Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Clssico lidera agenda do Petro e 1 de Agosto

JUSCELINO DA SILVA - 18 de Março, 2019

Petrolferos da capital e militares vo disputar o quinto clssico

Fotografia: kindala Manuel|Edies Novembro

1º de Agosto e Petro de Luanda preparam a partir de hoje o \"clássico dos clássicos\" de basquetebol agendado para a próxima sexta-feira, às 18h30, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva. O desafio é valido para a primeira-mão dos quartos-de-finais da \"Elite oito\" da AfroLiga. As duas melhores equipas do continente lutam por um lugar nas meias-finais.
1º de Agosto e Petro de Luanda reforçaram-se com jogadores estrangeiros para atacar a segunda fase da competição. Os militares contrataram o extremo-poste norte-americano André Harris, que já trabalha às ordens do treinador principal, Paulo Macedo. Os tricolores contam com o regresso do extremo-base Carlos Morais e do poste Kendall Gray, este último contratado no dia de encerramento das inscrições.
O norte-americano pode desembarcar na quarta-feira para se juntar aos novos colegas.Lazare Adingono, treinador do Petro de Luanda,  e os adjuntos Edmar Victoriano \"Baduna\" e Faustino Casimiro começam a traçar hoje, às 10h00, as estratégias na Cidadela Desportiva. Transições defesa-ataque, pressão ao homem com bola, correcção de posicionamentos dos jogadores na quadra, lançamentos de curta e longa distância vão merecer destaque no primeiro dia de treino. 
   A equipa tricolor tem algumas baixas no seu xadrez. O base Domingos Bonifácio, o extremo José António e o extremo-poste Manda João estão à disposição do departamento médico.Trabalham às ordens de Lazare Adingono os bases Childe Ndundão e Joaquim Pedro \"Quinzinho\";  os extremos Leonel Paulo, Olímpio Cipriano, José António, António Deogracio, Gerson Gonçalves \"Lukeny\", Benvindo Quimbamba, Rafael Silva e Carlos Morais; os postes Aldemiro João \"Vander\", Divaldo Mbunga, Manda João e Aboubakar Gakou.
A preparação dos militares decorre no \"Quartel General\" no pavilhão Victorino Cunha. Paulo Macedo, treinador principal, tem o grupo completo e garante a boa disposição.\"A moral é alta. As duas semanas de trabalho foram boas.
A equipa conseguiu bons resultados no Unitel Basket e na Taça de Angola. Estamos num período de integração de novo atleta, o André Harris. Na próxima segunda-feira (hoje), começamos a preparar o jogo de sexta-feira. Sentimos que temos de melhorar alguns aspectos defensivos e ofensivos\", disse. Paulo Macedo tem os bases Hermenegildo Santos, Carlos Cabral, Armando Costa e Emanuel Quezada; os extremos Islando Manuel, Edson Ndoniema, Malick Cisse, Wilson Ambrósio, Pedro Bastos e Fidel Cabita; os postes Felizardo Ambrósio, Mutau Fonseca, Eduardo Mingas e André Harris.

  UNITEL-BASkET
Chapas cem dominam dupla jornada


 Com duas vitórias na dupla ronda do fim-de-semana, o Petro de Luanda e o 1ºde Agosto confirmaram a superioridade diante dos adversários. As duas equipas aplicaram chapa cem na abertura da quinta jornada da quarta e última volta da fase regular do Unitel-Basket 2018-2019.
 Os petrolíferos receberam e venceram o Futebol Clube Vila Clotilde por 119-86 no pavilhão principal da Cidadela Desportiva e os militares cilindraram a Marinha de Guerra por 121-69 no Victorino Cunha.
Noutros jogos, o Interclube bateu a Academia Helmarc por 85-67 no pavilhão 28 de Fevereiro e o Atlético Sport Aviação despachou o Desportiva Kwanza por 97-86 no Arena do Kilamba.
No sábado, para sexta jornada, o 1º de Agosto visitou e venceu o Desportiva Kwanza por 119-53 no pavilhão 28 de Fevereiro, o Petro de Luanda foi ao Arena do Kilamba vencer a Academia Helmarc por 108-67, com grande exibição do extremo António Deográcio.A Marinha de Guerra vergou a Universidade Lusíada por 85-79 no pavilhão Victorino Cunha e a jornada encerrou com o Atlético Sport Aviação a vencer o Vila Clotilde por 92-79 no Arena do Kilamba.O Unitel Basket é liderado pelo Petro de Luanda com 56 pontos, seguido pelo 1º de Agosto 55.