Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Estgio da seleco em marcha

Hlder Jeremias - 05 de Julho, 2014

Seleccionador nacional Elvino Dias vai anunciar os jogadores convocados para "Operao Nanjing" na prxima tera-feira

Fotografia: Kindala Manuel

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol e o Comité Olímpico Angolano ultimam os trâmites migratórios da Selecção Nacional sub-18 masculina com vista a presença nos Jogos Olímpicos da Juventude a decorrer de 16 a 28 de Agosto em Nanjing, na China.

O seleccionador Elvino Dias, disse ontem ao Jornal dos Desportos, que o programa de preparação e a lista nominal dos convocados vão ser enviados nos próximos dias ao Comité Organizador dos Jogos Olímpicos da Juventude, para que indique a data de embarque do combinado angolano à República da China.

Apesar de manter no anonimato os nomes dos atletas, cuja convocatória vai ser anunciada na próxima terça-feira, Elvino Dias exteriorizou a satisfação quanto às potencialidades do grupo, na qualidade de representante do continente africano.

O técnico está ciente das dificuldades que vai enfrentar diante das selecções mais cotadas do mundo, mas mantém a determinação dos "jovens talentosos de Angola". "Temos atletas que vão procurar jogar com toda a dignidade diante de qualquer adversário", teceu.

Elvino Dias liderou a equipa técnica da selecção nacional, que conquistou o título nos Jogos Africanos da Juventude, disputados de 22 a 31 de Maio em Gaberone, diante do Egipto. Cinquenta e quatro países participaram do evento, com excepção do Sudão do Sul, que se vê a braços com a instabilidade política. O feito de Angola exige que a prestação nos Jogos Olímpicos da Juventude seja digno de realce, para orgulhar as selecções africanas que não conseguiram o apuramento, conforme Elvino Dias.

No plano de preparação do combinado nacional em solo pátrio, a prioridade recai para a componente física, de acordo com o treinador. O ginásio da Sistec é o local escolhido para o efeito, ao passo que os aspectos técnicos e tácticos vão ser explorados durante o estágio em território chinês. Jogos de controlo com equipas locais constam da preparação. "A selecção nacional de Angola vai reunir terça-feira para darmos início aos trabalhos físicos no dia dez do presente. Damos primazia aos aspectos físicos, porque a equipa vai dispor de tempo suficiente para as outras componentes no estágio pré-competitivo, de forma que chegue para a competição na sua melhor forma desportiva", disse Elvino Dias.