Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Eduardo Mingas sucede Kikas

Melo Clemente - 25 de Junho, 2015

Caso o grupo não embarque este final de semana, a viagem deve acontecer no dia seis de Julho, altura em que o extremo base, Olímpio Cipriano, se junta ao grupo de trabalhos.

Fotografia: Melo Clemente

O extremo poste, Eduardo Mingas, vai assumir a braçadeira de capitão da Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos, que 19 a 30 de Agosto do ano em curso, na Tunísia, disputa a fase final da 28ª edição do Campeonato Africano das Nações da modalidade, prova selectiva aos Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro, Brasil, em 2016.

Aos 36 anos de idade, 106 kg, o extremo poste do Recreativo do Libolo e da Selecção Nacional vai assumir a braçadeira de capitão do cinco nacional, sucedendo Joaquim Gomes "Kikas", atleta que não foi convocado pelo seleccionador nacional, Moncho López, por opção técnica, a semelhança do extremo, Islando Manuel.

Joaquim Gomes "Kikas" que conta no seu currículo  com sete Afrobasket`s conquistados, para além quatro presenças em fases finais de Campeonatos do Mundo e três presenças em Jogos Olímpicos, isto em seniores, e o jovem Islando Manuel fizeram parte do grupo que disputou o Campeonato do Mundo de Espanha, em 2014.

Com a ausência do jogador mais titulado no activo, a braçadeira de capitão que temporariamente se encontra com Felizardo Ambrósio, vai ser entregue a Eduardo Mingas, tetra campeão africano. Depois deter sido "adjunto" nas mais variadas competições internacionais, Eduardo Mingas vai assumir pela primeira vez a braçadeira de capitão. Em duas décadas e meia de domínio absoluto no continente berço da humanidade, o "cavalo de força", como é carinhosamente tratado nas lides do basquetebol, torna-se no oitavo capitão da Selecção Nacional, que ostenta nesta altura 11 títulos africanos.

António Ribeiro Guimarães, irmão mais velho do antigo seleccionador nacional, José Carlos Guimarães, foi o primeiro capitão do cinco nacional.
Gustavo Vaz da Conceição, Ângelo Victoriano, Aníbal Moreira, Herlânder Coimbra, Carlos Almeida e Joaquim Gomes "Kikas" constam igualmente do naipe de jogadores que ostentaram a braçadeira de capitão da Selecção Nacional.

Entretanto, com o grupo ainda incompleto, a pré-selecção nacional realiza hoje, a partir das 10h00, no Ginásio do Instituto Superior Politécnico de Ciências, sita no distrito de Belas, mais uma sessão de treinos, por sinal, a quarta da semana, com a presença de apenas quatro atletas, nomeadamente, Riggie Moore, Felizardo Ambrósio, Edson Ndoniema e Hermenegildo Santos.

A pré-selecção nacional deve deixar a capital do país, Luanda, em princípio entre os dias 28 e 29 do mê em curso, já com a integração dos atletas que actuam no país, sendo que os "amaricamos" (Yancick Moreira e Sílvio Sousa) devem juntar-se ao grupo já no Reino de Espanha. Caso o grupo não embarque este final de semana, a viagem deve acontecer no dia seis de Julho, altura em que o extremo base, Olímpio Cipriano, se junta ao grupo de trabalhos.

Eis os convocados para operação Tunísia: Armando Costa, Hermenegildo Santos, Edmir Lucas, Edson Ndoniema, Reggie Moore, Felizardo Ambrósio (1º de Agosto), Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas e Valdelício Joaquim (Libolo), Roberto Fortes, Domingos Bonifácio e Leonel Paulo (Petro de Luanda), Yanick Moreira (Universidade Metodista de Dallas/EUA) e Sílvio Sousa (Monte Verde High School/EUA).