Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

EUA bate o Brasil em jogo amistoso

18 de Agosto, 2014

EUA bate o Brasil em jogo amistoso

Fotografia: DR

A selecção brasileira de basquetebol masculino mostrou no sábado que tem condições de fazer uma boa campanha no Mundial da Espanha, que começa no próximo dia 30. Num amistoso na cidade de Chicago, a equipa comandada pelo técnico  Rubén Magnano fez um jogo duro contra a forte equipa dos Estados Unidos e perdeu por 95 a 78 (45-37 no primeiro tempo), mas com a vantagem no placar aumentada apenas nos minutos finais.

Quando os titulares estiveram em quadra, quinteto formado por Marcelinho Huertas, Leandrinho, Marquinhos, Tiago Splitter e Nenê , o Brasil jogou praticamente de igual para igual com os norte-americanos. No sábado, no entanto, o armador do Barcelona não teve uma grande actuação. Aliado a isso, a inconstância da equipa quando entraram os reservas culminou na derrota.

Depois de um péssimo final de primeiro quarto, 29 a 15 para os Estados Unidos , o Brasil reagiu nos períodos seguintes. Encostou no placar e  manteve-se na luta até ao quarto final. Chegou até a ficar apenas dois pontos atrás no terceiro período. Então, os norte-americanos  decidiram a partida e atropelaram os brasileiros.

BASQUETEBOL
Valdir pretendida
pela Espanha


Valdir Manuel, atleta da Selecção Nacional de basquetebol masculina em de-17, está a ser sondado por dirigentes espanhóis para jogar naquele pais europeu.

Segundo apurou a Angop, no Dubai, o atleta do "cinco" inicial tem vindo a ser abordado por dirigentes e técnicos de Espanha, desde o mês de Julho,  quando do estágio de 40 dias que o "cinco" nacional efectuou naquele país europeu, na antecâmara do campeonato do Mundo.

Preponderante no esquema defensivo da equipa, o jogador é das unidades mais utilizadas pela equipa técnica e tem uma media de nove pontos por jogo. O atleta esteve em destaque nas duas vitorias até agora obtidas por Angola, sendo diante das Filipinas e da equipa anfitriã.

Com quinze anos de idade e oriundo do Petro de Luanda, Valdir Manuel não se fez presente no campeonato africano em 2013 em Madagáscar, onde Angola se sagrou  campeã. A sua ausência deveu-se à idade não permitida pela FIBA para competir na prova.


A selecção ainda faz mais quatro partidas antes da estreia no Mundial contra a França. Primeiro, disputa um torneio amistoso contra a Lituânia, Eslovénia (donos da casa) e Irão, entre os 21 e 23. No dia 24, enfrenta o México, em Granada, no seu último amistoso.
"É um treino de alto nível jogar contra jogadores de envergadura e talentos enormes. A equipa está bem e sabemos  a dificuldade que era jogar contra os Estados Unidos. Não é por causa de um jogo contra eles que vamos perder o nosso moral", disse o pivot Tiago Splitter, que actua no San Antonio Spurs, actual campeão da NBA, e cestinha brasileiro com 16 pontos. Anthony Davis foi o maior pontuador do jogo, com 20.

A Selecção Nacional de Angola, campeã africana, prepara-se actualmente na Espanha tendo em vista a participação no  campeonato. Angola tem vindo a efectuar vários jogos de controlo com  selecções congéneres. O "cinco" nacional regressa esta semana ao país para participar no torneio  28 de Agosto.