentar novos jogadores, com destaque para Bruno Fernandes, Alexandre Jungo e Sílvio Sousa, todos campeões africanos de sub-16.

Apesar de se fazer representar no evento com um grupo menos cotado, em termos de experiência internacional, o seleccionador nacional não escondeu o desejo de realizar uma boa campanha no torneio, competição que está inserida na preparação do cinco nacional que projecta o mundial em Espanha.

"Vamos procurar dar o nosso melhor nesta prova, independentemente das ausências que foram devidamente justificadas", asseverou o seleccionador nacional.

Paulo Macedo elogiou a inserção de jovens jogadores na Selecção Nacional, referindo-se particularmente a Sílvio Sousa, Alexandre Jungo e Bruno Fernandes.

"São jovens com uma margem de progressão muito grande e a inserção deles na Selecção Nacional vai permitir o crescimento cada vez mais destes jovens jogadores", disse o seleccionador nacional.

Depois do Torneio Internacional de Alexandria, Paulo Macedo vai reunir o grupo escolhido para a "operação Espanha". Dos jogadores que vão disputar o Torneio Internacional, apenas sete fazem parte da Selecção A, designadamente, Hermenegildo Santos, Edson Ndoniema, Mutu Fonseca, Edmir Lucas, Islando Manuel, Reggie Moore e Valdelício Joaquim.
M.C


TORNEIO UNIVERSITÁRIO
Faculdade de Ciências 
pode assaltar a liderança


Faculdade de Ciências Sociais-Isced, às 15h00, no campo de São Domingos, e Faculdade de Medicina-Universidade de Belas, às 16h00, no mesmo recinto, são as partidas que marcam amanhã o encerramento da primeira fase da série B do campeonato universitário de basquetebol em seniores masculinos.

A formação da Faculdade de Ciências Sociais ocupa a segunda posição do série B, com oitos pontos, fruto de quatro vitórias em igual número de jogos e, caso vença amanhã, o Isced vai tomar de assalto a liderança do grupo com dez pontos. A Universidade Privada de Angola (UPRA) lidera nesta altura a tabela classificativa com nove pontos.

Apesar de ter já assegurado a sua presença na fase posterior da competição, a Faculdade de Ciências Sociais vai seguramente lutar pelos dois pontos em disputa, numa partida em que o Isced está igualmente disposto a contrariar o seu opositor.

Já na outra partida, que envolve as formações da Faculdade de Medicina e Universidade de Belas, o equilíbrio vai seguramente marcar o desafio. Igualados a seis pontos na tabela de pontuação, o vencedor da partida de amanhã assegura em definitivo o terceiro lugar da primeira fase.
A Universidade Lusíada conquistou o primeiro lugar da série A, com dez pontos, fruto de cinco vitórias.


No voleibol feminino, o Iscisa vai medir forças com a Faculdade de Medicina, a partir das 8h30. Às 9h00, a UPRA vai defrontar o Piaget.
M.C

JOGOS DA CPLP
Direcção da FAB
convoca cadetes


A direcção da Federação Angolana de Basquetebol fez sair ontem a convocatória da pré-selecção nacional masculina de basquetebol na categoria de sub-16, tendo em vista os IX Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), competição que vai decorrer no país de 23 de Julho a 2 de Agosto do ano em curso.

Os 25 atletas convocados para os IX Jogos da CPLP concentram-se no dia 23 do mês em curso, às 16h00, nas instalações do órgão reitor da modalidade no país, sita no Complexo da Cidadela Desportiva.

As formações do Atlético Petróleos de Luanda e 1º de Agosto forneceram o maior número de atletas, seis cada, seguindo-se o Futebol Clube Vila Clotilde, o Grupo Desportivo Interclube, o Progresso Associação do Sambizanga e o Sporting de Benguela, todos com dois jogadores, ao passo que o Sporting do Bié, Grupo Desportivo da Banca, Atlético Sport Aviação (ASA) e Benfica de Luanda contam com uma atleta cada.

Eis os eleitos do técnico Joaquim Júlio Pinto para os IX Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Ariclenes Manuel, Sadrak Buacagamba, ambos do Futebol Clube Vila Clotilde, Childe Dundão, Gelson Sebastião, Ismael Alfredo, António Coelho, Eduardo Lukeba e Ismael Monteiro (Petro), Bruno Bandeira e Edgar Ngombo (Grupo Desportivo Interclube), Dideltino Américo,  Tarcio Rodrigues, Baptista Cerqueira, Cristiano Gomes, Edmilson Inglês e Joaquim Vunge (1º de Agosto), Denílson Ferreira e João Coxe (Progresso), Reginaldo Teca e Daniel Aguiar (Sporting de Benguela), Wilson Rafael (Sporting do Bié), Mário Rodrigues (Grupo Desportivo da Banca),  Glofate Garcia Buiamba (Atlético Sport Aviação ASA), e Willer Marcelo (Benfica de Luanda).   
M.C