Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Drio Antnio abandona seleco Sub-18

Juscelino da Silva - 28 de Julho, 2018

Jovem angolano (de crculo cabea) vai para os Estados Unidos da Amrica

Fotografia: Santos Pedro | Edies Novembro

O extremo-poste Dário António, de 1,98 metros e 125 kg,  a principal referência do cinco nacional, abandonou os trabalhos da selecção nacional de Sub-18 masculina que prepara a participação no Campeonato Africano das Nações a ter lugar em Mali a partir de 24 de corrente.
O jovem atleta formado na escola do Petro de Luanda está de malas aviadas para os Estados Unidos da América, onde vai jogar numa das Universidades. O atleta de 18 anos de idade deve deixar o país na próxima quarta -feira.
Para o evento que devia começar no passado dia 10 do corrente, o seleccionador nacional Manuel Silva \"Gi\" está preocupado com o sector interior do grupo. A posição zero-cinco preocupa Manuel Silva, que lamenta a estatura dos atletas e as dores de cabeça aumentaram a poucos dias para o início do evento continental.
Do que restou, Angola dispõe de atletas franzinos na posição zero-cinco. Manuel Silva lamentou a ausência do jogador mais corpulento.
\"Vamos defrontar atletas do Mali, que são bem constituídos fisicamente em relação aos nossos atletas. O Dário António era a mais-valia para o cinco nacional. Conversei com os pais do menino no sentido dele poder ficar mais alguns dias, mas sem sucesso\", lamentou.
Gi prepara um grupo para revalidar o troféu conquistado em 2016 em Kigali, capital do Ruanda, revestido de ausências. Com o abandono confirmado de Dário António, o extremo Selton Miguel constitui a grande ausência dos trabalhos da selecção. O atleta da Academy Saratosa do Estado de Florida, Estados Unidos da América, é aguardado a qualquer momento para integrar o grupo até à próxima terça-feira.
A preparação decorre a meio-gás em Luanda. A falta de um estágio competitivo obriga a selecção realizar jogos com Mistos de Jogadores que actuam no Unitel Basket. Perdeu por 55-67 com Amigos de Lukeny, 66-70 e 45-59 com Amigos do Childe, 69-77 com Universidade Lusíada e ganhou ontem os Amigos de Ricardo Ucuamba por 80-70.
Manuel Sousa destacou a evolução do grupo e pediu à FAB mais atenção às selecções de escalão de formação.
\"Sei que as atenções estão viradas à selecção sénior masculina, mas é preciso olhar para esses meninos que também trabalham todos os dias nos seus clubes e representam o país\", disse.
A triagem final acontece no dia 4 de Agosto e até lá os lançamentos de curta e longa distância dominam as sessões de treino.