Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Direco da FAB recusa assumir evento

Melo Clemente - 30 de Maio, 2017

Nelson Sardinha recusou a prestar quaislquer esclarecimentos sobre o Afrobasket

Fotografia: Domingos Cadencia | Edies Novembro

Apesar do site da Fiba -Mundo dar como certa a realização da 29ª edição do Campeonato Africano das Nações de basquetebol em seniores masculino, vulgo Afrobasket, no país, no mês de Setembro, a direcção da Federação angolana da modalidade continua remetida ao silêncio.

Durante a conferência de imprensa que a direcção do órgão reitor da modalidade promoveu na segunda-feira, que serviu para a apresentação das equipas técnicas nacionais, Nelson Sardinha "Futuro", actual secretário-geral da FAB, recusou-se a prestar qualquer esclarecimentos relativamente à 29ª edição do Campeonato Africano das Nações.

"Até ao momento, não sabemos onde será realizado o Campeonato Africano das Nações...portanto, é um assunto que não nos diz respeito", disse de forma irónica o secretário-geral da FAB, Nelson Sardinha "Futuro", antigo internacional angolano.Sem  definição de datas, o site do órgão reitor da modalidade no mundo, dá como certa a realização do Campeonato Africano das Nações, em Angola.

Entretanto, a Fiba-Afrique convidou Angola a fim de acolher o evento, que inicialmente estava marcado para a  República do Congo Brazzaville, que alegou problemas logísticos, como estar na base da desistência. A direcção da Federação deu a conhecer ao Ministério da Juventude e Desportos sobre a pretensão da Fiba -Afrique, está agora a decisão dependente do Executivo Angolano.

Mundial
Sousa e Fernando entre os destaques


Sílvio Sousa, Bruno Fernando, Valdir Manuel e Glofate Buiamba constituem os principais destaques na lista de convocados do seleccionador  nacional de sub-19, Raul Duarte, divulgada ontem, com  vista a disputa do Campeonato do Mundo da categoria, competição que vai  decorrer de 01 de 9 de Julho, no Cairo, capital política do Egipto.

Sílvio Sousa e Bruno Fernandes foram os principais obreiros das conquistas dos Afrobasket´s de sub-16 e sub-18, respectivamente, sob liderança do técnico Manuel Silva "Gi", que agora assumiu o comando técnico dos hendecacampões africanos da "bola ao cesto".
Por seu lado, Valdir Manuel falhou não só o Campeonato Africano das Nações de sub-16, como o Afrobasket de sub-18, disputou só  o Campeonato do Mundo de su-17, competição disputada no Dubai.

Glofate Buiamba, extremo do Atlético Sport Aviação (ASA), esteve em bom plano nos Jogos Sem Fronteiras realizados nos Estados Unidos da América.O Clube Central das Forças Armadas Angolanas foi o conjunto que forneceu o maior número de atletas, em número de quatro, seguido do Atlético Petróleos de Luanda, com três jogadores.

Lista completa da Pré-Selecção Nacional de sub-19: Childe Dundão, Cley Cabango e Cristiano Xavier, todos do Atlético Petróleos de Luanda, Milton Valente, Jilson Bango, Tárcio Domingos e Délcio Sebastião, 1º de Agosto, Jonatão Ndjungu, Grupo Desportivo Interclube, Glofate Buiamba, Atlético Sport Aviação (ASA), Geraldo Santos, Futebol Clube Vila Clotilde, Sílvio Sousa e Bruno Fernando, ambos do IMG Academy dos Estados Unidos da América, Valdir Manuel, do The Patrick School dos estados Unidos da América, Eric Amândio e Rifen Miguel, ambos do West Oaks Academy dos Estados Unidos da América, Levy Miguel, Casper College dos Estados Unidos da América, e Melvyn da Silva, do Ja Vich Clermont Métropole dos Estados Unidos da América.