Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FAB sorteia BIC Basket

Melo Clemente - 25 de Novembro, 2015

Militares e libolenses pretendem destronar os petrolíferos do título nacional

Fotografia: josé Soares

A direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol efectua hoje a partir das 15h00, numa das salas de reuniões da sede do Banco BIC, sita em Talatona,  o sorteio da 38ª edição do Campeonato Nacional da "bola ao cesto" em seniores masculino, vulgo BIC Basket, prova referente à época desportiva 2015/2016.Na cerimónia do sorteio estarão presentes os representantes das onze formações inscritas para a aludida competição, cujo o arranque está previsto para o dia 08 de Janeiro de 2016.

Para a competição estão inscritas as equipas do Atlético Petróleos de Luanda, actual detentor do ceptro, Recreativo do Libolo, 1º de Agosto, Grupo Desportivo Interclube, Atlético Sport Aviação (ASA), Futebol Clube Vila Clotilde, Progresso Associação Sambizanga, Universidade Lusíada, Clube Desportivo da Marinha de Guerra, Sporting de Benguela e Sporting Petróleos do Bié, esta última recém promovida ao escalão maior da "bola ao cesto".

Entretanto, o início  do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino (BIC Basket) foi remarcado para a primeira quinzena do mês de Janeiro, em virtude da disputa no país da Taça dos Clubes Campeões Africanos, em ambas as classes.A fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos a nível de senhoras arranca esta sexta-feira, dia 27 e termina a 06 de Dezembro, ao passo que a competição masculina vai decorrer no período compreendido entre 10 a 20 de Dezembro.

A proposta de regulamento do BIC Basket, competição  que  se  disputa de 8 de Janeiro a 18 de Junho de 2016, foi recentemente  aprovada numa reunião entre membros federativos e dirigentes de clubes que vão participar do evento. A federação e os clubes decidiram manter os moldes de disputa do "Nacional".Na fase regular as 11 equipas defrontam-se entre si, no sistema de todos contra todos a duas voltas, respeitando a ordem de classificação em que a equipa vencedora da primeira fase lidera na segunda fase o Grupo A com uma vantagem sobre as outras de um ponto de bonificação, ao passo que a sétima classificada lidera o Grupo B também com vantagem de um ponto de bonificação.

A segunda e a fase final deve ser disputada em três momentos, designadamente fase de grupos, fase de qualificação para os “play -off” e a fase final, tal como afirmou o director técnico, Nuno Teixeira. O emparceiramento das 11 equipas participantes deve ser encontrada por  sorteio. As equipas são classificadas pelo sistema de pontos.Já a fase final vai ser subdividida em três fases, nomeadamente, a fase de grupos, fase de qualificação e a fase final.

Disputam a fase de grupos as 11 equipas, que competirem na fase regular e em obediência à hierarquização da classificação da 1ª fase as mesmas serão subdivididas em dois grupos (A e B), compostos por seis equipas o Grupo A e  cinco o Grupo B. A próxima edição do BIC Basket arranca a 08 de Janeiro de 2016 e termina a 16 de Abril, ao contrário do habitual mês de Maio. A direcção da Federação encurtou a prova, por causa da Selecção Nacional que falhou o apuramento directo aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro,  efectuar sem grandes sobressaltos a  preparação para o torneio de repescagem para o Rio 2016.

Confirmação
Delegações chegam hoje


As delegações estrangeiras começam a partir de hoje a chegar a Luanda, a fim de disputarem de 27 a 06 de Dezembro a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto", no tocante ao sector feminino.Sem especificar a ordem de chegada das comitivas nem os nomes das agremiações que vão disputar a referida competição, o Comité Organizador da Taça dos Clubes Campeões Africanos, liderada por Tony Sofrimento, assegurou à reportagem do Jornal dos Desportos que as delegações forasteiras começam a chegar a partir de hoje.

"Hoje, em princípio começam a chegar as primeiras delegações, segundo as informações que recebemos da Fiba-Afrique. Por dificuldades de rotas não nos é possível apresentar a ordem de chegada. A única informação precisa que temos prende-se com o representante de Moçambique que chega ao nosso país no dia em que arranca a prova, para além das equipas do Quénia que chegam no sábado", afirmou o director executivo da prova, Tony Sofrimento.Resolvida  a questão das unidades hoteleiras, o Comité Organizador da Taça dos Clubes Campeões Africanos está preparada para começar a alojar as delegações estrangeiras.

Três unidades foram escolhidas para albergar as caravanas. Trata-se do Hotel Mana-Lú (Por do Sol), Hotel Ághata e Hotel Belo Horizonte. A primeira vai acolher as atletas das 12 equipas, a segunda unidade vai albergar os juízes seleccionados para apitar na prova, ao passo que os dirigentes da Fiba -Afrique vão estar hospedados no Hotel Belo Horizonte.Entretanto, quem também chega hoje a Luanda, é a formação do Grupo Desportivo Interclube, actual campeã africana que esteve na África do Sul a projectar à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto".Em feminino, Angola vai estar representar pelas  formações do Grupo Desportivo Interclube, 1º de Agosto e Grupo Desportivo O Maculusso, esta como organizadora. M.C

Taça de Clubes
Organização indica árbitros angolanos


António Bernardo, Osvaldo Neto e Francisco Tando são os árbitros angolanos escolhidos para participarem na 21ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos em feminino, que se realiza de 27 deste mês a 6 de Dezembro, em Luanda, informou à Angop uma  fonte oficial. A informação foi transmitida pelo antigo árbitro internacional Soares de Campos, que é o responsável para a área técnica e desportiva, que adiantou que a reunião técnica está marcada para um dia antes do início da competição.

Apesar de apuradas 12 equipas, o antigo árbitro internacional angolano disse que ainda se aguarda a confirmação destas,  à excepção do Interclube, 1º de Agosto, GD do Maculusso.Aos 43 anos, António Bernardo é uma das referência da arbitragem angolana, é detentor da insígnia da FIBA desde 2004. Já esteve em dois campeonatos mundiais Universitários, um Afrobasket feminino e em Taças dos Clubes Campeões, além de Africanos de sub-16 e sub-18, em ambos os sexos.

Osvaldo Neto é internacional desde 2004,  esteve  em competições continentais a nível dos sub-16 e sub-18, enquanto Francisco Tando, 31 anos, obteve a categoria de árbitro internacional em 2013,  esteve recentemente no torneio de apuramento da Zona IV, que seleccionou as formações para a prova que Luanda vai albergar a partir de sexta-feira.

NBA
Lakers voltam
a perder na prova


O Portland Trail Blazers venceu na noite de domingo o Los Angeles Lakers pelo placar  107- 93, respeitante à temporada regular da NBA, afundando ainda mais a equipa da Costa Oeste na tabela de classificação. Enquanto isso, o Oklahoma City Thunder derrotou por 117 -114 o Dallas Mavericks após recuperar mais de dez pontos de desvantagem do placar e virar o jogo para vencer.O New Orleans Pelicans venceu por 116-122 o Phoenix Suns, enquanto o Brooklyn Nets venceu por 111-101 o Boston Celtics.As duas equipas vencedoras apresentam campanhas sofríveis na actual temporada.