Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Embaixadores acertam detalhes para Taa dos Clubes Campees

Paulo Caculo - 03 de Novembro, 2014

Recreativo do Libolo e 1 de Agosto principais candidatos conquista dos primeiros lugares da competio

Fotografia: Jornal dos Desportos

As formações do 1º de Agosto, em ambas as classes, Recreativo do Libolo (masculino) e Grupo Desportivo Interclube, em feminino,  acertam os últimos detalhes, com vista a disputa do zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores, prova a decorrer de 8 a 15 do mês em curso, em Maputo.Entre os representantes angolanos, a formação sénior feminina do Grupo Desportivo Interclube vai ser a primeira a pisar solo moçambicano, pois segue hoje viagem (ver peça a parte) para o país do Índico.

Antes da viagem, a formação adstrita à Polícia Nacional vai realizar a última sessão de treinos, no Pavilhão 28 de Fevereiro, para acertar detalhes.A comitiva do 1º de Agosto vai ser a última a deixar Luanda no dia sete.Já a equipa do Recreativo do Libolo, actual campeão nacional, tem a sua viagem para Maputo marcada o dia 6, dois dias antes do arranque da prova selectiva para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos da “bola ao cesto”.

Sem as sua principais unidades, designadamente, Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Braúlio Morais e Francisco Machado, todos a recuperarem da intervenção cirúrgica a que foram submetidos ao joelho esquerdo, o técnico português ao serviço da formação da vila de Calulo, Norberto Alves, vai aproveitar a experiência de jogadores como Eduardo Mingas, poste, Milton Barros, base, Luís Costa, extremo base, Valdelício Joaquim, poste, todos internacionais angolanos, para além do gambiano Moses Sonko, extremo base, e  a norte-americana Eric Coleman, extremo poste, para assegurar o apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões  Africanos da “bola ao cesto”.

Aliás, depois de ter conseguido a medalha de bronze na competição africano, no ano da sua estreia como técnico principal do Recreativo do Libolo, Norberto Alves assumiu publicamente que vai lutar pelo passe de acesso à fase final, para posteriormente  brigar pela coroa africana, que está em posse do 1º de Agosto, conjunto que já conquistou em oito ocasiões a referida competição,  por isso, a equipa mais titulada do continente africano.O técnico libolense vai aproveitar os três dias que restam, antes da viagem, para colmatar eventuais debilidades que o grupo possa ainda apresentar.O mesmo de se pode dizer do 1º de Agosto, quer em masculino, quer em feminino. As formações do 1º de Agosto têm cinco dias para acertar os pormenores.

Conquistar o zonal de apuramento à fase final da Taça de Clubes constitui a principal aposta do técnico Paulo Macedo, que vai à busca do seu terceiro anel continental. Representantes de dez países vão marcar presença no certame, nomeadamente, Angola, Zâmbia, Zimbabwe, Suazilândia, Namíbia, África do Sul, Botswana, Lesotho, Malawi e Moçambique. A prova apura os dois primeiros classificados para a fase final .