Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FAB adia conferência de imprensa

Melo Clemente - 13 de Maio, 2016

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) adiou "sine die" a conferência de imprensa que estava prevista para ontem

Fotografia: Jornal dos Desportos

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) adiou "sine die" a conferência de imprensa que estava prevista para ontem, numa das salas de reuniões do órgão reitor da modalidade, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, alegadamente por imperativo de ordem técnica e administrativa.

O elenco de Paulo Alexandre Madeira pretendia fazer a apresentação à Comunicação Social do plano de preparação das mais variadas selecções nacionais da "bola ao cesto", com particular realce para a Selecção nacional sénior masculina que vai em busca do passe de acesso aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, em Agosto do ano em curso, no torneio pre-olímpico de Belgrado, Sérvia, prova a decorrer de 04 a 11 de Julho.

Os angolanos viram "obrigados" a disputar o torneio pre-olímpico de Belgrado inseridos no Grupo A, juntamente com as selecções do Porto Rico, por sinal adversário de estreia, e Sérvia, país anfitrião, depois de terem perdido a final da 28ª edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, prova disputada na Tunísia, a favor da Nigéria que ergueu o troféu continental pela primeira vez no seu historial.

A Selecção Nacional falha pela segunda vez consecutiva o apuramento directo aos Jogos Olímpicos, depois de ter participado das edições de Barcelona'1992, Atlanta'1996, Sidney'2000, Atenas'2004 e Pequim'2008. O combinado nacional esteve de fora dos Jogos Olímpicos de Londres'2012.

Carlos António Dinis, técnico angolano que substituiu no cargo de seleccionador nacional o espanhol Moncho López, vai conduzir os destinos do cinco nacional no torneio pre-olímpico.

Angola está inserida no Grupo A, com sede em Belgrado, Sérvia, ao lado das similares do Porto Rico e Sérvia, ao passo que no Grupo B, estão as selecções do Japão, República Checa e Letónia. Em Manila, Philipinas, estão as selecções da Turquia, Senegal e Canadá, no Grupo A, enquanto no Grupo B, figuram as selecções de França, Nova Zelândia e Philipinas. Já em Turin, Itália, estão as selecções da Grécia, México e Irão (Grupo A), Tunísia, Croácia e Itália (Grupo B).

Entretanto, nove selecções estão já apuradas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil. Trata-se dos Estados Unidos da América, Venezuela, China e Austrália, que figuram no Grupo A, ao passo que no Grupo B, estão as selecções da Argentina, Espanha, Brasil, Lituânia e Nigéria.