Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Excesso de jogos preocupa Norberto Alves

Melo Clemente - 04 de Abril, 2016

Técnico português ao serviço do Libolo está preocupado com a integridade física dos jogadores

Fotografia: José Gomes

A maratona de jogos a que os clubes estão a ser submetidos nas últimas semanas está a preocupar seriamente o técnico principal da formação do Recreativo do Libolo, Norberto Alves, que apelou à direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) a reajustar o seu calendário desportivo.De acordo com o técnico português, as equipas que disputam a 38ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BIC Basket, e que sobrevivem ainda na Taça de Angola, estão a ser submetidos a uma maratona de jogos, situação que tem provocado um grande desgaste dos artistas da bola, em particular os da sua agremiação.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Norberto Alves, solicitou inclusive que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), encabeçada por Paulo Alexandre Madeira, para rever o calendário por forma a salvaguardar a integridade física dos jogadores."Sinceramente são muitos jogos que temos realizado nas últimas semanas mas, enfim, é o calendário que infelizmente temos", desabafou o técnico português, Norberto Alves.

Segundo o responsável máximo do grémio da vila de Calulo, o excesso de jogos acaba por ser prejudicial para os jogadores que precisam de ser respeitados."Penso que o excesso de jogos acaba por ser prejudicial não só para o Recreativo do Libolo assim como para as outras equipas que estão nas duas frentes. Estamos com uma equipa muito mais baixa em relação aos nossos principais concorrentes ao título, mas, isso, é igual para todos. Mais, é bom que se olhe para outros campeonatos, porque estes jogadores são também ser humanos", aconselhou Norberto Alves.

Entretanto, o Recreativo do Libolo tem agora os olhos postos para as meias-finais da 32ª edição da Taça de Angola, prova que vai disputar amanhã, a primeira mão da aludida competição, depois de ter vencido de forma apertada sábado último, o Atlético Sport Aviação (ASA), por 78-72, em partida referente a terceira jornada do Grupo A da 38ª edição do BIC Basket.

Amanhã, o Recreativo do Libolo vai defrontar o 1º de Agosto, ao passo que o Atlético Petróleos de Luanda terá pela frente o Atlético Sport Aviação (ASA), conjunto que vai se reforçar nas próximas semanas com um poste de nacionalidade cabo-verdiana.Os libolenses ocupam o segundo lugar do Grupo A, agora com seis pontos, menos um que o 1º de Agosto, líder incontestável da 38ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino. Já o Atlético Petróleos de Luanda ocupa o terceiro posto, com quatro pontos, seguindo do Atlético Sport Aviação (ASA), com quatro, ao passo que o Grupo Desportivo Interclube e Clube Desportivo da Marinha de Guerra, ambos com três pontos cada.


FERIADO
Taça de Angola
atarefa equipas


Em pleno feriado (4 de Abril, Dia da Paz), as formações do Atlético Petróleos de Luanda, Recreativo do Libolo, 1º de Agosto e Atlético Sport Aviação (ASA) realizam hoje, segunda-feira, a sessão derradeira, antes de entrarem em cena amanhã, para a disputa da primeira mão das meias-finais da 32ª edição da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino.

Depois do merecido repouso ontem, as equipas entram hoje nas quadras, a fim de ensaiarem as estratégias para os embates de amanhã.
O Recreativo do Libolo, detentor do ceptro, recebe amanhã, a partir das 18h00, no Pavilhão do Dream Space, em Viana, a formação do 1º de Agosto, desafio válido para a primeira mão das meias-finais da aludida competição.Por seu lado, o Atlético Petróleos de Luanda recebe no Pavilhão Anexo número dois, a mesma hora, o Atlético Sport Aviação (ASA).A segunda mão das meias-finais acontece a 12 do mês em curso, ao passo que a final a ser disputada num único jogo está marcado para o dia 23 do corrente.

NBA
Spurs vencem Raptors


O San Antonio Spurs bateu o Toronto Raptors, em de casa, na noite de sábado, por 102-95, e garantiu a 64ª vitória no actual campeonato da NBA. Essa marca estabelece o novo recorde da franquia. Na temporada 2005/2006, a equipa da Califórnia havia conseguido 63 triunfos. Além disso, os Spurs também aumentaram a invencibilidade no seu reduto, vencendo pela 39ª vez consecutiva.

O destaque da partida, pelo lado dos vencedores, foi Kawhi Leonard, cestinha da partida com 33 pontos, marca mais alta da sua carreira. Ele também deu sete assistências para os seus companheiros. LaMarcus Aldridge também teve grande actuação, com 31 pontos e 15 ressaltos.
Apesar da boa actuação dos Spurs, o jogo foi equilibrado na maior parte, e os Raptors até pontuaram mais no terceiro quarto. O único período que se mostrou desfavorável aos canadenses foi o primeiro, na qual a equipa da casa fez 26 -18. Pelo lado da equipa de Toronto, o cestinha foi Norman Powell, com 17 pontos.

Com a vitória, San Antonio segue em segundo lugar da conferência Oeste, atrás apenas do Golden State Warriors. Os Raptors também estão em segundo lugar, na Conferência Leste. «Jogando em casa, o Portland Trail Blazers superou o Miami Heat, por 110-93, e conseguiu a quarta vitória consecutiva. Os mandantes chegaram ao quarto triunfo consecutivo, e seguem firmes para garantir um lugar na pós-temporada. Actualmente, ocupam o sexto lugar na conferência Oeste.