Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Equipas preparam Taça "Vitorino Cunha"

Hélder Jeremias - 19 de Outubro, 2013

Torneio em homenagem ao primeiro seleccionador angolano de basquetebol Vitorino Cunha tem partidas aliciantes no principal pavilhão da equipa sediada na Maianga

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os quatro primeiros classificados da última edição do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino (Bai Basket) efectuam os últimos acertos com vista a disputa da V edição do Torneio Vitorino Cunha, a realizar-se de 22 a 24 do corrente no pavilhão Vitorino Cunha, ex-Codenm.

Os militares, detentores do título, trabalharam durante a semana com muita intensidade os aspectos tácticos sob orientação do técnico Paulo Macedo. Além de se preparar para o torneio sob a sua égide, o 1º de Agosto projecta a presença no zonal VI de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, com palco na Zâmbia de 28 a 2 de Novembro.

O Atlético Petróleos de Luanda é outro clube que procura entrosar os sectores. Apesar de encarar o torneio organizado pelo 1º de Agosto como antecâmara para a fase preliminar do Campeonato Africano de Clubes, esmera-se no sentido de obter o segundo troféu que prestigia o antigo seleccionador nacional.

O Atlético Petróleos de Luanda tem a tarefa mais difícil na primeira jornada. Os pupilos de Lazaré Adingono vão enfrentar os meninos do Recreativo de Libolo, que trabalham às ordens dos adjuntos do ex-técnico Luís Magalhães.

Face ao equilíbrio competitivo das duas equipas, que ambicionam a conquista da primeira proeza da época 2013/2014, os especialistas vaticinam uma partida aliciante.

Outra formação com uma palavra a dizer é a do Interclube, orientada por Alberto de Carvalho “Ginguba”. A equipa da Polícia Nacional trabalha no pavilhão 28 de Fevereiro com muita acutilância, pois tem em vista o confronto da primeira ronda diante do 1º de Agosto. Os “polícias” pretendem contrariar o favoritismo dos anfitriões e proporcionar alegria aos adeptos.

O 1º de Agosto, na qualidade de anfitrião, venceu três das quatro edições do torneio em homenagem ao antigo treinador (2009, 2011 e 2012), ao passo que o Atlético Petróleos de Luanda se sagrou vencedor da segunda edição, em 2010.