Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Equipas projectam torneio do Kilamba

Juscelino da Silva - 08 de Junho, 2019

Fotografia: Nuno Flash | Edies Novembro

 Agitação total nos balneários. Tudo por causa do Torneio Aniversário da Centralidade do Kilamba. As 40 equipas participantes alteraram a rotina de preparação. Na última fase, as atenções estão viradas no lançamento de campo, resistência física e entrosamento entre os atletas federados e não federados. O evento decorre a partir do dia 15 do corrente nos campos dos quarteirões K-25 e W-17 daquela circunscrição habitacional.

A organização distribuiu as equipas em quatro grupos de 10 cada. A competição é disputada no sistema de todos contra todos a uma volta e apuram-se os vencedores de cada grupo para as meias-finais.

O Torneio Aniversário da Centralidade de Kilamba tem também como objectivo dar mais tempo de jogos aos atletas menos utilizados no Unitel Basket 2018-2019 e nos campeonatos europeus na presença pausa de fim da época. Mais de duas mil pessoas são esperadas nos dois campos para ver a evoluir os atletas Pedro Bastos, Yanick Moreira, Islando Manuel, Teotónio Dó, Benvindo Quimbamba, António Deogracio e outros.

A quinta edição conta com inovação. A organização do torneio vai proceder ao lançamento de Jogos das Estrelas durante a fase regular do torneio. O público e os treinadores vão ter a oportunidade de escolher os doze melhores atletas da competição. O jogo vai ser realizado antes da fase final do torneio.Vladimiro Miranda, membro da organização, assegurou ao Jornal dos Desportos que as condições estão criadas para o êxito da competição.

"Começámos o torneio em 2014 com seis equipas, na primeira edição. O número elevou para doze na segunda edição. Hoje, temos um universo de quarenta equipas, o que espelha o nível de adesão ao torneio. Para esta edição, temos tudo pronto para o arranque. Conseguimos ter o apoio da Administração do Kilamba, Enema, Polícia Nacional e Bombeiros", disse.O torneio vai decorrer num período de um mês e meio. A equipa do Kilamba é a detentora do troféu.      


STREET BASKET
 Ex-combatentes e  C.T.T discutema liderança

 Com 16 pontos, em nove jogos, resultantes de sete vitórias e duas derrotas, o Ex-Combatentes pode sagrar-se amanhã vencedora da primeira fase do torneio de basquetebol de rua, a Liga de Desenvolvimento, que decorre em vários campos de Luanda. A pretensão pode ser realizada em caso de vitória sobre o Bairro Popular em casa dos adversários. Os líderes marcaram 563 pontos e sofreram 444.

Do outro lado está o CTT. Os rapazes do Rangel têm os mesmos números e aguardam por uma escorregadia dos jovens do bairro Valódia para lograr o primeiro lugar. As duas equipas entram para a décima jornada com igualdade pontual (16).A última jornada da primeira fase é disputada hoje e amanhã. UGP recebe Labombas às 9h30, Exército defronta a Terra Nova às 11h30 no Morro Bento, Vila Alice joga com Zango às 15h00 e às 17h00, Imbatíveis jogam com ABC.

Amanhã, o G-Unit defronta Sequele às 9h30, às 11h30, CTT defronta Vila Pacífica, às 15h00, Bairro Popular enfrenta Ex-Combatentes e às 17h00, encerram a jornada Camadeira a defrontar Amigos do Vila.A equipa do Valódia tem o estatuto de melhor da competição por culpa das grandes exibições e por possuir o segundo melhor ataque. A G-Unit detêm o melhor ataque com 582 pontos.A prova vai sofrer um interregno de um mês e meio para dar lugar ao campeonato da Centralidade do Kilamba.
A competição começou a ser jogado no mês de Março e termina no final do ano. O reatamento acontece no mês de Julho. A competição conta com os apoios da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda, Sinotrans e Rádio Cinco.