Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FAB define preço de ingressos

Melo Clemente - 05 de Novembro, 2015

Petrolíferos procuram segundo troféu na supertaça Wlademiro Romero a decorrer no pavilhão Multiusos de Luanda

Fotografia: kindala Manuel

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) vai anunciar nas próximas horas, o preço dos ingressos, com vista à disputa da supertaça, em ambas as classes, no dia 10 do mês em curso, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, conforme apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.Enquadrado nos festejos dos 40 anos de Independência Nacional, a assinalar-se a 11 do corrente, a direcção da FAB encabeçada por Paulo Alexandre Madeira, está empenhada em transformar as duas partidas numa verdadeira festa da "bola ao cesto".

Conforme ainda a nossa fonte, o órgão reitor da modalidade vai colocar à disposição do público amante da "bola ao cesto," oito mil ingressos, que em princípio devem ser comercializados ao preço de dois ou mil kwanzas.Entretanto, para além dos oito mil ingressos destinados ao público, a direcção da Federação vai oferecer aos ex-praticantes, dirigentes, árbitros e oficiais de mesa, mil e quinhentos bilhetes.

Os ingressos destinados aos ex-praticantes, dirigentes, árbitros e oficiais de mesa começam a ser distribuídos a partir de hoje, até ao dia nove, no horário compreendido das 9h00 às 17h00, na sede da Federação, sita no Complexo da Cidade Desportiva.O órgão reitor da modalidade no país, pretende com esta iniciativa, juntar várias gerações de jogadores e dirigentes, que ao longo dos 40 anos contribuíram decisivamente para a afirmação da modalidade não apenas no país, como além fronteiras.

O Pavilhão Multiusos do Kilamba, infra-estrutura construída no âmbito da realização no país da 41ª edição do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, em 2013, tem a capacidade de acolher 12 mil e setecentos pessoas (12.750).A direcção da Federação tenciona lotar o recinto, a fim de tributar da melhor forma os 40 anos da Independência Nacional. Pela primeira vez, os vencedores nas duas classes vão receber para além dos habituais troféus e medalhas, um valor monetário, depois da direcção da Federação Angolana de Basquetebol e o Conselho de Administração da Plurijogos (Casinos de Angola) terem assinado um acordo de patrocínio, válido para as próximas duas épocas.

As formações do Atlético Petróleos de Luanda e Recreativo do Libolo vão reeditar a final da época passada, prova disputada na província da Palanca Negra Gigante, Malanje, e vencida pela equipa do Eixo-viário, por 85-74.Em feminino, o Grupo Desportivo Interclube vai jogar com a arqui-rival, 1º de Agosto. A final para as senhoras começa às 17h00, ao passo que em masculino, a partida está agendada para as 19h00.A disputa da supertaça, nas duas classes, abre oficialmente a época desportiva 2015/2016.

Zonal VI
Norberto Alves lamenta adiamento


O técnico principal do Recreativo do Libolo, Norberto Alves, lamentou o adiamento do Zonal VI de Apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol, em ambas as classes, competição que devia decorrer de 28 de Outubro a 06 do mês em curso.De acordo com o técnico português que vai cumprir o seu terceiro ano, à frente dos destinos da formação da vila de Calulo, o adiamento do Zonal VI, prova que devia servir de "ensaio" para a disputa da Supertaça Wlademiro Romero, obrigou o treinador luso a reformular o seu plano de preparação.

"Tivemos que refazer tudo, em função do adiamento do Zonal VI, prova que deveria servir de antecâmara tendo em vista a disputa da Supertaça. Acredito que não somos os únicos que tivemos que refazer tudo, ainda assim, tudo faremos para dignificarmos a final onde a nossa meta passa pela conquista do primeiro troféu da época desportiva 2015/2016".

Depois de ter contratado o norte-americano, Marcus Lewis, 29 anos de idade, dois metros e três centímetros, 111kg, a formação da vila de Calulo anunciou no seu sitio que assegurou igualmente a continuidade do internacional angolano, Carlos Morais, extremo base.O MVP (jogador Mais Valioso) da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, prova disputada em Abidjan, Costa do Marfim), prorrogou o seu vínculo laboral até Dezembro de 2017.Se o Libolo se queixa da falta de jogos de controlo, o mesmo já não se pode dizer do Atlético Petróleos de Luanda, que disputou recentemente o campeonato provincial de Luanda.Em feminino, polícias e militares intensificam a preparação, para a final do dia 10.

NBA
Denver prolonga
derrotas dos Lakers 


Os Denver Nuggets foram ao Staples Center, casa dos LA Lakers, vencer por 120-109, o que aumentou o registo da equipa de Kobe Bryant para quatro derrotas consecutivas em outros tantos jogos.A jogar perante os seus adeptos, os Lakers até entraram melhor na partida, com um primeiro período favorável (36-30), mas chegaram ao intervalo  em desvantagem por três pontos (60-57), algo que não conseguiram inverter até ao final.

Jordan Clarkson, base dos Lakers, foi o melhor marcador do encontro, com 30 pontos (4-6 em triplos) em pouco mais de 37 minutos em campo. Lou Williams, vindo do banco, contribuiu com 24 pontos, numa altura em que Kobe Bryant, grande figura dos Lakers, continuava à procura da melhor forma,  anotou 11 pontos e cinco assistências.

Quanto aos forasteiros, o destaque foi para Keneth Faried e Danilo Gallinari, os dois extremos do cinco escolhido por Michael Malone. O primeiro dominou a luta nas tabelas, com 15 ressaltos aos quais acrescentou 28 pontos, e o italiano apontou 21 pontos. Nos restantes jogos da noite, destaque para a surpreendente vitória dos Charlotte Hornets frente aos Chicago Bulls, por uma vantagem de 25 pontos (130-105). Jeremy Lamb, com 20 pontos, e Nicolas Batum, com 18 pontos, foram as figuras da primeira vitória de Charlotte.

Nos Bulls, Jimmy Butler (26 pontos) não encontrou seguimento do seu companheiro de "backcourt", Derrick Rose, com apenas quatro pontos e cinco assistências.Entretanto, Stephen Curry começou a temporada da NBA no mesmo ritmo que teve durante a última temporada, que o levou a ser campeão pelo Golden State Warriors. Em quatro jogos em 2015-2016, ele atingiu uma marca que só é superada por Michael Jordan.