Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FAB remarca fase derradeira

Melo Clemente - 15 de Abril, 2015

A área técnica da Federação Angolana de Basquetebol remarcou para o dia 24, o arranque da fase de qualificação da 37ª edição do BIC Basket, que  estava inicialmente marcada para amanhã. Depois de ter dominado a fase regular, com 35 pontos, fruto de  17 vitórias e uma derrota, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas que  continua desprovido de uma das suas melhores unidades, no caso, o extremo base, Cedrick Ison, voltou a confirmar a sua supremacia na fase de grupos, tendo ocupado o primeiro lugar do Grupo A, com dez pontos.

Em face do equilíbrio que se registou na fase de grupos, com particular realce para o Grupo A, onde estavam inseridas as equipas do Recreativo do Libolo, actual campeão nacional, 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda, Grupo Desportivo Interclube, Atlético Sport Aviação (ASA) e Sporting de Benguela, perspectiva-se uma ponta final do Campeonato Nacional bastante equilibrada.

 A fase de qualificação vai ser disputada em duas séries (A e B). As cinco equipas melhor classificadas do Grupo A compõem a Série A: formações do 1º de Agosto, Recreativo do Libolo, Atlético Petróleos de Luanda, Grupo Desportivo Interclube e Atlético Sport Aviação (ASA). Já na Série B vão estar o Sporting de Benguela, sexto colocado do Grupo A, Universidade Lusíada, Progresso Associação Sambizanga, Futebol Clube Vila Clotilde e Marinha de Guerra.

A Série A vai ser disputado no sistema de todos contra todos a uma volta, qualifica-se para os play-offs as quatro primeiras classificadas. Tal como a Série A, a Série B também é  constituída por cinco equipas, o sexto classificado do Grupo A (Sporting de Benguela), junta-se às quatro equipas do Grupo B, que vão disputar entre si para as classificativas do quinto ao décimo lugar, também no sistema de todos contra todos a uma volta.
Entretanto, disputam as classificativas do quinto ao décimo lugar, seis equipas.

O quinto classificado da Série A e o 1º, 2º, 3º, 4º, e 5º da Série B, que competirão entre si no sistema de todos contra todos a uma volta. As quatro equipas melhor classificadas da Série A  vão disputar o play-offs, beneficiam de um prémio no valor de um milhão de kwanzas. As equipas vão competir no sistema de eliminatórias 1º com o 4º classificado, e o 2º com 3º classificado, jogam as meias-finais a melhor de cinco partidas. As equipas vencedoras jogam a final a melhor de sete, ao passo que as vencidas disputam as classificativas do terceiro e quarto lugar a melhor de três.

Com o aproximar da data do início da etapa derradeira da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino (BIC Basket), cujo arranque está previsto para o dia 24 do corrente, as formações que disputam a aludida competição acertam nesta altura os últimos detalhes para atacar a fase do título. Hoje, as dez equipas que disputam a 37ª edição do BIC Basket  entram a partir da próxima semana na última etapa da prova, realizam a derradeira sessão de treinos para abordar à fase crucial da competição.