Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FAB pode manter Carlos Dinis

08 de Março, 2017

Quarta ronda vai escaldar com 1º de Agosto-Libolo e Petro-Interclube

Fotografia: Kindala Manuel

A área técnica da Federação Angolana de Basquetebol foi \"forçada\" a refazer o calendário da 39ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BIC Basket, em virtude da Fiba-Afrique ter adiado o torneio de apuramento para a fase final do Campeonato Africano das Nações (Afrobasket) do Congo Brazzaville, que inicialmente estava agendada para 12 a 19 do mês em curso, no Zimbabwe.

A maior competição da \"bola ao cesto\", a nível dos seniores masculino, devia registar uma pausa de aproximadamente duas semanas, devido ao compromisso dos hendecacampeõesafricanos que vão à procura do passe de acesso à fase final do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, competição a decorrer de 19 a 31 de Agosto do ano em curso, no Congo Brazzaville.

Com a remarcação das datas para a  disputa do torneio de apuramento para a fase final do Afrobasket, de 25 a 31 do mês em curso, na vizinha República do Zimbabwe, as emoções da 39ª edição do Campeonato Nacional da \"bola ao cesto\" (BIC Basket) vão prosseguir este final de semana com a disputa de mais uma dupla jornada. Assim, a jornada número quatro e cinco do Grupo A, inicialmente prevista para os dias 24  e 25 do mês em curso, vai ser disputada nos dias 10 e 11, respectivamente, ou seja, na sexta-feira e no sábado, de acordo com uma fonte federativa a que o Jornal dos Desportos teve acesso.

Na sexta-feira, o Pavilhão Victorino Cunha vai escaldar com 1º de Agosto a recepcionar a formação do Recreativo do Libolo, no destaque da jornada número quatro do BIC Basket. A ronda quatro vai ainda estar ao rubro com o Atlético Petróleos de Luanda a defrontar o Grupo Desportivo Interclube, ao passo que o Progresso Associação do Sambizanga vai medir forças com o Clube Desportivo da Marinha de Guerra.No sábado, a formação do Recreativo do Libolo recebe no Pavilhão do Dream Space, a similar do Atlético Petróleos de Luanda,  para a jornada número cinco. O 1º de Agosto defronta o Progresso Associação do Sambizanga, enquanto o Interclube mede forças com o Clube Desportivo da Marinha de Guerra.

Deste modo, a competição nacional vai registar um interregno de aproximadamente duas semanas, devido ao compromisso da Selecção Nacional, que de 25 a 31 deste mês vai disputar o torneio de apuramento para a fase final do Campeonato Nacional Africano das Nações, competição a decorrer de 19 a 31 de Agosto, no Congo - Brazzaville.
Entretanto, depois de perder  o Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, à favor da Nigéria, em 2015, prova que se disputou na Tunísia, o combinado nacional vai tentar resgatar o título africano.

FAB PODE MANTER
CARLOS ANTÓNIO DINIS

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) vai anunciar nos próximos dias, a equipa técnica para dirigir o combinado nacional, no torneio de apuramento à fase final do Campeonato Africano das Nações (Afrobasket), que vai decorrer de 25 a 31 do mês em curso.

Carlos António Dinis, actual treinador do Atlético Sport Aviação (ASA), vai dirigir, em princípio, a Selecção Nacional no torneio do Zimbabwe, depois de orientar os hendecacampeões africanos no torneio pré-olímpico de Belgrado, capital da Sérvia, em 2016.

Alberto de Carvalho \"Ginguba\", antigo seleccionador nacional, pode reforçar a equipa técnica. O actual treinador do Progresso Associação do Sambizanga obteve a melhor prestação de todos os tempos do combinado nacional, numa fase final de um Campeonato do Mundo, isto, em 2006, no Japão.


Projecto
Huíla reforça intercâmbio na Região Sul


Intensificar os torneios de intercâmbios com outras províncias, sobretudo, Moçâmedes, Cunene e Cuando Cubango, por formas a dar mais ritmo competitivo às equipas, e contribuir para o desenvolvimento da modalidade na Região Sul do país, vai constituir prioridade da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla (APBH), na presente temporada desportiva.

 A garantia é do secretário-geral da Associação de Basquetebol da Huíla, Diogo Gomes, que pretende ajudar  no desenvolvimento das Associações da região sul, particularmente, com Moçâmedes, Cunene e Cuando Cubango, para permitir que essas províncias desenvolvam a modalidade da bola ao cesto a curto e médio prazos,  possam aparecer nas competições internas, e posteriormente, nas provas principais programadas pela Federação.

