Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Colgios valorizam JR.NBA League

Juscelino da Silva - 08 de Julho, 2018

Representantes de trinta escolas participantes do Torneio de Basquetebol Juvenil JR. NBA League

Representantes de trinta escolas participantes do Torneio de Basquetebol Juvenil JR. NBA League, que decorre  todos os sábados no Arena do Kilamba, valorizaram a realização da primeira edição do evento. Cada uma das equipas recebeu a designação de um clube da liga norte-americana (NBA) com objectivo de massificar a bola a cesto.
O pai do pequeno Marcos Alexandre, Victor Alexandre, apela aos encarregados de educação e representantes de outros colégios a testemunharem a evolução dos meninos na quadra de jogos com o objectivo de os estimular à prática de basquetebol.
O gestor do Arena Kilamba, Hugo Silva, disse que o torneio está a ser bem disputado.
\"O torneio está a correr bem. É visível a satisfação nos rostos dos encarregados de educação. Estamos satisfeitos com o torneio\", comentou.
Desde o dia dois de Junho, a competitividade marca diferentes jogos. Dezasseis equipas vão ser apuradas para os oitavos de final. Em busca da vaga, o suporte é alimentado pelos familiares e apoiantes de cada colégio. O apoio incondicional às equipas torna o sábado diferente no Arena do Kilamba.
O Boston Celtics e Portland Traiblazers, suportados pelos colégios Nossa Senhora de Anunciação e Rivior, são os destaques da competição. Entre as candidatas à passagem a outra fase constam também o Miami Heat (Escola Zimbo) e Dennver Nugguets (Formiguinhas do Cazenga), que lideram as respectivas séries de forma invicta.
Entre os melhores marcadores constam Félix Correia, do Indiana Pacers (Colégio Neval), Wendel Bernardo, do Atlanta Hawks (Colégio Pitabel) e Silviandro Silva, do Houston Rockets (Colégio Angolano de Talatona). Os dois primeiros têm 13 anos de idade e o útimo, 11.
A fase eliminatória da competição começa no próximo dia 28 do corrente. A fase regular vai terminar na oitava semana.
A NBA jr. é um programa da NBA destinado ao desporto escolar. Os planteis intervenientes adoptam os nomes das equipas da liga norte-americana de basquetebol, o mais famoso campeonato do mundo. Em África, além de Angola, mais oito países implementam o projecto.  Moçambique e África do Sul constam da lista.
Kikas Gomes, antigo basquetebolista com actuação no 1º de Agosto, foi escolhido para apadrinhar o torneio.