Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Desafio entre colossos

23 de Janeiro, 2016

O verdadeiro teste do Petro de Luanda na competição acontece hoje no Dream Space

Fotografia: Jornal dos Desportos

Recreativo de Libolo e Petro de Luanda centralizam hoje a partir das 18h00 no Dream Space, em Viana, as atenções da sexta jornada do campeonato nacional de basquetebol sénior masculina. O segundo classificado da tabela tem as contas a acertar com os campeões nacionais, numa reedição da última final da Taça de Clubes Campeões Africanos, disputado em Luanda.

O Recreativo de Libolo, finalista vencido, entra na partida com pensamento na vitória. O técnico Norberto Alves preparou um conjunto para inverter a situação desfavorável que tem perante o adversário nos últimos confrontos. A equipa de Calulo baqueou diante da do Eixo-viário em duas finais: a do BIC Basket e da Taça de Clubes Campeões Africanos.

Hoje, para o nacional da "bola ao cesto", Carlos Morais, Braúlio Morais, Valdelício Joaquim, Eduardo Mingas, Milton Barros e Olímpio Cipriano estão com as mãos quentes para "incendiar" o petróleo do Eixo-viário. A missão vai exigir sacrifício.

No outro lado da quadra, Lazare Adingono e comandados tencionam manter o ritmo de vitórias. Assim, liderados por Emanuel Quezada, MVP do BIC Basket'2014/2015 e da Taça de Clubes Campeões Africanos, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo, Regie Moore, Jason Cain e Gelson Gonçalves vão procurar manter o prestígio da agremiação tricolor.

Noutras partidas da jornada, o 1º de Agosto recebe a sua equipa satélite, Marinha de Guerra, no pavilhão Victorino Cunha. Com menor dificuldades, os militares do Rio Seco  vão vencer os marinheiros da Ilha de Cabo. O espanhol Ricard Casas tem um plantel que já respira a sua filosofia de trabalho. A abnegação e profissionalismo introduzido dão endurance ao conjunto. Do outro lado, Paulo Macedo procura incutir a filosofia "militar" que o levou ao título com 1º de Agosto. Assim, os marinheiros da Ilha de Cabo enfrentam os militares do Rio Seco num "combate" com fair play.

Não menos importante, o Sporting de Benguela, depois de "massacrar" o Progresso Sambizanga por 133-71, para a quinta jornada, recebe amanhã, às 18h30, o Atlético Sport Aviação no acerto da sexta jornada. A vitória é ponto assente. Os leões das terras das acácias rubras estão ávidos para devorar os aviadores, que tardam encontrar a pista certa para levantar voo.

O Interclube recebe no pavilhão 28 de Fevereiro, a partir das 18h00, o Vila Clotilde. A equipa de Alberto Babo está pronta para somar mais uma vitória. O preço a pagar é alto. Do outro lado da quadra vai estar a jovem equipa do bairro Vila Alice, que continua a surpreender. O equilíbrio vai dominar a partida.

A Universidade Lusíada recebe no Anexo II, às 16h00, o Progresso Sambizanga. A equipa de Raul Duarte entra favorita no jogo pela elevada qualidade de atletas. No outro lado, a equipa sambila pode estar refeita da forte derrota sofrida diante do Sporting de Benguela, mas cansada para acompanhar a velocidade dos estudantes.


BREVE
Kobe Bryant
o mais votado
para o All Star Game


Kobe Bryant foi “convocado” pela 18.ª vez na carreira, para o All Star Game, jogo que reúne as principais “estrelas” da Liga norte-americana de basquetebol, que este  ano vai realizar-se em Toronto (Canadá), a 14 de Fevereiro. O emblemático jogador dos LA Lakers, foi o mais votado na eleição que decorreu no site da NBA, com 1.891.614 votos, superou Stephen Curry (1.604.325) e LeBron James (1.089.206), dos Golden State Warrios e dos Cleveland Cavaliers, respectivamente.

A cumprir a última temporada na NBA, Kobe fica a uma presença de bater Kareem Abdul-Jabbar, mítico jogador dos Lakers, que continua a ser o recordista de participações (19)  em “jogos das estrelas”.