Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Equipas lutam por uma vaga no Nacional

GAUDNCIO HAMELAY | NO LUBANGO - 03 de Setembro, 2018

O nosso objectivo obter o passe de acesso ao Unitel Basket 2018-2019",

Fotografia: Arimateia Baptista | Edies Novembro

Cinco equipas em representação das províncias de Luanda, Benguela, Huíla e Namíbe lutam até o dia 9 do corrente mês, na cidade do Lubango, por uma vaga no Unitel Basket 2018-2019. Tratam-se de Taty Investiment de Cabinda, Heja Sport Clube de Lubango, Sporting Clube de Lubango, Clube Formativo Desportivo Kwanza de Luanda e Clube Desportivo ABC do Namibe.
Munidos de sonhos, cada equipa procura fazer o melhor para constar entre os grandes do basquetebol nacional. Uma vaga para cinco concorrentes está a criar grande expectativa. O pavilhão Multiusos da Nossa Senhora do Monte tem sido pequeno para albergar os espectadores.
O técnico do Clube F. Desportivo Kwanza de Luanda, Alberto Bumba, assegurou que espera fazer bons jogos a partir de hoje com a chegada de quatro atletas.
\"Queremos fazer bons jogos, apesar de termos uma equipa de Sub-23. Não conhecemos os adversários, mas vamos jogar para equilibrar todos os jogos. O nosso objectivo é obter o passe de acesso ao Unitel Basket 2018-2019\", disse.
Se a pretensão falhar, Alberto Bumba justifica que \"a equipa está no Lubango para fazer a diferença e demonstrar a aposta nas camadas de formação\".
Do Lobito chegou Edson Pires, treinador da Casa Pessoal do Porto local. O timoneiro revelou que constar no pódio é o objectivo. Garantiu ter uma equipa \"bem preparada\" para enfrentar os adversários, mas queixa-se do clima.
\"O clima do Lubango é muito pesado. Fizemos um treino após a nossa chegada e sentimos o efeito: fatiga dos jogadores\", disse.
Até ao encerramento da competição, o presidente da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, Henriques Albano, apela ao fair play para que haja \"bons jogos\". O dirigente junta-se às direcções do Heja Sport Clube e do Sporting de Lubango para desejar boa participação.
\"Gostaríamos de vê-las a vencer a prova\", disse.
Na fase regular, a competição é disputada no sistema de todos contra todos. Na outra fase, os jogos são a eliminar. Disputam-se as meias-finais e a final. No intervalo entre as duas fases, o calendário programou passeios turísticos, para as equipas participantes.