Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Dinis assume luta pelo título

Melo Clemente - 07 de Maio, 2015

Apesar das dificuldades financeiras Carlos Dinis montou equipa competitiva

Fotografia: João Gomes

À uma jornada para o termo da fase de qualificação da série A da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, agora designado BIC Basket,  com a qualificação assegurada para as meias-finais da aludida competição, o técnico principal do Atlético Sport Aviação (ASA), Carlos Dinis, assumiu de forma categórica a luta pelo ceptro nacional.

O técnico aviador fez a revelação em entrevista ao Jornal dos Desportos, logo após a derrota da sua colectividade frente ao 1º de Agosto, por 78-98, em partida de acerto de calendário referente à quarta e penúltima ronda da fase de qualificação do BIC Basket.

Questionado sobre as pretensões da equipa nas meias-finais da 37ª edição do BIC Basket, depois de ter relegado a formação do Grupo Desportivo Interclube para o quinto lugar da série A da fase de qualificação, Carlos Dinis respondeu sem evasivas “ a meta passa pela qualificação para a final dos play-off do Campeonato Nacional”, a ser jogada a melhor de sete partidas.

“Os nossos objectivos são passo a passo, vamos começar a meia-final e só depois vamos encarar o objectivo. Infelizmente, o Atlético Sport Aviação (ASA) não tem o orçamento que os outros clubes têm, por isso, não podemos antecipar objectivos, temos de traçar as nossas metas no decorrer da prova, isto significa dizer, que quando a prova começar teremos de escolher um alvo para poder atacar e que passa naturalmente pela passagem à final do campeonato nacional”, asseverou Carlos Dinis.

O técnico da turma aviadora fez saber ainda, que ficava bastante surpreendido se os seus pupilos não tivessem alcançado o passe de acesso às meias-finais da 37ª edição do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”.

“A passagem da minha equipa  às meias-finais em nada me surpreendeu. Aliás, antes pelo contrário, eu ficaria extremamente surpreendido se o ASA não tivesse conseguido o apuramento. Quem analisar a estatística da prova ou fizer um scounting, facilmente vai perceber que o Atlético Sport Aviação (ASA) é sem sombras de dúvidas a quarta equipa do BIC Basket”, revelou Carlos Dinis que orienta a equipa do Aeroporto há oito anos.

Entretanto, os aviadores despedem-se da série A da fase de qualificação amanhã, quando defrontar o Atlético Petróleos de Luanda, líder da prova, com seis pontos, a mesma pontuação do 1º de Agosto e do Recreativo do Libolo, nas posições imediatas.Carlos Dinis afirmou, que vai preparar a rapaziada no sentido de dificultar ao máximo as pretensões dos petrolíferos da capital ,que estão a realizar uma prova surpreendente.

“Hoje (terça-feira), frente ao 1º de Agosto conseguimos realizar dois excelentes períodos. Se conseguirmos mostrar essa determinação sexta-feira, diante do Atlético Petróleos de Luanda, para a última jornada da série A da fase de qualificação, podemos superar o nosso opositor”, finalizou.


Em Luanda
ANTB promove
acção formativa


A Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol (ANTB) promove nos dias 12 e 13 de Junho, no Pavilhão Victorino Cunha, em Luanda, o IV clinic internacional para treinadores de formação, de acordo com o comunicado  a que o Jornal dos Desportos teve acesso, proveniente da Associação presidida pelo técnico Raul Duarte.

Ataques contra defesa à zona, construção da defesa individual um contra um e quatro contra quatro, passe, fundamento decisivo, comunicação adequada do treinador, contra ataque, treino funcional, treino de velocidade perfil e tarefas do treinador adjunto entre outros temas, vão dominar os dois dias de formação.

Moncho López, seleccionador nacional, Victorino Cunha, antigo seleccionador nacional, Norberto Alves, português ao serviço do Recreativo do Libolo, Pedro Santos, preparador físico da Selecção Nacional, e Pedro Fernandes foram os prelectores escolhidos pela Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol.

A referida acção formativa é extensiva aos treinadores que trabalham com os escalões de formação e não só.
O ano passado, a ANTB promoveu uma acção formativa dirigida igualmente a treinadores de formação, que teve a participação de quatro dezenas de técnicos.
M.C


NBA
Memphis Grizzlies
mostram a força


Muita animação na comemoração do Golden State Warriors. A festa para celebrar Stephen Curry, eleito o MVP da temporada regular, estava armada, e só se esqueceram de avisar o Memphis Grizzlies.

Mesmo fora de casa e com um ambiente completamente hostil, a equipa de Marc Gasol dominou a melhor equipa da primeira fase e venceu por 97-90.
O resultado deixou a série semifinal da conferência Oeste empatada por 1 a 1. Agora, o Memphis tem dois jogos em casa e caso aproveite fica muito perto da vaga. Mais do que isso, os Grizzlies quebraram uma invencibilidade de quase quatro meses dos Warriors.

A última vez que Curry e seus companheiros foram derrotados como mandantes foi em Janeiro deste ano.

No Leste, alívio para o adepto de Atlanta. Após a derrota no primeiro jogo em casa para o Washington Wizards, os Hawks recuperaram e venceram por 106-90.

A chave para a vitória do Memphis foi a defesa. Poucas equipas conseguiram segurar a dupla formada por Klay Thompson e Stephen Curry, mas o Grizzlies foram excepção. Thompson acertou apenas sete de 21 arremessos, enquanto o MVP fez nove de 30.

O desempenho defensivo pode ser exemplificado por Tony Allen. O extremo do Memphis fez questão de demonstrar por que foi eleito para a selecção de defesa da NBA.


Breve
Stephen Curry eleito o mais valioso

O base Stephen Curry (Golden State Warriors) foi eleito o jogador mais valioso (MVP) da fase regular da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), anunciou o organismo. Aos 27 anos, Curry foi eleito pela primeira vez MVP da NBA, numa época em que fez 80 dos 82 jogos da fase regular, conseguindo 23,8 pontos por jogo, 7,7 assistências, 2,04 roubos de bola e 4,3 ressaltos. Um dos melhores lançadores da liga, Curry terminou a temporada com 44,3 por cento de eficácia de lançamentos de três pontos e 48,7 de lançamentos de campo e 91,4 nos lances livres.