Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Comissão Eleitoral reúne hoje

Melo Clemente - 19 de Dezembro, 2016

Hélder Martins da Cruz candidato pela lista A às eleições na Federação Angolana de Basquetebol para o quadriénio 2016/2020 pode conhecer hoje o veredicto da sua reclamação

Fotografia: KINDALA MANUEL

A Comissão Eleitoral Nacional para a eleição dos novos corpos sociais na Federação Angolana de Basquetebol (FAB), para o quadriénio 2016/2020, reúne esta manhã, numa das salas do Comité Olímpico Angolano (COA), a fim de analisar a reclamação feita pelo candidato da lista A, Hélder Martins da Cruz, que viu chumbada a sua lista para o pleito eleitoral do dia 22 do mês em curso, segundo apurou o Jornal dos Desportos de uma fonte próxima do órgão que vai cuidar do sufrágio.

O presidente cessante da Mesa da Assembleia-Geral do órgão reitor da modalidade no país, Hélder Martins da Cruz, viu invalidada a sua lista (A) a 08 do mês em curso, pela Comissão Eleitoral Nacional, presidida por Carlos Teixeira, antigo presidente da Federação Angolana de Atletismo, coadjuvado por José Manuel Cardoso de Lima, secretário, e António Pedro Garcia Monteiro, escrutinador, em virtude de ter violado os artigos 55º pontos 2 e 3, artigo 16º ponto da Lei do Desporto e o artigo 34º ponto 1 da Lei das Associações Desportivas.

Entretanto, o artigo 55º no seu ponto 2 e 3, diz que o exercício de funções de direcção dos órgãos sociais das associações desportivas, obriga o cumprimento integral do que prevê a Lei da Probidade Pública sobre a matéria, com as devidas adaptações. Para efeitos do número anterior o exercício de funções directivas nos órgãos das associações desportivas é incompatível com exercício de funções de deputado à Assembleia Nacional, desempenho  de funções executivas a nível do Governo, titularidade  do cargo de Presidente do Conselho de Administração de empresa pública, desempenho cumulativo de funções noutras associações desportivas.

O antigo internacional angolano, Carlos Almeida, hoje nas vestes de deputado à Assembleia Nacional pelo partido MPLA, figura na lista do candidato Hélder Martins da Cruz, mas concretamente na Mesa da Assembleia-Geral. Em face disso, a lista A, encabeçada pelo Hélder Martins da Cruz, apresentou à Comissão Eleitoral Nacional uma reclamação, facto que vai "obrigar" o órgão que trabalha no processo eleitoral da FAB a reunir esta manhã.

Segundo ainda a nossa fonte, a Comissão Eleitoral Nacional vai manter esta tarde um encontro com o ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição, onde serão aflorados as "polémicas" que têm marcado a modalidade nos últimos tempos. O órgão que cuida do processo eleitoral na Federação Angolana de Basquetebol para o quadriénio 2016/2020 vai produzir no final do dia de hoje, um comunicado, segundo ainda a nossa fonte.

A campanha eleitoral que arrancou às zero horas do dia 09 encerra amanhã, dia 20, estando o sufrágio marcado para o dia 22 do mês em curso.
A divulgação dos resultados definitivos acontece no dia 29, ao passo que a tomada de posse está marcado para o dia 30. Entretanto, Paulo Alexandre Madeira, presidente cessante e candidato pela lista B, encerrou já  o seu périplo pelo interior do país, na caça ao voto.