Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FAB resgata Sporting do Bié

João Constantino /Cuito - 16 de Setembro, 2016

O Progresso tem como meta atingir o BIC-basket

Fotografia: M.Machangongo

Um patrocínio vindo da Federação Angolana de basquetebol FAB resgatou a equipa do Sporting do Bié para participar no nacional da segunda divisão,  24 horas depois da direcção do clube  anunciar desistência da prova.

A necessitar de mais de 200 mil kwanzas para garantir a sua participação na compita, a equipa biena, campeã nacional em titulo, viu realizado o sonho de participar da prova graças há patrocínio da FAB, cujo valor não conseguimos apurar.

Com este gesto de boa vontade da FAB, a equipa azul e branca do Bié está a defender o titulo de campeã nacional , com ambição de renova-lo, segundo o seu presidente de direcção Paulo Jorge Kapama.

A prova que teve o seu inicio ontem, quinta-feira, teve como particularidade a desorganização no jogo da abertura, que colocou frente a frente as equipas do Benfica do Cunje (48) e da Casa do Pessoal do Porto do Lobito (138).  o jogo remarcado para as  09h00 teve início apenas as 12h15, uma situação que desagradou o técnico da Casa do Pessoal do Porto do Lobito João Leal.

Até às 15h00 do primeiro dia da prova apenas estavam presentes no local da prova dois árbitros de Benguela, que corriam o risco de apitar os quatro jogos do dia, tudo porque a Federação Angolana de basquetebol rejeitou que dois árbitros nacionais  da província do Bié apitassem neste campeonato.
Os outros árbitros nomeados das províncias do Huambo, Huíla e Namibe estavam a ser contactados neste mesmo dia, e aguardavam nas respectivas províncias as  guias de dispensa vinda da FAB para apresentarem nos seus locais de serviços.

FAVORITISMO

As equipas do Progresso do Sambizanga e da Casa do Pessoal do Porto do Lobito são as favoritas a passarem a fase final do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino da segunda divisão que teve início nessa quinta-feira no Bié. A prova  reserva  dois lugares para o campeonato nacional da segunda divisão.

Alberto Carvalho "Ginguba" treinador do Progresso do Sambizanga assumiu a responsabilidade de vencer a prova e colocar os sambila novamente no nacional da primeira divisão, uma posição assumida também pelo técnico da Casa do Pessoal João Leal.

Já o Sporting do Bié também é candidato ao titulo, apesar dos atropelos na preparação e da indefinição de participar da prova. O seu presidente de Direção Paulo Jorge Kapama assegurou que também é a sua equipa é uma candidata ao titulo.

O Sporting de Benguela, pelo seu historial e experiência em campeonatos nacionais não estará de fora do lote dos candidatos a subida a primeira divisão. quanto a prova, as equipas estão divididas em duas series sendo que Sporting do Bié, Benfica do Cunje, Casa do Pessoal e Sporting de Catabola estão no grupo A. Progresso do Sambizanga, Recreativo da Jasck, Sport Anduloo e Benfica e Sporting de Benguela compõem o grupo B.

Hoje, sexta-feira, realiza-se a segunda jornada com os jogos Sporting de Catabola-Benfica do Cunje, Sport Andulo-Progresso do sambizanga, Sporting de Benguela-Jasck do Cuito e Casa do Pessoal-Sporting do Bié. Todos os jogos acontecem no pavilhão do Sporting do Bié.