Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Convocatria da pr-seleco nacional sai hoje

17 de Junho, 2015

O Egipto, Gabo, Mali e Camares fazem parte do Grupo C, ao passo que no D, esto as seleces da Costa do Marfim, Cabo Verde, Arglia e Zimbabwe.

Fotografia: Jos Cola

A convocatória da pré-selecção nacional, que estava inicialmente marcada para ontem logo após a disputa da finalíssima da 37ª edição do Campeonato nacional de basquetebol em seniores masculino, agora designa BIC Basket, foi remarcada para hoje as 16 horas, conforme apurou o
Jornal dos Desportos junto da equipa técnica.

De acordo com a nossa fonte, a lista dos pré-seleccionados para a “operação” Tunísia, palco da 28ª edição do Campeonato Africanos das Nações, vulgo Afrobasket, prova a decorrer de 19 a 30 de Agosto do ano em curso e selectiva para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, já está em posse da Federação Angolana de Basquetebol (FAB). Entretanto, a direcção da FAB, liderada por Paulo Alexandre Madeira, vai convocar nas próximas horas uma conferência de imprensa, para apresentação da convocatória da pré-selecção nacional que este ano vai à procura do passe para os Jogos Olímpicos do Brasil.

O base Domingos Bonifácio, do Atlético Petróleos de Luanda, pode ser uma das novidades da convocatória do seleccionador nacional, Moncho López, que tem a missão de conseguir a sétima presença consecutiva do combinado nacional aos Jogos Olímpicos, depois de Barcelona, Espanha, em 1992, Atlanta, Estados Unidos da América, em 1996, Sidney, Austrália, 2000, Atenas, Grécia, 2004, Pequin, China, 2008 e Londres, Inglaterra, em 2012. Com a lesão do Milton Barros, abre-se boas perspectivas para Domingos Bonifácio, campeão africano em 2009, prova disputada na Líbia.

Na convocatória do técnico espanhol, assinala-se ainda o regresso do poste Leonel Paulo, igualmente do Atlético Petróleos de Luanda, atleta que falhou o Campeonato do Mundo de Espanha, devido a uma lesão. A Selecção Nacional vai disputar a fase preliminar do Afrobasket da Tunísia, inserida no Grupo B, ao lado do Senegal, Marrocos e Moçambique. A Tunísia, país anfitrião, está enquadrado no Grupo A, juntamente com Uganda, Nigéria e República Centro Africana. O Egipto, Gabão, Mali e Camarões fazem parte do Grupo C, ao passo que no D, estão as selecções da Costa do Marfim, Cabo Verde, Argélia e Zimbabwe.

FAB CASTIGa ADINGONO
Oito jogos de suspensão


A Federação Angolana e Basquetebol (FAB) puniu o técnico principal do Atlético Petróleos de Luanda,Lazare Adingono, com oito jogos de suspensão, em virtude de ter sido expulso na sexta partida dos play-offs da 37 edição do BIC Basket, partida disputa no Pavilhão do Dream Space, com vitória a sorrir para turma petrolífera, por 97-88. De acordo com o comunicado proveniente do órgão reitor da modalidade e assinado pelo director do BIC Basket, António Soares de Campos, após a expulsão, Lazere

Adingono atacou de forma verbal os oficiais de mesa. O técnico petrolífero, segundo ainda o comunicado, viu a sua pana agravada pelo facto de ter entrado na quadra de jogo para comemorar o triunfo, assim como fez gestos que incitavam a violência.