Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Em busca do passe

Melo Clemente - 26 de Março, 2017

Selecção Nacional começa a definir hoje caminhada para o Afrobasket do Congo Brazzaville

Fotografia: Paulo Mulaza

Depois de ter folgado ontem, por imperativo de calendário, os hendecacampeoes africanos, agora na versão Manuel Silva \"Gi\", começam esta tarde a definir o percurso, rumo à cidade de Brazzaville, palco da maior cimeira desportiva a nível da \"bola ao cesto\".

Para esta empreitada, o seleccionador nacional levou consigo os melhores jogadores que actuam na 39ª edição do BIC Basket, com realce para Eduardo Mingas, poste do Recreativo do Libolo, que em 2015 havia renunciado o cinco nacional, Olímpio Cipriano, extremo-base do Libolo, que falhou a última edição do Afrobasket, por lesão, Armando Costa, Milton Barros, Valdelício Joaquim, Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Leonel Paulo, Reggie Moore, todos internacionais angolanos.

Apesar do favoritismo do combinado nacional, onze vezes campeão africano, o seleccionador nacional, Manuel da Silva \"Gi\", alertou sobre a necessidade da sua rapaziada entrar determinada na partida, por formas a não serem surpreendidos pelos sul-africanos, que a par de Angola, almejam igualmente carimbar o passaporte para o Campeonato Africano das Nações do Congo Brazzaville, competição que vai contar com a participação de 16 nações subdivididas em quatro grupos de quatros selecções cada.

\"A África do Sul tem subido gradualmente de rendimento. Temos de entrar determinados para a quadra, por formas a não sermos surpreendidos na partida. Apesar de sermos os principais favoritos teremos de provar este nosso potencial dentro da quadra\", alertou o seleccionador nacional, Manuel Silva \"Gi\".

O técnico campeão africano de sub-16 e sub-18, respectivamente, vai seguramente montar uma equipa que seja capaz de neutralizar as acções ofensivas da África do Sul. O base Armando Costa é, em princípio, o principal armador do combinado nacional. Eduardo Mingas e Felizardo Ambrósio \"Miller\" vão cuidar do jogo interior dos hendecacampeoes africanos, ao passo que Islando Manuel e Olimpio Ciprino serão os extremos.

Fidel Cabita, extremo do Grupo Desportivo Interclube, faz a sua estreia no cinco nacional.

Em declarações à comunicação social, Manuel Silva \"Gi\" assegurou que os doze eleitos estão em prontidão para o torneio de apuramento ao Afrobasket do Congo Brazzaville.

\"Todos jogadores terão a mesmo oportunidade, ou seja, os jogadores que foram eleitos para esta campanha estão em condições de jogar inclusive os atletas estreantes\", asseverou o Seleccionador nacional. Entretanto, do lado sul africano, reina uma certa esperança. Apesar de reconhecer o poderio da Selecção Nacional, o técnico da África do Sul não escondeu o desejo de vencer a similar de Angola.

\"Sabemos que Angola é uma grande potência africana e mundial, mas, ainda assim, tudo faremos para conseguirmos uma vitória\", revelou o comandante Sul africano. Amanhã, segunda-feira, os hendecacampeoes africanos voltam a entrar em cena, defrontando o país anfitrião, a Zâmbia, em partida referente à terceira jornada do Grupo A.

O torneio de apuramento será disputado no sistema de todos contra todos a duas voltas, apurando-se para a fase final do Afrobasket do Congo Brazzaville a primeira classificada.


Taça de Angola
Aviadores estão próximos dos quartos


A formação do Atlético Sport Aviação (ASA) está mais próximo dos quartos-de-final da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculino, ao derrotar sexta-feira última, a similar do Futebol Clube Vila Clotilde, por 56-106, em partida referente à primeira mão dos oitavos de final da aludida competição.

As duas colectividades voltam a defrontar-se no dia 31 de do mês em curso, para a segunda mão dos oitavos de final da segunda maior competição a nível da \"bola ao cesto\".

Os aviadores vulgarizaram completamente a jovem formação do Futebol Clube Vila Clotilde, que não teve argumentos para neutralizar as acções ofensivas da turma aviadora.

Com este resultado, os pupilos de Carlos António Dinis, deram um passo gigantesco, rumo aos quartos de final da Taça de Angola.

Já o Progresso Associação do Sambizanga se apurou para os quartos-de-final da Taça de Angola, afastar o Haja Sport do Lubango.

Os pupilos de Alberto de Carvalho de \"Gi\" vão enfrentar nos quartos -de-final a formação do Recreativo do Libolo. Os quartos-de-final começam a ser jogados no dia 4 de Abril.

O Interclube vai medir forças com o Atlético Petróleos de Luanda, ao osso que o 1º de Agosto terá pela frente a Marinha de Guerra.  Já o ASA medirá forças com a Lusíada.                   


Homenagem
Ângelo da Veiga
recebe Interclube


O ministro do Interior, Ângelo da Veiga Tavares, recebe amanhã, numa das salas de reuniões do seu ministério, a formação do Grupo Desportivo Interclube, campeã africana de basquetebol em seniores feminino, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte do clube adstrito à Polícia Nacional.

A formação da Polícia Nacional venceu a última edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores feminino, competição disputada na capital moçambicana, Maputo, em Novembro de 2016.

As polícias destronaram a arqui-rival, 1º de Agosto, que não foi para além do quarto lugar da referida competição. Depois de ter vencido a maior parte das provas nacionais, com destaque para o campeonato nacional e a Taça de Angola, as polícias coleccionaram mais um título africano para a sua galeria.