Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FAB garante aptido de juzes

Melo Clemente - 25 de Abril, 2013

Homens do apito foram submetidos a testes antes do arranque da XXXV edio do Campeonato Nacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Comissão de Arbitragem da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), coordenada por Manuel Cristóvão “Jasse”, já definiu os 12 árbitros que vão ajuizar a “Final Four” do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos.

A etapa derradeira do “Nacional” arranca amanhã, com o aliciante 1º de Agosto-Petro de Luanda, marcado para as 18h00, no Pavilhão do CODENM.
Do grupo de árbitros escolhidos, o destaque vai para a presença de seis internacionais: Fernando Pacheco “Baganha”, David Manuel, António Bernardo, Clésio Francisco, Carlos Júlio e Osvaldo Neto.

A estes juntam-se outros seis árbitros de categoria nacional de primeira: Deidi Figueiredo (única senhora), Francisco Pacheco, Francisco Tando, Mbunga Pedro, Wilson Boaventura e Isaías Luamba.

De acordo com Manuel Cristóvão “Jasse”, os homens do apito foram submetidos, nos dias 13 e 20 do mês em curso, a testes físico e escrito, tendo destacado o índice de aproveitamento dos juízes.

“Os árbitros foram submetidos a testes e devo aqui dizer que ficamos extremamente satisfeitos com o índice de aproveitamento. Para a ‘Final Four’, foram escolhidos aqueles que mais se destacaram”, revelou o coordenador da Comissão de Arbitragem da FAB.

Devido ao número reduzido de árbitros, os juízes de categoria nacional de primeira indicados para ajuizarem a “Final Four” podem auxiliar os demais colegas que foram seleccionados, a fim de apitarem as séries B e C do Campeonato. Depois dos testes efectuados, os homens do apito estão mais capacitados para abordar da melhor forma da “Final Four” do BAI-Basket, de acordo com o coordenador da Comissão de Arbitragem da FAB.

“Penso que, com o refrescamento que fizemos, os nossos filiados estão em condições de desenvolver o seu trabalho sem grandes sobressaltos. É evidente que, como seres humanos, estão sujeitos a cometer erros, mas esperamos que os desfechos das partidas não tenham influência dos trios de arbitragem”, disse.

Nas fases anteriores da competição (regular e de grupos), os homens do apito foram muito criticados pelos técnicos e dirigentes.


BAI BASKET
Petro em busca do segundo troféu da época


Manuel da Silva “Gi”, um dos técnicos-adjuntos da formação de basquetebol do Petro de Luanda, assegurou que os petrolíferos da capital estão agora virados para a conquista do Campeonato Nacional, depois de terem arrebatado o troféu da Taça de Angola.

Apesar da má prestação que tiveram durante a fase de grupos, em que ocuparam o modesto quarto lugar, atrás do 1º de Agosto, vencedor do Grupo A, Recreativo do Libolo e Interclube, a equipa do Eixo-Viário está disposta a inverter o quadro de maus resultados.

A conquista da Taça de Angola pode servir de mola impulsionadora para os pupilos de Lazare Adingono, de acordo com Manuel da Silva “Gi”. “Não tenho dúvidas que o troféu da Taça de Angola vai galvanizar o grupo para a etapa derradeira do Campeonato Nacional”, asseverou.

Depois da conquista da segunda maior competição da “bola ao cesto”, Lazare Adingono não concedeu qualquer facilidade aos seus rapazes e a equipa começou a arquitectar a “Final Four” com todos os cuidados.

Hoje, o grupo volta a trabalhar os aspectos técnicos e tácticos, com principal realce para as transições rápidas defesa-ataque, culminado com os lançamentos a curta e longa distância. Na série B, o Futebol Clube Vila Clotilde venceu, na terça-feira, o Progresso Associação do Sambizanga, por 82-74, ao passo que o ASA sentiu imensas dificuldades para vergar a Universidade Lusíada, por 85-81.           MC


NBA
Miami lidera


Os Golden State Warriors empataram a série com os Denver Nuggets na Conferência Oeste, enquanto o actual campeão em título, Miami Heat e os New York Knicks ampliaram as vantagens na Conferência Leste, nas partidas disputadas na segunda-feira para os play-off da NBA. Os Warriors venceram os Nuggets por 131-117, com 30 pontos de Stephen Curry, e empataram a série em 1-1. Em Miami, com 19 pontos de LeBron James, além de oito rebotes e seis assistência, Heat derrotou os Milwaukee Bucks por 98-86 e abriu 2-0 na série. O cestinha da equipa foi Dwyane Wade, com 21 pontos. Em Nova Iorque, Carmelo Anthony liderou os Knicks na vitória de 87-71 sobre os Boston Celtics, que deixou a série em 2-0.


CHICOTADA
Charlotte Bobcats despedem Mike Dunlap


Durou apenas um ano a passagem de Mike Dunlap no comando dos Charlotte Bobcats. Na terça-feira, cerca de uma semana depois do final da temporada regular, o técnico foi despedido do cargo, em consequência de uma temporada em que teve um registo de 21 vitórias e 61 derrotas.
Com esse número, Dunlap guiou os Bobcats ao segundo pior registo do ano, apenas atrás dos Orlando Magic, terminando assim de forma abrupta a primeira época do técnico ao serviço de uma formação da NBA. Michael Jordan, dono dos Bobcats, tem agora de procurar novo técnico, o terceiro no espaço de outros tantos anos.