Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FAB projecta torneios internacionais

Melo Clemente - 03 de Agosto, 2017

Cinco nacional tem vários jogos de controlo agendados para atacar o título africano

Fotografia: Santos Pedro |Edições Novembro

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), encabeçada por Helder Martins da Cruz "Maneda", fará disputar nos próximos dias dois torneios internacionais da "bola ao cesto", provas enquadras na preparação das selecções nacionais, em ambas as classes, que projectam as fases finais do Campeonatos Africanos das Nações de 2017 ( Afrobasket´s).

Em femininos, o torneio internacional será disputado nos dias 11, 12 e 13 do mês em curso, em princípio no Pavilhão Arena do Kilamba, ao passo que no sector masculino a prova vai acontecer na segunda quinzena de Agosto, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto de uma fonte federativa.

O torneio internacional na classe feminina vai contar com a participação de Angola, que projecta a fase final do Campeonato Africano das Nações de Bamako, Mali, prova a decorrer de 18 a 27 do mês em curso, Cabo Verde, República Democrática do Congo e o Misto de Luanda.

As bicampeãs africanas encontram-se na República Federativa do Brasil, onde cumprem a etapa derradeira do estágio pré-competitivo, visando o Afrobasket do Mali. As pupilas de Jaime Covilhã enfrentaram na última madrugada a forte selecção do Brasil, que ocupa a oitava posição do ranking mundial, com 296 pontos, com quem perderam na última terça-feira, por 57-63, num prélio onde as angolanas conseguiram em algumas etapas do jogo dificultar as acções ofensivas das brasileiras.

A norte-americana naturalizada angolana, Italle Lucas, Ngiendula Filipe e Cristina Matiquite foram as atletas que mais se destacaram no cinco nacional, com 12, 12 e 11 pontos, respectivamente. Italle Lucas, com 30 minutos, 31 segundos, Ngiendula Filipe, com 29m e 54s, Rosa Gala, com 27m e 4s, foram as atletas mais utilizadas pelo seleccionador nacional, Jaime Covilhã.

No primeiro amistoso frente a equipa de Sub-19 de São Bernardo, as bicampeãs africanas que vão a procura do terceiro anel continental, depois de ter arrebatado em 2011, em Bamako, Mali, e 2013, em Maputo, Moçambique, venceram de forma convincente, por 77-58. A Pré-Selecção Nacional vai efectuar seis jogos de controlo, antes de regressar ao país, para posteriormente rumar para Bamako, Mali, palco onde alcançou o seu primeiro troféu continental.

Angola vai disputar à fase preliminar do Afrobasket  2017, inserida no Grupo A, juntamente com a República Centro Africana, Mali, país organizador, Camarões, Tunísia e Costa do Marfim. O Grupo B é liderada pela selecção do Senegal, actual campeã africana em título, Nigéria, Egipto, Guiné, República Democrática do Congo e Moçambique.