Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Equipas acertam últimos detalhes

Melo Clemente - 21 de Abril, 2016

Kuduristas vão abrilhantar a noite da grande final da segunda maior competição do calendário desportivo da FAB

Fotografia: Paulo Mulaza

As formações do Atlético Petróleos de Luanda e do Recreativo do Libolo realizam hoje, quinta-feira, a derradeira sessão de treinos, a fim de corrigirem eventuais debilidades, antes do embate de amanhã, sexta-feira às 19h00 no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, para a decisão da final da 32ª edição da Taça de Angolana de basquetebol em seniores masculino.

Sob liderança do camaronês Lazere Adingono, que não vai poder orientar a equipa, em virtude de estar a cumprir castigo federativo, os petrolíferos aprimoram  hoje os aspectos técnicos e tácticos.A defesa, um dos sectores de maior preocupação do técnico Lazare Adingono, vai merecer seguramente uma atenção especial na sessão prevista para o dia de hoje.

O veterano Reggie Moore, poste,  que se transferiu na época transacta do Clube 1º de Agosto para o rival Atlético Petróleos de Luanda, tem sido a principal figura da equipa do Eixo-viário, a par do Leonel Paulo, extremo posto.Moore, campeão africano em 2013, foi o melhor marcador da fase regular da 38ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BIC Basket, com 317 pontos. 

Gerson Gonçalves, medalha de ouro dos XI Jogos Africanos de Brazzaville  e Domingos Bonifácio são outras duas unidades que têm estado em grande destaque no plantel petrolífero.Entretanto, no Recreativo do Libolo os índices motivacionais estão em alta, depois de ter afastado das meias-finais o poderoso 1º de Agosto. Braúlio Morais, base, a contas com uma lesão num dos joelhos, constitui a única preocupação do técnico português, Norberto Alves. Durante a sessão de treinos de hoje, o técnico vai incidir os seus trabalhos fundamentalmente na componente defensiva.

NBA
San Antonio vence
fácil Memphis Grizzlies


A fechar a noite de terça-feira dos play-offs da NBA, o San Antonio Spurs venceu com tranquilidade o Memphis Grizzlies por 94-68 e abriu 2 - 0 na série. Na noite em que Kawhi Leonard recebeu o prémio de melhor jogador defensivo da temporada, a equipa texana mostrou  força e a regularidade do seu elenco: nenhum jogador ficou mais de 27 dos 48 minutos em quadra.

No primeiro quarto da partida, o Spurs dobrou a pontuação dos rivais, fechou em 22-11 – foi o pior quarto da franquia de Memphis na sua história nos play-offs. No restante do jogo, os mandantes apenas administraram e aumentaram a vantagem, venceram todos os quartos.O cestinha do San António e do jogo, foi o reserva Patty Mills que anotou 16 pontos em pouco mais de 19 minutos em quadra. Kawhi Leonard contribuiu com 13 pontos e três ressaltos. Tim Duncan fez  três pontos, todos em lances livres – foi a primeira vez na carreira que o poste acabou uma partida a pontuar sem nenhum arremesso de quadra.

Do lado do combalido e desfalcado Grizzlies, destaque para Zack Randolph, com um duplo -duplo de 11 pontos e 12 ressaltos. O veterano Tony Allen foi o cestinha da equipa com 12 tentos saído do banco.Com as duas vitórias no Texas, a série agora vai para Memphis, no Tennesse, para as duas próximas partidas. As duas equipas voltam à quadra amanhã, sexta-feira.