Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Confirmado africano em cadeiras de rodas

Silva Cacuti - 10 de Outubro, 2013

Selecção Nacional de basquetebol em cadeira de rodas agendou um curto estágio de duas semanas na África do Sul

Fotografia: M.Machangongo

A exiguidade de tempo para os preparativos da IV edição do campeonato africano de basquetebol em cadeira de rodas foi um dos aspectos realçados na conferência de imprensa para apresentação da prova, promovida pelo Comité Paralímpico Angolano, na manhã de ontem, numa das salas do Hotel Epic Sana, em Luanda.

A competição realiza-se no pavilhão da Cidadela Desportiva, de 24 do corrente a 3 de Novembro e apura o campeão para o Mundial a decorrer na Coreia do Sul, em 2014.
O Egipto era o país indicado para acolher o evento, mas devido às conturbações políticas, desistiu. “Como nenhum outro país mostrou-se disponível a acolher a prova, Angola teve de assumir a realização do campeonato, por acolher a sede do Comité Paralímpico Africano e a sua presidência”, disse Leonel da Rocha Pinto, presidente do Comité Olímpico Angolano (CPA).

“É uma responsabilidade muito grande, mas não vamos deixar o país ficar mal, não vamos deixar a organização internacional cair na falsa expectativa”, acrescentou.
O Comité Paralímpico Africano criou um comité organizador, cujos membros vão ser anunciados brevemente. O grupo já começou a trabalhar nos aspectos organizativos a partir de dois do corrente e está a criar todas as condições de alojamento, segurança, alimentação, clínicas, transporte, entre outras.

Estão a ser criadas condições para a realização de testes anti-doping e as delegações vão ficar alojadas no Centro de Formação Profissional de Viana, “por ser o único local que reúne as condições para acolher atletas adaptados”, de acordo com Leonel Pinto.

O responsável disse que a realização da prova está orçada em 60 milhões de Kwanzas. Seis selecções nacionais confirmaram presença na prova, nomeadamente, Nigéria, África do Sul, campeã em título, Marrocos, Egipto e Argélia. Angola joga com a Nigéria, na abertura da competição. Os jogos África do Sul-Egipto e Argélia-Marrocos completam a jornada inaugural.

A selecção do Egipto vai ser a primeira a chegar a Luanda, no dia 21, enquanto as demais chegam entre 24 e 25 do corrente. A Selecção Nacional cumpre estágio pré-competitivo na África do Sul e tem regresso ao país previsto para o dia 21 do corrente.