Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Dikembe Mutombo pesquisa mercado angolano

JOO FRANCISCO - 02 de Março, 2019

Mutombo vai vir mais vezes a Angola

Fotografia: Jornal dos Desportos

O antigo jogador da NBA, Dikembe Mutombo, vai explorar o mercado angolano em diferentes ramos de actividade económica e desportiva. Em visita de exploração, o patrão da \"Fundação\" com o seu nome manteve, esta semana, um encontro de cortesia com a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento Neto, na Galeria dos Desportos. Os assuntos abordados em porta fechada continuam em \"segredo de Estado\".
Em declarações à imprensa, Ana Paula Sacramento Neto valorizou o encontro e realçou que a visita do cidadão congolês visa incentivar o país \"a produzir muitos Dikembes, Jean Jacques e Carlos Almeidas\".
Em visita guiada, o antigo jogador do Philadelphia 76ers e do Atlanta Hawks conheceu o \"autêntico museu de todos os desportos\". Após a visita, Dikembe Mutombo revelou que a sua presença \"resulta de um convite formulado pela ministra angolana da Juventude e Desportos\". O encontro com os membros da Federação Angolana de Basquetebol pode acontecer \"noutras oportunidades\". A direcção da FAB liderada por Helder Cruz não se fez presente no acto.
\"Mutombo vai vir mais vezes a Angola, onde vai desenvolver acções em prol de basquetebol, muitos dos quais não vão ter que passar necessariamente pela Federação Angolana de Basquetebol\", disse a ministra.
Ana Paula Sacramento Neto assegurou que \"o projecto está apenas no começo\" e deixem \"amadurecê-lo para se falar depois\". Dikembe \"vai desenvolver também actividades de índole filantrópicas\".
Sobre a possível demissão de Hélder Cruz do cargo de presidente de direcção da Federação, Ana Paula Sacramento Neto disse que \"os problemas actuais da FAB tem de ser resolvidos pelos associados e o Ministério da Juventude e Desportos deve tomar conhecimento através de actas da Assembleia Geral\".

PERFIL 
Nascido em Kinshasa, República Democrática do Congo, a 25 de Junho de 1965, Dikembe Mutombo Mpolondo Mukamba Jean-Jacques Wamutombo jogou profissionalmente na NBA quase duas décadas e notabilizou-se no Philadelphia 76ers e Atlanta Hawks.
Tinha como marcas em campo o poder de defesa e de bloqueio, o que lhe permitiu ganhar o prémio \"Defensive Player of the Year Award\" (Defensor do Ano) nas épocas de 1994-1995, 1996-1997, 1997-1998 e 2000-2001 e tornou-se assim recordista individual do prémio.
Na NBA, iniciou-se no Denver Nuggets e terminou a carreira no Houston Rockets. Tem 2,18 metros de altura e pesa 118 quilogramas. Tem a segunda maior marca de bloqueios de toda a NBA com 3.289 e perde apenas para Hakeem Olajuwon, o seu ídolo nesta última equipa.
Parou de jogar profissionalmente no dia 21 Abril de 2009, quando sofreu uma ruptura no tendão do joelho esquerdo ao disputar um roubo de bola com o também poste Greg Oden, do Portland Trai Blazers.
É poliglota (fala inglês, francês, espanhol, português e cinco idiomas da África Central). Actualmente, é muito conhecido pelos seus actos de caridade, através da “Fundação Dikembe Mutombo”, que se dedica em ajudar as crianças órfãs. Integra a etnia Balubas e possui um hospital pediátrico na RDC.