Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Estados Unidos já trabalha

30 de Julho, 2014

LeBron James e Kobe Bryant são os grandes ausentes

Fotografia: AFP

A selecção norte-americana masculina de basquete já trabalha para o Campeonato Mundial da modalidade, que se disputa entre 30 de Agosto a 14 de Setembro em Espanha, um conjunto sem LeBron James e Kobe Bryant, os principais artistas do conjunto são Kevin Durant e Derrick Rose.

O técnico Mike Krzyzewski tem 19 jogadores à disposição para os trabalhos de preparação, mas o grupo fica reduzido a 15 atletas no fim-de-semana, depois dos primeiros dias de actividade e um jogo-treino entre os  próprios jogadores, marcado para a noite desta sexta-feira. Depois, a equipa ganha alguns dias de descanso e volta a concentrar-se apenas no dia 14 de Agosto. Foram seleccionados apenas 12 atletas que viajam para o Mundial.

Os primeiros dias de preparação  vão ser em Las Vegas, para depois viajarem para Chicago, onde devem fazer  contra o Brasil o primeiro particular de preparação, no dia 16 de Agosto. Antes de partir para o palco da competição, a equipa norte-americana vai fazer  ainda mais dois jogos na cidade de Nova Iorque.

Os Estados Unidos  mantêm a invencibilidade de 36 partidas e conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e Pequim-2008, além do Mundial da Turquia de 2010.

A equipa que  vai a  Espanha, carece no  entanto, de experiência:
apenas cinco dos convocados já defenderam a equipa nacional, profissionalmente.
Os norte-americanos integram o Grupo C do Mundial, ao lado de Ucrânia, Nova Zelândia, Turquia, Finlândia e República Dominicana. Os quatro primeiros de cada grupo avançam para os oitavos-de-final em Espanha.

SUL-AMERICANO

A selecção da Venezuela é a  campeã do Campeonato Sul-Americano de Basquetebol de 2014, realizado na Ilha de Margarita, após vencer na grande final desta segunda-feira, a formação da Argentina por 74 -65. Antes mesmo da final, as duas equipas já estavam classificadas para os Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, no Canadá  e para o Pré-Olímpico das Américas. Esta última competição define as vagas do continente americano para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

NBA
Juiz autoriza venda
dos L.A Clippers


Um juiz autorizou a venda da equipa de basquetebol Los Angeles Clippers, por dois mil milhões de dólares a Steve Ballmer, ex-director executivo da Microsoft, decidiu que o proprietário Donald Sterling não pode impedir o negócio.

Após um julgamento de três semanas, o juiz Michael Levanas, do Tribunal Superior da Califórnia, decidiu na segunda-feira a favor da ex-mulher de Sterling, que tinha feito o acordo com Balmer. Donald Sterling defendia que a ex-mulher não tinha autoridade para fazer o negócio, dado que Shelly fez a transacção em nome da família, depois de peritos médicos terem declarado mentalmente incapaz de gerir a actividade da família. Em Abril, foi publicada uma gravação em que Donald Sterling tecia comentários racistas numa conversa com a sua namorada, o que levou o comissário da Liga norte-americana de basquetebol (NBA) bani-lo e lançar os procedimentos para a venda da franquia.