Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Equipa do 1 de Agosto pensa em dois reforos

Melo Clemente - 26 de Maio, 2013

Jos Monis acredita que a equipa vai repetir a proeza da poca recm terminada

Fotografia: Jornal dos Desportos

Depois do êxito alcançado na época recém terminada, que culminou com a conquista de quatro dos seis troféus em disputa, a direcção do 1º de Agosto já está no mercado à procura de reforços para a equipa sénior masculina de basquetebol, tendo em vista a época desportiva 2013/2014, garantiu o vice-presidente José Monis.

Sem adiantar nomes e muito menos a proveniência dos dois atletas que vão reforçar o plantel do actual campeão nacional em título, por estarem em fase de negociações, o vice-presidente para a área de basquetebol dos militares revelou apenas que se trata de um extremo e um poste.
“Apesar de estarmos ainda em período de festa, dado à época brilhante que tivemos, já começamos a trabalhar para a temporada 2013/2014. Sentimos que a nossa equipa precisa de ser reforçada, daí que estamos em negociações com alguns jogadores que se mostraram disponíveis a fazerem parte do nosso projecto”, afirmou José Monis.

Questionado sobre possíveis saídas de jogadores, o vice-presidente do clube rubro-negro afirmou “que no momento certo, a comunicação social e a massa associativa do clube vão ficar a saber das entradas e possíveis saídas”.
José Monis disse ainda que o processo de renovação da equipa iniciado na temporada passada vai continuar, por formas a preparar o grupo para os próximos seis anos.

“O nosso projecto é a longo praza, por isso, temos de preparar uma equipa que garanta troféus nos próximos seis anos, daí que a renovação do plantel tenha de ser uma constante”, disse.
Indagado sobre os êxitos alcançados pela equipa na temporada recém terminada, em que arrebatou a Supertaça Wladimiro Romero, Taça Victorino Cunha, Campeonato Nacional e Taça dos Clubes Campeões Africanos, José Monis afirmou que “por reconhecer a competência do técnico Paulo Macedo, os troféus alcançados não são de todo surpresa”.

“Sabíamos da competência do técnico Paulo Macedo, por isso é que decidimos colocá-lo como técnico principal. Foi um trabalho árduo porque não é fácil renovar uma equipa e manter os índices de produtividade”, referiu o vice-presidente para o basquetebol.
José Monis reconheceu a necessidade de se valorizar cada vez mais os técnicos angolanos, desde que sejam competentes, porque, no seu entender, os treinadores estrangeiros que vierem treinar as equipas angolanas têm de estar acima dos nacionais.

O Jornal dos Desportos soube que o extremo, Felipe Abraão, campeão africano em 2009, e Hélder Ortet, devem abandonar a equipa rubro-negra, ao passo que Edson Ndoniema, atleta que representou as cores do Recreativo do Libolo está de entrada no clube


BASQUETEBOL EM CADEIRAS DE RODAS
Cidadela e Kabuscorp decidem hoje título


A IX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em cadeira de rodas, que o Cuito, capital da província do Bié, alberga desde 17 de Maio último, termina hoje com a disputa do jogo da final.
Para o efeito, batem-se, a partir das 9h30, no Pavilhão do Sporting do Bié, no Cuito, as equipas do Complexo da Cidadela Desportiva e do Kabuscorp de Cabinda, que se mostraram muito regulares durante a prova.

As duas equipas ganharam o direito de estar nesta final da competição depois de ultrapassarem os Mistos do Moxico e do Bié, por 85-34 e 84-37, nos jogos das meias-finais, disputados sexta-feira última. Cidadela Desportiva e Kabuscorp de Cabinda passearam classe na prova.
Por esse facto, o Pavilhão do Sporting do Bié deve testemunhar uma disputa acesa entre estas duas equipas, que conseguiram passar incólumes pelos seus adversários neste campeonato nacional.

TERCEIRO LUGAR
No jogo disputado na manhã de ontem, o Misto do Bié, conjunto anfitrião, superou o seu confrade do Moxico, por 55-50, assegurado, em consequência disso, o terceiro lugar.
SÉRGIO V. DIAS, NO CUITO


REVELAÇÃO
Mário Correia
pode deixar clube


O internacional cabo-verdiano Mário Correia, extremo base, pode abandonar a formação do 1º de Agosto, caso o processo de nacionalização não se efective antes do início da época desportiva 2013/2014, disse o vice-presidente para o basquetebol da turma militar.
Em fim de contrato, o extremo base cabo-verdiano, campeão nacional pelo 1º de Agosto na temporada 2010/2011, foi cedido a meio da época ora finda ao ASA, em virtude do “excesso” (dois) de estrangeiros no plantel militar.

“O número limite de estrangeiros em cada equipa é dois e nós tínhamos três, razão pela qual não conseguimos utilizar o Mário Correia. Demos entrada do processo para nacionalizar o atleta, mas até hoje não temos resposta positiva. Se conseguirmos nacionalizar o atleta antes do início da época 2013/2014, vamos poder contar com ele. Se não, vamos mesmo perder o atleta”, lamentou José Monis.   
M.C 


FINAL

Boavida Neto
marca presença


A final da IX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em cadeira de rodas, que encerra hoje no Cuito, Bié, conta com a presença do governador provincial, Boavida Neto, confesso amante do desporto.
O governante assiste, a partir das 9h30, a este duelo da final entre o Complexo Desportivo da Cidadela e o Kabuscorp de Cabinda.
O Campeonato Nacional de basquetebol em cadeiras de rodas deste ano superou já a expectativas em termos desportivos, com as equipas a atingirem números nunca antes vistos no que toca a pontos marcados.

À passagem da primeira fase deste certame, já estavam contabilizados 2617 pontos. Nas anteriores edições, segundo coordenador da actual prova, Lino Chimuco, a média nunca havia passado para lá dos 600 ponto convertidos.O “Nacional” serve de antecâmara para o “Africano” da categoria, previsto para a segunda quinzena de Setembro no país, depois de ter sido a retirada a organização ao Egipto, devido aos problemas políticos que esta Nação do Norte do continente enfrenta.                              
SVD, NO CUITO 




Breves

Miguel Lutonda joga em Ndalatando

Uma partida de basquetebol entre os amigos de Miguel Lutonda e o misto do Kwanza-Norte realizou-se ontem, no pavilhão Gimnodesportivo José Eduardo dos Santos, em Ndalatando, no quadro das celebrações dos 57 anos da fundação da cidade capital da província, a assinalar-se a 28 deste mês. Uma comitiva afecta à organização do antigo “astro” do basquetebol nacional encontra-se desde quinta-feira na cidade.


Indiana Pacers travam Miami Heat
Os Indiana Pacers empataram 1-1 a final da Conferência Este, ao vencerem no recinto dos Miami Heat, actuais campeões, na madrugada de ontem. Após a derrota no jogo inaugural, os Pacers contrariaram os prognósticos e vencerem em casa dos Heat por 97-93, beneficiando de uma recta final pouco inspirada da maior figura dos campeões, LeBron James, autor de dois “turnovers” no último minuto do jogo.