 Diogo Gomes assegurou, que a Huíla  tem realizado competições de intercâmbios ,com as províncias de Benguela e de Moçâmedes. Todavia, na época desportiva em projecção, os intercâmbios vão ser reforçados para o crescimento do basquetebol nestas paragens, conforme a dinâmica pretendida pelo novo elenco da Federação Angolana de Basquetebol, liderado por Hélder Cruz “Maneda”.

 A título de exemplo, citou Diogo Gomes, que em 2014 a Associação de basquetebol da Huíla realizou um campeonato inter-provincial, que decorreu na província de Moçâmedes, de forma exitosa.

 “Nós na Huíla, temos feito jogos de intercâmbios com outras províncias. Faltava para dar maior ritmo competitivo, a nível de outras regiões, fundamentalmente, norte, centro e sul, de forma a darmos ainda mais ritmo".

 Indicou que para inovar nesta época desportiva, vai realizar as primeiras jornadas técnicas desportivas, da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla.

Para a época desportiva de 2017, anunciou Diogo Gomes, a Associação de basquetebol da Huíla programou uma série de actividades, que vão desde o torneio de abertura, campeonatos provinciais, assim como a organização de alguns torneios, para permitir  mais número de jogos aos atletas.


  “A par disso, temos um total de 8 torneios, que vamos organizar ao longo do ano, nas mais variadas datas festivas, e também vamos ter acções de formação, fundamentalmente, um curso para árbitros e oficiais de mesa, estagiários, no sentido de aumentar o número de árbitros, neste capítulo”, ressaltou Diogo Gomes.

O dirigente confessou em declarações ao Jornal dos Desportos, que fruto daquilo que foi a boa organização na província dos campeonatos nacionais, nos escalões de sub-16 e 18, em ambos os sexos, a nível da época de 2016, o que tocou à sensibilidade desportiva “dos nossos dirigentes desportivos e não só, estamos a receber algumas boas propostas para  surgimento de novas equipas nesta temporada desportiva”.
Gaudêncio Hamelay - Lubango


BIC Basket
Progresso supera
Petro de Luanda


A formação do Progresso Associação do Sambizanga alcançou a sua segunda vitória na fase de grupos, ao derrotar ontem, no Pavilhão Anexo da Cidadela Desportiva, a forte equipa do Atlético Petróleos de Luanda, por 97-87, em partida referente a terceira jornada do Grupo A da 39ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino.

Depois de ter surpreendido sábado último, a similar do Grupo Desportivo Interclube, a quem venceu por 71-65, os comandados do técnico angolano, Alberto de Carvalho “Ginguba” conseguiram impôr a primeira derrota aos pegtrolíferos da capital, por claros 97-87.

Sekouba e José António foram os marcadores do Progresso, com 26 e 17 pontos respectivamente.

Já no Petro, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo e Gerson Gonçalves estiveram entre os mais destacados com 20, 18 e 15 pontos, respectivamente.

Apesar de possuir um plantel modesto, o antigo seleccionador nacional dos hendecacampeões africanos, Alberto de Carvalho “Ginguba”, conseguiu montar uma equipa coesa, tendo como ponto forte, o seu jogo colectivo.

Ainda ontem, para o Grupo A, a formação do Recreativo do Libolo recebeu e venceu a congénere do Grupo Desportivo Interclube, por expressivos 103-62, em partida referente a terceira jornada.

Com este triunfo, os actuais vice-campeões nacionais continuam de pedra e cal na liderança da 39ª edição do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”, agora com 38 pontos, contra 34 do Atlético Petróleos de Luanda, na segunda posição.

Os libolenses acabaram por cilindrar a equipa adstrita a Polícia Nacional, que consentiu já três derrotas na fase de grupos, em igual número de partidas.

Sem o poste Valdelício Joaquim, por castigo federativo, e Roberto Fortes, por lesão, a formação do Recreativo do Libolo passeou toda a sua classe ontem frente ao Grupo Desportivo Interclube.

Por sua vez, o 1º de Agosto vergou o Clube Desportivo da Marinha de Guerra, por 101-79.

Entretanto, o Asa venceu ontem a formação da Lusíada para o Grupo B, por 69-66.
M.C


NBA
San Antonio Spurs
vence os Rockets

O San Antonio Spurs conquistou, na noite de segunda-feira, a sua oitava vitória consecutiva na temporada 2016-2017 da NBA, ao vencer o Houston Rockets, no AT&T Center, por 112-110.

Kawhi Leonard foi o destaque dos Spurs, fez 39 pontos e foi o autor de um tampão sobre James Harden, nos segundos finais da partida. O base dos Rockets fez um duplo-duplo, também com os mesmos 39 pontos e 12 assistências. O brasileiro Nené Hilário jogou durante 19min04, fez nove pontos e três ressaltos.