Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

DAgosto supera Interclube

Melo Clemente - 21 de Janeiro, 2012

1 de Agosto conseguiu superar a formao do Interclube

Fotografia: Dombele Bernardo

Depois de uma primeira parte sofrivel, em que consentiu um rigoroso empate a 35 pontos, ao cabo dos primeiros 24 minutos, a equipa do 1º de Agosto conseguiu superar a formação do Interclube nos períodos subsequentes e vergou o seu opositor, por 79-63, em partida de acerto a primeira jornada da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket). Presos em alguns movimentos, fruto do interregno “forçado” de cerca de duas semanas, resultante da greve decretada pelos homens do apito, que exigiam o pagamento dos seus ordenados referente à época passada, as duas equipas conseguiram proporcionar ao público presente com um espectáculo acima da média.

Fruto do maior rigor defensivo, os pupilos de José Carlos Guimarães terminaram o quarto inicial em vantagem de um ponto (15-14). Os “militares” que, diga-se, ressentiram-se da ausência do experiente Miguel Pontes Lutonda (ver peça à parte), melhoraram o seu jogo ofensivo, tendo vencido por um parcial de 21-20, o que perfez 35-35, ao cabo dos primeiros 24 minutos. No terceiro período, os comandados de Mário Palma superiorizaram-se, tendo inclusive chegado a uma diferença de 20 pontos (59-39). Nesta etapa, o internacional cabo-verdiano, Mário Correia, extremo-base, destacou-se entre os demais, ao anotar oito pontos em dois minutos, para o gaúdio dos adeptos do 1º de Agosto que estavam bastante apreensivos, sobretudo nos dois primeiros períodos.

A equipa militar limitou-se a gerir a vantagem até ao apito final. Milton Barros, base do Interclube, foi o cestinha do desafio, com 29 pontos, seguido de Mário Correia, extremo base do 1º de Agosto, que anotou 26 pontos. O norte-americano Reggie Moore teve 34 de valorização, além dos 20 pontos marcados. Moore foi ainda o rei dos ressaltos, com 14, sendo dez defensivos e quatro ofensivos. Em termos de lançamentos de longa distância, o Interclube teve uma percentagem de 38, contra 36 da equipa rubro e negra. Já nos dois pontos, a equipa militar obteve 48 por cento (16/33), ao passo que o seu adversário teve um aproveitamento de 45 por c ento (14/31).


Ficha Técnica


Pavilhão de Bouzzaoui:
vazio
Arbitragem:Chilif Abd
(Marrocos) e Safir Karim
(Buruindi)
1º de Agosto:Filipe Abraão 0), Armando Costa (7), Adilson Baza (0), Mário Correia (26), Felizardo Ambrósio (2), Joaquim Gomes “Kikas” (4), Hermenegildo Santos (0), Domingos Bonifácio (6), Carlos Morais (11), Leonel Paulo (3), Reggie Moore (20).
Treinador: Mário Palma.
Interclube: Edmundo Ventura (1), Mathew Shaw (15), Francisco Machado (0), Kevin Goffney (15), Jorge Taty (0), Lifetu Selengue (0), Yubi Major (0), Eduardo Mingas (3), Milton Barros (14), helder Ortet (0), Simão João (6), Joaquim Xavier (9).
Treinador: José Carlos
Guimarães
Marcha do marcador:
14-15, 35-35, 60-45, 79-63


Lutonda falha jogo
por falta de assento


O base do 1º de Agosto, Miguel Pontes Lutonda, foi o grande ausente na partida de ontem, em que a sua equipa defrontou no Pavilhão do Codenm, o Interclube, em desafio de acerto à primeira jornada da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. O Internacional angolano falhou o desafio por falta de assento de nascimento.
O comissário da partida, Soares de Campo, fez cumprir deste modo, a circular que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol tornou pública na presente época desportiva, segundo a qual, os clubes deviam apresestavam junto da direcção técnica toda a documentação dos seus atletas.                          MC


Bié alberga nacionais de cadetes

A província do Bié volta a colher, 20 anos depois, uma prova de basquetebol de cadetes em ambos os sexos. O record de equipas (19), satisfaz a organização que se orgulha de ter um número elevado de equipas na prova, distribuídas em 13 masculinas e seis femininas. A competição teve início na quinta-feira. Em masculinos, os candidatos ao título são as equipas da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, campeão em título, 1º Agosto, Vila Clotilde e  Petro de Luanda. Sport do Bié e Sport de Benguela também devem ser levadas em consideração,  já que o Sport venceu o confrade de Benguela e o Vila venceu o Petro de Luanda na primeira jornada.

A prova em masculinos está a ser disputada em duas séries. Sport do Bié, Misto da Lunda Sul, Vila Clotilde, Yona do Namibe, Sport de Benguela, Formigas do Cazenga de Luanda e Petro de Luanda fazem parte da série A, ao passo que na série B estão as equipas do Casa Pessoal, ASA, 1º de Agosto, Jasck do Bié, Desportivo da Huíla e Grupo Desportivo da Chibia. Na classe feminina, as equipas do Sport de Benguela, campeã nacional, 1º de Agosto, Interclube de Luanda, Formigas do Cazenga de Luanda, Sport do Bié e Interclube de Benguela vão disputar a prova numa poole a duas voltas apurando-se as quatro primeiras à meia-final.     João Constantino, no Kuito