Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Elisa Pires valoriza jogos no Provincial

Juscelino da Silva - 28 de Maio, 2018

Seleccionadora nacional est regozijada pela evoluo das convocadas

Fotografia: Jos Cola

Sem o plantel completo, a Selecção Nacional feminina de Basquetebol de Sub-17 procura entrosar os sistemas tácticos a exibir no campeonato do mundo a decorrer na cidade de Minsk, capital de Bielorrússia. A seleccionadora Elisa Pires valoriza os jogos que efectua no campeonato provincial de Luanda.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, após a derrota diante do 1º de Agosto por 33-85, no pavilhão Victorino Cunha, Elisa Pires exaltou \"o aperfeiçoamento das variantes tácticas\" e manifestou a satisfação pela integração da base Teresa Miguel e da extremo Odeth Mbemba.
\"A nossa avaliação é positiva, não obstante o resultado abismal. A nossa equipa sofre no \'provincial\', mas notámos a evolução das meninas; já conseguem marcar pontos. Acreditamos que vão fazer coisas boas na terceira e na quarta voltas\", disse esperançada.
Para Elisa Pires, \"a movimentação das meninas na saída ao primeiro, segundo e terceiro passos já é notável\" e isso resulta das \"dificuldades que as mais velhas criam ao grupo\".
\"Queremos as complicações para que tenhamos maior movimentação defensiva\", justificou.
A seleccionadora nacional vai estar mais satisfeita, quando chegarem ao país Aléixa Dizeko, atleta do Sion da Suíça, e Rafaela Henriques, do Benfica do Montejo - Portugal. As duas atletas podem desembarcar no país a qualquer momento. 
\"Temos a consciência de que devemos melhorar os passes, as finalizações e lances livres. Estamos no bom caminho. Com a integração das atletas, que actuam no estrangeiro, vamos estar a cem por cento\", disse.
Elisa Pires agradece à Federação Angolana pelo apoio ao grupo de trabalho. As meninas dispõem de lanches e de subsídios de transporte, \"o que é mais importante\".

NO ESTRANGEIRO
1º de Agosto procura reforços


A direcção do 1º de Agosto está no mercado à procura de reforços para a sua equipa principal de basquetebol sénior feminina. As militares pretendem atacar com êxito todas as competições da presente época.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, no final do jogo com a Selecção Nacional de Sub-17, em que venceu por 83-33, o treinador do 1º de Agosto, Jaime Covilhã, assegurou que a direcção vai manter a base principal da época passada e reforçar as posições mais fragilizadas. As três novas jogadoras já estão identificadas. O número um da equipa técnica não avançou as nacionalidades nem as posições das jogadoras. Justificou que a saída da extremo-poste Sónia Guadalupe, que pôs fim a carreira desportiva, requer outros reforços.
"Se tudo correr bem, os contratos vão ser fechados na próxima semana. A chegada ao país está aprazada para o dia oito de Junho, uma semana antes da Supertaça de Angola", disse.
O treinador do 1º de Agosto manifestou-se "feliz" pela criação das equipas do Interclube-B e 1º de Agosto-B, dois conjuntos que animam o campeonato provincial de Luanda.
"A  presença das duas equipas aumenta a competitividade quer nas provas provinciais quer nacionais. Actualmente, temos o Desportivo do Maculusso, Interclube e 1º de Agosto com duas equipas cada e a selecção nacional de Sub-17 no provincial de Luanda. Felicito às direcções do Interclube e do 1º de Agosto pela coragem de criar essas equipas", disse.
                                              
NBA
Warriors e Rockets
decidem hoje a final


Desde 1979, é pela primeira vez que as finais das duas conferências são resolvidas em "negra". Os play offs da NBA 2017-2018 estão quentes.
Na conferência Oeste da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), os campeões Golden State Warriors forçaram o jogo 7 ao vencerem em casa os Houston Rockets, desfalcados de Chris Paul, por 115-86. Hoje, Klay Thompson garantiu uma equipa preparada para ir a Houston e discutir o apuramento para a final.
"Não queria ir para casa. Trabalhámos demasiado esta época para  não irmos à casa. É para isto que jogamos", afirmou Klay Thompson, no final do encontro.

O JOGO
Obrigados a vencer para se manterem na corrida a uma quarta final consecutiva, os detentores do ceptro chegaram ao fim do primeiro período a perder por 17 pontos (22-39), mas reagiram no segundo (29-22) e viraram o jogo no terceiro (33-16). Os campeões 'arrasaram' no quarto quarto (31-9) e fecharam por 84-77.
Klay Thompson, com 35 pontos, dos quais nove 'triplos' marcados, em 14 tentados, foi o maior responsável pelo triunfo dos Warriors, que, na segunda parte, lograram um parcial de 55-20 até 4.28 minutos do fim, quando os treinadores perceberam que o jogo estava 'terminado' e colocaram as segundas linhas.
Nos anfitriões, ainda sem Andre Iguodala, o destaque também foi para Stephen Curry (29 pontos), Kevin Durant (23) e Draymond Green, embora com apenas seis 'tiros' de campo marcados, em 17 tentados, e os 10 ressaltos e nove assistências.
Por seu lado, James Harden, com 32 pontos, nove assistências e sete ressaltos, liderou os Rockets, mas, como quase todos os seus companheiros, esteve melhor na primeira parte do que na segunda, e cometeu nove perdas de bola.
Eric Gordon, com 19 pontos, Trevor Ariza, com 12, Gerald Green, com 11, e Clint Capela, com 15 ressaltos, também deram contribuições positivas, num conjunto que não conseguiu fazer esquecer a ausência do lesionado Chris Paul.
À madrugada de hoje, o Boston Celtics recebeu Cleveland Cavaliers no sétimo jogo da Conferência Este. As equipas estavam empatadas a 3-3. Lebron James procurou a oitava final consecutiva e a nona da carreira.