Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FAB participa nas despesas das equipas

Melo Clemente - 01 de Fevereiro, 2014

Comité organizador da 28ª edição do Campeonato Nacional trabalha na criação de condições para a realização de uma boa prova exitosa

Fotografia: Jornal dos Desportos

O elenco de Paulo Madeira responde de forma positiva às inquietações levantadas pelos clubes, que alegavam indisponibilidade financeira para estar presentes no Campeonato Nacional da «bola ao cesto» a nível de senhoras que estava inicialmente agendado para o mês de Janeiro.

Na altura, a direcção técnica da FAB viu-se forçada a adiar a referida competição, remarcaram para o mês de Fevereiro, no período compreendido de sete a 15.

Entretanto, o governo provincial do Bié manifestou o desejo de apoiar as equipas que vão disputar a XXVIII edição do Campeonato Nacional, facto que minimiza as dificuldades das equipas.

A reunião técnica acontece a seis do mês em curso, a partir das 18h00, no Pavilhão do Sporting do Bié, palco dos jogos da edição 28 do “Nacional”.

Luanda vai fornecer o maior número de equipas, num total de quatro, nomeadamente, 1º de Agosto, actual campeã nacional, Grupo Desportivo Interclube, Grupo Desportivo O Maculusso e Juventude de Viana.

A província anfitriã (Bié) vai ser representada no magno evento pela formação do Sporting, ao passo que da cidade do Lubango, a representação é de um misto.

O comité organizador da XXVIII edição da prova esmera-se na criação de condições para que o certame decorra sem sobressaltos.

Depois das províncias de Benguela e Huíla terem acolhido os nacionais de juvenis e juniores respectivamente, o  Bié chama a si a organização do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores feminino.


Amanhã
Angola falha abertura da reunião da FIBA

Angola não vai estar presente no primeiro dia da reunião do Comité Central da FIBA-Mundo que sucede hoje em Espanha, palco da XVII edição do Campeonato do Mundo de basquetebol em seniores masculino.

A comitiva angolana, encabeçada pelo presidente de direcção da Federação Angolana de Basquetebol, Paulo Madeira, segue viagem hoje a partir das 21h00 para a Espanha. A viagem estava inicialmente marcada para ontem.

No decurso da reunião do Comité Central, o organismo que supervisiona a modalidade no mundo vai anunciar os quatro países beneficiados pelo «Will Cards» (convite), a fim de tomar parte da fase final da XVII edição do Campeonato do Mundo, competição a decorrer de 30 de Agosto a 14 de Setembro do ano em curso. A reunião do Comité Central da FIBA-Mundo estende-se até ao dia de amanhã.

Entre os 14 concorrentes que apresentaram as respectivas candidaturas para beneficiar dos «Will Cards» destaque para um representante do continente africano, no caso, a Nigéria, quarto classificado da última edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, prova disputada na Costa do Marfim.

Entretanto, o sorteio da XVII edição do Campeonato do Mundo acontece na segunda-feira, dia 3 de Fevereiro, em Madrid, uma das cidades escolhidas para albergar o magno evento a nível da “bola ao cesto”.

O seleccionador nacional, Paulo Macedo, vai testemunhar o sorteio da prova em Madrid.

Para o Campeonato do Mundo de Espanha estão já apuradas as seguintes selecções: Espanha, França, Lituânia, Croácia, Eslovénia, Ucrânia, Sérvia, México, Porto Rico, Argentina, República Dominicana, ANGOLA, Egipto, Senegal, Irão, Filipinas, Coreia, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos.                      
Melo Clemente


BAI Basket
Libolo em noite de recreio


O Líder incontestável da 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, agora com 20 pontos, contra 19 do 1º de Agosto, na segunda posição, defronta esta noite, a partir das 18h00, no Complexo do Dream Space, em Viana, a equipa do Progresso Associação Sambizanga, em desafio referente a segunda jornada da segunda volta do BAI Basket.

