Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Dinis aplaude regresso do Sporting

Melo Clemente - 24 de Dezembro, 2013

Técnico aviador considera uma valia a participação da província uma vez que aumenta o número de jogos das equipas

Fotografia: Jornal dos Desportos

O técnico do Atlético Sport Aviação (ASA), Carlos Dinis, considera uma mais-valia a participação da província de Benguela no 36ª Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino, BAI-Basket época 2013/2014, porque transmite incentivo a outras regiões do país para a prática da modalidade.Carlos Dinis falava em declarações à Angop a propósito dos jogos disputados este final de semana no Pavilhão Joaquim Araújo, contra o Sporting de Benguela, para a dupla sexta jornada, tendo o primeiro sido ganho pelo ASA, por 95-74, e no segundo a vitória coube aos anfitriões, por 87-82.

Segundo o treinador, a ascensão do Sporting ao campeonato nacional vai permitir chamar a atenção das agremiações doutras províncias, principalmente, as localizadas no Centro Sul do país, para a importância de desenvolverem acções voltadas à bola ao cesto.O treinador reconheceu que pela sua posição geográfica estratégica, Benguela precisa de ter equipa na primeira divisão para galvanizar o resto das províncias a praticarem cada vez mais o basquetebol.“Normalmente, uma província do litoral como Benguela tem que ter basquetebol, para dali avançar-se para o interior”, disse, acreditando que desta forma se pode multiplicar a prática do basquetebol do Litoral Sul para o Centro Sul.Para o comandante dos “aviadores”, Benguela sempre foi uma forte praça do basquetebol nacional e por isso é justo que esteja presente no convívio entre os grandes clubes angolanos.

TROVOADA SATISFEITO
COM PRIMEIRO TRIUNFO


Emanuel Trovoada dedicou aos adeptos do Sporting Clube de Benguela (SCB) e a todos os benguelenses a vitória sobre o Atlético Sport Aviação (ASA), por 87-82, sábado, no segundo jogo da dupla jornada do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino, vulgo BAI Basket. Dedico esta vitória a todos os sportinguistas e (também) a toda a província de Benguela e isto é a prenda de Natal que o clube oferece para todos”, afirmou o técnico leonino, que falava em declarações a jornalistas após o encontro disputado no Pavilhão Joaquim Araújo.

O treinador reconhece, contudo, que diante do ASA, no sábado, o Sporting deu uma grande alegria aos adeptos, cumprindo as expectativas e fazendo um bom jogo.“Ainda que na sexta-feira tenham estado apreensivos e cometido muitos erros, por conta da ansiedade na estreia, estes miúdos são brilhantes e hoje entraram concentrados na segunda partida da jornada para dar uma grande resposta da nossa equipa”, salientou.

Em iniciados
Petro de Luanda
conquista nacional


O Petro de Luanda sagrou-se domingo último campeão nacional de basquetebol de iniciados, ao vencer o 1º de Agosto, por 61-54, no Pavilhão Joaquim Araújo, em Benguela, na final da competição.
No jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares, o Porto do Lobito bateu o Sporting de Benguela por 40-38. Também o Interclube, mas no escalão feminino, conquistou o título nacional de iniciados, após triunfo por 32-15 sobre o Inter de Benguela A.
O Sporting de Benguela garantiu o terceiro lugar nesta categoria depois de vencer o 1º de Agosto por 40-39. O XXII campeonato nacional de basquetebol sub-14 masculino e feminino decorreu de 14 a 22 de Dezembro e contou com a participação de 14 equipas, sendo sete em masculino e igual número em feminino, representando as províncias de Benguela, Huambo e Luanda.

Actuação
Nenê brilha na vitória
do Washington Wizards

O Washington Wizards contou com 13 pontos do poste brasileiro Nenê, para vencer no sábado, fora de casa, o Boston Celtics, por 106-99, na abertura da jornada da NBA, que ainda teve o Memphis Grizzlies a bater o New York Knicks.
Os Wizards obtiveram a terceira vitória consecutiva, que passam a ter registo de 12 vitórias e 13 derrotas, sendo a sexta melhor campanha da Conferência Leste.
Na partida, Nenê começou no banco de suplentes e além dos 13 pontos, ainda pegou oito ressaltos e deu cinco assistências nos 22 minutos que jogou. Outro brasileiro, Vitor Faverani, jogou pouco tempo e marcou apenas dois pontos. O cestinha do duelo foi o extremo Trevor Ariza, que anotou 27 pontos para a equipa de Washington.
Em Nova Iorque, com grande actuação do extremo Zach Randolph, que anotou um duplo-duplo, com 25 pontos e 15 ressaltos, os Grizzlies venceram os Knicks por 95-87. Ainda assim, a equipa de Memphis segue em último na Divisão Sudoeste com apenas três triunfos nos últimos dez jogos.

NBA
Oklahoma City
perde em casa

A formação dos Toronto Raptors causou a surpresa da madrugada na NBA e foi a Oklahoma vencer por 104-98. É a primeira derrota em casa da época para os Thunder, que tinham ganho os 13 jogos caseiros disputados até ao momento.  Num encontro emocionante, a equipa canadiana até esteve a perder por 11 pontos já no quarto período, mas conseguiu dar a volta com exibições de grande nível de Amir Johnson (17 pontos e 13 assistências) e Kyle Lowry (22 pontos, nove assistências e sete ressaltos).
Os Raptors, que ocupam o quarto posto na conferência este, confirmam-se como uma das melhores equipas do campeonato fora de casa (7-6), mas são uma das piores no seu pavilhão (4-8).
Com a primeira derrota em casa os Thunder mantêm um registo positivo (22-5), mas perdem a liderança da conferência oeste (e da Liga) para os Portland Trail Blazers (23