Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Espanhóis querem Valdir Manuel

17 de Agosto, 2014

Valdir Manuel, atleta da selecção nacional de basquetebol masculina em sub-17, está a ser sondado por dirigentes espanhóis

Fotografia: AFP

Segundo apurou a Angop, no Dubai , o atleta do cinco inicial tem vindo a ser abordado por dirigentes e técnicos da Espanha, desde o mês de Julho, aquando do estágio de 40 dias que o "cinco" nacional efectuou naquele pais europeu, para o campeonato do Mundo.

Preponderante no esquema defensivo da equipa, o jogador é das unidades mais utilizadas pela equipa técnica e tem uma media de nove pontos por jogo. O atleta esteve em destaque nas duas vitorias até agora obtidas por Angola, diante das Filipinas e da equipa anfitriã.

Com quinze anos de idade e oriundo do Petro de Luanda, Valdir Manuel não se fez presente no campeonato africano em 2013 no Madagáscar, onde Angola se sagrou  campeão. A sua ausência deveu-se á  idade não permitida pela FIBA para competir na prova.


Primeiro jogador
indiano chega a NBA


O pivot Sim Bhullar tornou-se no primeiro jogador indiano da história da NBA a assinar um contrato com o Sacramento Kings. Bhullar, que nasceu em Toronto, se destacou na última Liga de Verão, torneio de pré-temporada usado para testar novos jogadores, ao conquistar o título com a equipa californiana, em Las Vegas.

Não é por acaso que o indiano foi parar no Kings, franquia que tem como proprietário o seu compatriota Vivek Ranadive, primeiro empresário do país a investir na liga norte-americana de basquetebol.

"Sempre acreditei que a Índia seria a próxima grande fronteira da NBA e a chegada de um jogador talentoso só pode contribuir para o crescimento exponencial do desporto no país", explicou.

'Gigante' de 2,26 m, Bhullar jogou dois anos na Universidade de Novo México, com média de 10,2 pontos, 7,2 rebotes e 2,9 tocos por partida. No Kings, o jogador de 21 anos disputa  a vaga de titular com DeMarcus Cousins.

Desde que a franquia foi comprada por Ranadive, em 2013, a televisão indiana transmitiu mais de vinte partidas da equipa ao vivo.