Dado a fragilidade do opositor desta noite, que ocupa nesta altura a penúltima posição da prova, com oitos pontos, Norberto Alves procura poupar as suas principais unidades, dá oportunidade aos jogadores que têm sido pouco utilizados na presente época desportiva.

Depois de ter ultrapassado o Petro de Luanda na última sexta-feira, a quem venceu com alguma dificuldade, por 76-67, o Libolo vai aproveitar o desafio desta noite para amealhar mais dois pontos e manter-se de pedra e cal no comando do BAI Basket.

Carlos Morais, Olímpio Cipriano e Eduardo Mingas voltaram a destacar-se no grémio de Calulo, com 23, 14 e 12 pontos respectivamente.

Os jogadores acima referenciados são os responsáveis da excelente campanha dos actuais vice-campeões nacionais.

Ainda para a segunda jornada da segunda volta, o Atlético Sport Aviação (ASA) recebe às 16h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, o Futebol Clube Vila Clotilde, num embate em que os aviadores são claramente favoritos à conquista dos dois pontos.

 Em Benguela o Sporting local recepciona o Grupo Desportivo Interclube, partida marcada pelo signo do equilíbrio.

Ontem, os petrolíferos da capital superaram a modesta equipa do Clube Amigos de Viana e somaram 15 pontos no BAI Basket. Já o ASA ganhou o Progresso Associação Sambizanga. 
M.C


NBA
DeRozan chamado
para o All-Star Game


DeMar DeRozan é a grande novidade na lista de suplentes para o All-Star Game da NBA, agendado para 16 do mês em curso. O extremo dos Toronto Raptors vai participar neste evento pela primeira vez, foi escolhido pelos treinadores da Liga, que definem os elementos que começam a partida das estrelas no banco.

Assim, no Este foram escolhidos John Wall (Washington Wizards), DeMar DeRozan (Toronto Raptors), Joe Johnson (Brooklyn Nets), Paul Milsap (Atlanta Hawks), Chris Bosh (Miami Heat), Joakim Noah (Chicago Bulls) e Roy Hibbert (Indiana Pacers).

No Oeste, foram chamados Damian Lillard (Portland Trail Blazers), Chris Paul (LA Clippers), Tony Parker (San Antonio Spurs), James Harden (Houston Rockets), Dirk Nowitzki (Dallas Mavericks), LaMarcus Aldrige (Portland Trail Blazers) e Dwight Howard (Houston Rockets).

De resto, a ausência de Anthony Davis está a causar enorme espanto mas o poste dos New Orleans Hornets pode ser escolhido para o «cinco» inicial do Oeste, em substituição do lesionado Kobe Bryant. DeMarcus Cousins, Kyle Lowry e Lance Stephenson são outros nomes que ficaram de fora.

ESTE
«Cinco» inicial: Kyrie Irving (Cleveland Cavaliers), Dwyane Wade (Miami Heat, Paul George (Indiana Pacers), Carmelo Anthony (NY Knicks) e LeBron James (Miami Heat)

Suplentes: John Wall (Washington Wizards), DeMar DeRozan (Toronto Raptors), Joe Johnson (Brooklyn Nets), Paul Milsap (Atlanta Hawks), Chris Bosh (Miami Heat), Joakim Noah (Chicago Bulls) e Roy Hibbert (Indiana Pacers).


Splitter está de regresso
Afastado das quadras desde o dia 4 de Janeiro devido a uma lesão no ombro direito, Tiago Splitter está praticamente recuperado e deve estar próximo de fazer o seu regresso à NBA. Para Gregg Popovich, treinador do San Antonio Spurs, o regresso do brasileiro já pode acontecer este final de semana ou no começo da semana que vem.

“Os médicos disseram-me que no final desta semana ou no início da próxima ele pode estar em condições de regressar”, afirmou Popovich em entrevista ao San Antonio Express-News. Splitter, no entanto, garante que apesar de estar curado ainda sente dores na região da lesão. “Os médicos disseram que estou curado. Eles disseram que vou sentir um pouco de dor por alguns dias, mas isso é normal. Eu preciso passar por essas dores para ficar melhor”, disse o brasileiro.